Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista 2018

 

CRF-SP realiza noite de homenagens a farmacêuticos e outros profissionais

 

Diretoria do CRF-SP: Dra. Luciana Canetto Fernandes (secretária-geral), Dr. Marcos Machado Ferreira (presidente) e Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira)Diretoria do CRF-SP: Dra. Luciana Canetto Fernandes (secretária-geral), Dr. Marcos Machado Ferreira (presidente) e Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira)

 

São Paulo, 1º de outubro de 2018.

O CRF-SP realizou, na noite do último dia 28, a quinta edição da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, celebrada no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, na capital. A cerimônia é uma das comemorações promovidas pelo Conselho em razão do Dia Internacional do Farmacêutico, cuja data é 25 de setembro.

Criada em 2014, pela Deliberação nº 122/14, a Comenda tem por objetivo condecorar farmacêuticos, pessoas físicas com formações diversas ou pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras pela contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou pelos relevantes serviços prestados ao CRF-SP.

A mesa de abertura contou com as presenças dos vereadores de São Paulo Edir Sales (também vice-presidente da Câmara) e Gilberto Natalini, além da deputada estadual Maria Lúcia Amary, uma das contempladas com a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista.

Dr. Marcos Machado em entrevista à TV CâmaraDr. Marcos Machado em entrevista à TV Câmara

Edir Sales afirmou ser uma honra ceder o espaço para que o CRF-SP homenageie os farmacêuticos e aqueles que de alguma forma contribuem com a profissão. “Tenho trabalhado, ao longo dos anos, muitas questões farmacêuticas, sempre por sugestão do CRF-SP que participa ativamente de toda a elaboração das propostas”, disse a vereadora, citando como exemplos os projetos de lei (aprovados e sancionados) que criam a Semana do Uso Racional de Medicamentos, que regulamenta os serviços farmacêuticos e aplicação de vacinas nas farmácias e o que institui o Congresso Farmacêutico de São Paulo no calendário oficial de São Paulo.

Gilberto Natalini, que é médico gastrocirurgião, aproveitou a oportunidade para parabenizar a categoria. “Ao longo desses 45 anos em que milito na saúde pública, aprendi que saúde não se faz com um só. É necessário que outros profissionais orbitem em torno do paciente com agravo da saúde. Sendo o medicamento um fator quase sempre de extrema importância no processo de recuperação, é preciso deixar claro que medicamentos não existem sem o farmacêutico que tem lugar destacado, seja no serviço público ou no privado”.

A deputada estadual Maria Lúcia Amary, Dr. Marcos Machado, e os vereadores Edir Sales e Gilberto NataliniA deputada estadual Maria Lúcia Amary, Dr. Marcos Machado, e os vereadores Edir Sales e Gilberto Natalini

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado Ferreira, lembrou que a homenagem foi criada para valorizar as pessoas que dedicam parte da sua vida à profissão farmacêutica. “Mas hoje, além dos colegas presentes que receberão suas comendas, quero destacar a homenagem ao Dr. Luis Gustavo, que trabalhou junto com o Conselho na área de indústria e em muitas outras ações. Assim como muitos de nós, Dr. Luis Gustavo dividiu seu tempo entre trabalho, família e Conselho e isso não é fácil. Por isso, nossa homenagem a ele é justa e muito nos honra entregá-la aos seus familiares. ”

Homenageados com a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista ao lado da diretoria do CRF-SP e conselheirosHomenageados com a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista ao lado da diretoria do CRF-SP e conselheiros

 

Confira os homenageados da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista 2018:

Dr. Luís do Nascimento OrtegaDr. Luís do Nascimento Ortega

Dr. Luís do Nascimento Ortega - Farmacêutico graduado pela Universidade Estadual de Londrina (PR), Dr. Luís Ortega demonstra, desde a época de estudante, sua preocupação com a formação profissional e defesa da profissão farmacêutica. Possui especialização em Saúde Pública pela Universidade São Paulo (USP), mestrado em Análises Clínicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição. É docente desde 2001 na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e, desde 2006, também coordenador do curso de Farmácia. É membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP e professor convidado do Núcleo de Educação Permanente da entidade.

“É uma honra receber a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, que demonstra que o trabalho que realizamos ao longo de nossa vida profissional tem algum reconhecimento, então, essa iniciativa do CRF-SP de homenagear alguns farmacêuticos que representam, na verdade, todos os outros farmacêuticos, muito deles nobres profissionais que muitas vezes exercem a profissão e não têm a oportunidade de poder receber um prêmio como esse, é de fato uma honra. São pessoas que atuam no dia a dia cuidando da saúde da população, trazendo benefícios para a sociedade, então, receber esse prêmio em nome de todos os outros farmacêuticos, é muito prazeroso, me dá uma satisfação muito grande. ”

Dra. Patrícia MorielDra. Patrícia Moriel

Dra. Patrícia Moriel - Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Unesp, mestre e doutora em Análises Clínicas pela USP. Possui experiências internacionais voltadas à qualificação na área de cuidado ao paciente desenvolvidas nos Estados Unidos e na Espanha. Atualmente é professora-associada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável pelas disciplinas do eixo cuidado ao paciente. Desde 2015 é representante da Unicamp no Conselho de Administração do Centro Infantil Boldrini, hospital voltado ao Câncer infantil.

“Me sinto muito orgulhosa em receber essa comenda. Nossa profissão é muito linda, mas, muitas vezes, pouco valorizada. Por isso, nós lutamos e às pessoas que estão aqui hoje, também sendo homenageadas, eu tenho muito a agradecer, pela luta que nós travamos diariamente no ensino e na nossa profissão. ”

Dra. Ludmila Thomé Domingos ChinenDra. Ludmila Thomé Domingos Chinen

Dra. Ludmila Thomé Domingos Chinen - Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás e habilitada em Bioquímica pela mesma instituição, é mestre em Imunologia pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública e doutora na mesma área pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desde 2012, trabalha na linha de pesquisa de células tumorais circulantes (CTC). Seu trabalho sobre o tema ficou em primeiro lugar no XVII Congresso Farmacêutico de São Paulo e IX Seminário Internacional de Farmacêuticos. Desde 2015 colabora com pesquisadores de outras instituições do país, ajudando a estabelecer a técnica para isolamento em laboratórios e treinando seus alunos.

“Foi com muita alegria que recebi a notícia da indicação do meu nome para receber essa honrosa homenagem. Tenho plena convicção de que outros colegas também mereciam, afinal, somos todos merecedores pela luta que sabemos que é ser farmacêutico neste país. Fico feliz também pela aposta e reconhecimento no setor das células tumorais circulantes (CTC) que, tenho certeza que, em breve, constituirá uma nova área de atuação da Farmácia. ”

Dr. Adílson Batista BezerraDr. Adílson Batista Bezerra

Dr. Adílson Batista Bezerra - Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília, teve atuação de destaque como ouvidor-geral da Agência de Saúde Suplementar, implementando, a partir de 2005, políticas que possibilitavam um maior acesso dos cidadãos a serviços de reclamações e registros de contendas com os diversos planos de saúde do país. Na Anvisa, realizou importante trabalho na segurança institucional e aprimorou os processos fiscalizatórios externos. Também na Agência, chefiou grandes operações contra defraudações à saúde pública, todas com apoios dos conselhos regionais de Farmácia, notadamente o CRF-SP. Atualmente é delegado da Polícia Federal e ainda lidera, como chefe de gabinete, a assessoria de senador da República.

“Agradeço ao CRF-SP, que preocupado com a saúde da população, nos dava toda a infraestrutura necessária para o nosso trabalho na Anvisa (contra pirataria, fraudes e falsificações de produtos para saúde, como medicamentos, saneantes, cosméticos e outros) e por esse trabalho recebo essa homenagem hoje. Agradeço meu pai e minha mãe, pois educação e lealdade se aprende em casa e, como policial e como ser humano, eu vejo na educação a solução dos problemas do Brasil. ”

Deputada estadual Maria Lúcia AmaryDeputada estadual Maria Lúcia Amary

Deputada Maria Lúcia Amary - Professora e advogada, com mestrado em Direito Constitucional e Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente cumpre o quarto mandato consecutivo como deputada estadual, sendo a segunda mulher mais bem votada no Estado de São Paulo. Hoje é vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Entre as ações legislativas, destacam-se o projeto de lei que autoriza a aplicação de vacinas em farmácias no Estado e as frentes parlamentares de desoneração tributária de medicamentos e de enfrentamento ás DST/HIV/Aids.

“Fico honrada em ser reconhecida por uma entidade ligada à Saúde, pois sempre foquei nessa área, que é um direito constitucional e uma das garantias sociais do nosso pais, mas que infelizmente esse acesso não está garantido à toda população. “

Vilma Martins Matheus, viúva do Dr. Luiz Gustavo Martins Matheus, recebe condecoração das mãos do presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, da vereadora Edir Sales, e da secretária-geral, Dra. Luciana Canetto FernandesVilma Martins Matheus, viúva do Dr. Luiz Gustavo Martins Matheus, recebe condecoração das mãos do presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, da vereadora Edir Sales, e da secretária-geral, Dra. Luciana Canetto Fernandes

Dr. Luiz Gustavo Martins Matheus (in memoriam) - Farmacêutico-bioquímico graduado pela USP, dedicou-se mais de 30 anos de sua carreira à indústria farmacêutica, especialmente na área da cosmetologia. Pós-graduado em Imunologia da Pele pela Universidade de Paris, na França, especializou-se em dermatologia cosmética pela Universidade de Vrije, em Bruxelas, na Bélgica, tendo também concluído MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em gestão empresarial pela fundação Dom Cabral-SP. Até fevereiro de 2018, ocasião de seu falecimento, era CEO América Latina da empresa Mapric-Greentech e diretor-técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC Cosmetologia).

 

 

 

Renata Gonçalez (colaborou Mônica Neri)

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.