Atenção!Atenção!

São Paulo, 22 de setembro de 2010.

O deferimento ou indeferimento da Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela Anvisa está condicionado à realização de peticionamento eletrônico, ao pagamento de taxa, ao envio de documentos e posterior publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Os golpistas buscam no DOU as publicações de todas as farmácias e drogarias com indeferimento da AFE e seus respectivos dados cadastrais. Efetuam a pesquisa dos números de telefone e logo após entram em contato com o estabelecimento apresentando-se como “funcionários da Anvisa” e comunicam que devido ao indeferimento de seu peticionamento da AFE, sua farmácia ou drogaria será interditada por força de uma ação fiscal que acontecerá em breve. Em seguida a pessoa propõe ajuda com a intenção de regularizar a situação de sua empresa, oferecendo sua prestação de serviço.

É importante salientar que as informações em relação à situação cadastral da empresa, acompanhamento dos processos e publicações das autorizações podem ser encontradas no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br) ou pelo telefone 0800 64 29 782. A Agência não efetua contatos com empresas para alertar a respeito de inspeções fiscais ou oferecer qualquer tipo de serviço.  Dessa forma, todos devem estar alertados com relação aos corretos procedimentos a serem seguidos para conseguir as concessões/renovações da AFE e efetuarem denúncia caso tenham conhecimento do golpe descrito.