Grupo Técnico de Trabalho de Radiofarmácia

A Radiofarmácia é uma especialidade farmacêutica que possui como principais atividades o desenvolvimento, a produção e a manipulação de radiofármacos (fármacos que possuem um elemento radioativo em sua composição), sendo classificada em: Industrial, Hospitalar e Centralizada.

Todas as atividades relacionadas com a área devem obedecer às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e às exigências de proteção radiológica determinadas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O cumprimento destas normas garante a qualidade e eficácia necessárias para o radiofármaco, bem como a proteção do trabalhador.

Os radiofármacos são medicamentos administrados, em sua maioria, por via intravenosa e utilizados em Medicina Nuclear para fins de diagnóstico e/ou terapia de doenças. Sua produção, distribuição e utilização são consideradas peculiares em comparação aos medicamentos convencionais, por isso seguem uma regulamentação específica.

Atualmente, a Radiofarmácia, em conjunto à Medicina Nuclear, encontra-se em um processo gradual de expansão, fato impulsionado pela promulgação da Emenda Constitucional 49, de 8 de fevereiro de 2006, que excluiu do monopólio da União a produção, comercialização e utilização de radioisótopos de meia-vida curta, para usos médicos, agrícolas e industriais e, mais recentemente, a promulgação da Emenda Constitucional nº 118, de 26 de abril de 2022, que autorizou a produção, comercialização, e a utilização de radioisótopos para a pesquisa e uso médico, quebrando o monopólio estatal destas atividades.

Tendo em vista esse crescimento, a Comissão Assessora de Radiofarmácia do CRF-SP foi criada em junho de 2018, com o objetivo de promover discussões e ações em defesa do âmbito profissional.

As competências inerentes ao farmacêutico atuante em Radiofarmácia foram descritas pelo CFF por meio da Resolução nº 486 de 23 de setembro de 2008 e modificada pela Resolução nº 656 de 24 de maio de 2018.

Para os farmacêuticos interessados em participar dessa Comissão, basta entrar em contato com o Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ações - Radiofarmácia

Clique aqui e confira a agenda de reuniões.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.