Farmacêuticos de Rio Preto debatem assistência farmacêutica e cuidados ao paciente no SUS

 

 

Público participa do Fórum no auditório do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caism) de São José do Rio PretoPúblico participa do Fórum no auditório do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caism) de São José do Rio Preto

São José do Rio Preto, 17 de dezembro de 2018.

Para debater a atuação do farmacêutico na rede pública, especialmente focada na equipe multidisciplinar, o CRF-SP realizou, em parceria com a Bayer, na última quinta-feira (13), mais um Fórum Multidisciplinar Regional – Assistência Farmacêutica e Cuidados ao Paciente na Saúde Pública, desta vez no auditório do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caism) de São José do Rio Preto.

A primeira apresentação ficou a cargo do farmacêutico clínico e especialista em atenção farmacêutica Dr. Rafael Cairê, que abordou a atuação do farmacêutico na equipe multidisciplinar e cuidado ao paciente. Ele destacou a importância do empoderamento deste profissional na equipe de saúde de forma a contribuir com o seu papel de maneira coordenada, de acordo com as próprias competências e habilidades.

Dr. Luís Henrique Rezende, Dra. Ercilene Yamaguti e Dr. Anderson Almeida (delegado regional da Seccional de Rio Preto do CRF-SP)Dr. Luís Henrique Rezende, Dra. Ercilene Yamaguti e Dr. Anderson Almeida (delegado regional da Seccional de Rio Preto do CRF-SP)

“Quando sabemos de fato qual é o nosso papel e o impacto do nosso trabalho, fica mais fácil de se trabalhar na equipe multiprofissional”, afirmou o farmacêutico.

“Não podemos esquecer que o farmacêutico é inserido na equipe quando existe um paciente usuário de medicamentos”, disse o Dr. Rafael, que mencionou também os dados alarmantes de internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por problemas relacionados a medicamentos. A estimativa é de que, por ano, 1,2 a 3,2 milhões de pessoas sejam internadas por este motivo, gerando um gasto de R$ 1,3 a 3,6 bilhões aos cofres públicos.

Na sequência, a médica ginecologista e obstetra Dra. Ercilene Yamaguti falou sobre saúde da mulher, gravidez não planejada e o impacto no sistema de saúde, principalmente porque estima-se que de 6 a 7% da população feminina brasileira em idade reprodutiva esteja sem nenhum planejamento contraceptivo, o que corresponde a 3,5 a 4,2 milhões de mulheres.

“Entre 2006 e 2014, 55,4% das gravidezes ocorridas no Brasil não foram planejadas. Entre as adolescentes este número sobe para 80%. E o pior: dessas, 30% acabaram engravidando novamente após o primeiro parto, também de forma não planejada. É um cenário que propicia uma série de consequências ruins”, explica a médica. Para os bebês, ela cita o baixo peso, vacinação incompleta, maior risco de mortalidade infantil e de parto prematuro como as ocorrências mais comuns. Já para as mães, a maior predisposição para violência doméstica e abortos ilegais estão entre os problemas mais frequentes.

Novo anticoagulante

A experiência de incorporação de um novo coagulante no Hospital de Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) foi detalhado pelo farmacêutico-chefe da mesma instituição, Dr. Luís Henrique Oliveira Rezende. O medicamento em questão é a rivaroxabana nas dosagens de 10, 15 e 20mg, tendo indicações na ortopedia (diminuição do risco de doenças tromboembolística após cirurgia); cirurgia vascular; doenças do aparelho respiratório (tratamento de tromboembolismo pulmonar) e cardiologia (AVC e embolia sistêmica com fibrilação não valvar).

O farmacêutico destacou a importância da interação dos médicos com outros profissionais da equipe para o sucesso do tratamento, levando-se em conta que a não adesão à medicação pode trazer consequências graves, especialmente entre pacientes com doenças crônicas. “A integração da farmácia à equipe nos deixou muitas lições positivas, entre as quais protocolos bem definidos e revisados, maior conscientização dos profissionais envolvidos, participação ativa do farmacêutico, promoção do uso racional de medicamentos e economia para a instituição, afinal, temos de pensar que os recursos são finitos”.

Dr. Rafael Cairê e Dr. Rodrigo Coutinho MarianoDr. Rafael Cairê e Dr. Rodrigo Coutinho Mariano

A última apresentação abordou a saúde do homem, prevenção do câncer de próstata, dispensação e orientações, tendo como ministrante o médico-assistente de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo Dr. Rodrigo Coutinho Mariano, que destacou os principais protocolos de saúde voltados para esses pacientes e as formas de prevenção de diversos tipos de câncer, em especial, o de próstata.

Segundo o médico, a cada 40 minutos é diagnosticado um novo caso de câncer de próstata, embora o que mais mata ainda seja o de pulmão. “Como profissional de saúde, nosso papel é o de sempre informar, inclusive sobre a necessidade de se manter hábitos de vida saudável e realizar exames preventivos não somente quando estiver doente”, afirmou o especialista.

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.