Mais uma opção de medicamento genérico para pacientes com colesterol alto chega às farmáciasMais uma opção de medicamento genérico para pacientes com colesterol alto chega às farmáciasSão Paulo, 17 de março de 2011.

Os pacientes que fazem tratamento de colesterol elevado com o medicamento Crestor® podem se beneficiar da entrada do genérico rosuvastatina cálcica no mercado. A justiça autorizou a comercialização da versão genérica, apesar das tentativas da Astrazeneca (detentora da patente do medicamento referência) para reverter a decisão.

A entrada do genérico no mercado irá proporcionar uma economia de até 35% aos pacientes e beneficiar pessoas sem condições de adquirir um medicamento de última geração como a rosuvastatina. A Germed foi a primeira a obter o registro na Anvisa, mas outros quatro laboratórios aguardam análise da documentação. 

A rosuvastatina é um medicamento do grupo das estatinas utilizada no tratamento da hipercolesterolemia e condições relacionadas e na prevenção das doenças cardiovasculares. Assim como outras estatinas, a rosuvastatina atua como inibidor competitivo da HMG-CoA redutase reduzindo a produção endógena do colesterol. Também pertencem a este grupo a atorvastatina e a sinvastatina.

Segundo a Germed, a versão genérica será vendida em duas apresentações: de 10 mg com 30 cápsulas e de 20 mg com 30 cápsulas, por serem as opções mais vendidas. A versão de 40 mg não será comercializada por enquanto. Cerca de 100 mil embalagens da rosuvastatina foram distribuídas a farmácias e drogarias de todo o País.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações de O Estado de S. Paulo e Ascom Germed)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.