Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia Hospitalar

Farmácia Hospitalar - Sobre

O Grupo de Técnico de Trabalho* de Farmácia Hospitalar foi criada em maio de 1998 com o objetivo de discutir assuntos relacionados à área de atuação e garantir o âmbito do farmacêutico.

A necessidade de efetuar discussões e buscar soluções inerentes a este imenso campo de atuação, a constatação de que era preciso obter informações de grandes centros de referência para proporcionar aos farmacêuticos o que há de mais atual e indispensável para sua atuação nesta área, levou o CRF-SP a criar o Grupo Técnico de Trabalho* de Farmácia Hospitalar. Por meio deste grupo foram efetuadas importantes propostas de defesa, normatização e ampliação do âmbito profissional.

Destaca-se ainda, a elaboração e encaminhamento aos órgãos competentes de uma proposta que culminou na edição da Portaria MS 1017/02. Além disso, vale ressaltar a atuação do Grupo junto ao corpo de fiscais do CRF-SP, visando capacitá-los para efetuar inspeção técnica adequada e proporcionar orientação aos profissionais da área.

Para as pessoas que estiverem interessadas em participar, basta entrar em contato com o Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Dispensar medicamentos, de forma segura e oportuna, é uma das atribuições principais de uma Farmácia Hospitalar. Este conceito é requisito essencial no Uso Racional dos Medicamentos e parte do que entendemos por Assistência Farmacêutica.

O Farmacêutico Hospitalar responsabiliza-se por todo o ciclo do medicamento, desde sua seleção (ativos e fornecedores), armazenamento, controles, até o último momento, a dispensação e o uso pelo paciente.

A Farmácia Hospitalar tem abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa e desenvolve atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares às unidades hospitalares.

A atuação do farmacêutico hospitalar é muito abrangente. Ele é o profissional responsável por todo o fluxo do medicamento dentro da unidade de saúde e pela orientação aos pacientes internos e ambulatoriais, buscando cooperar na eficácia do tratamento, redução dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, funcionando como campo de aprimoramento profissional.

Seu perfil profissional orienta-o para o exercício em outros segmentos mais específicos, preconizados mundialmente como sendo parte integrante do exercício farmacêutico hospitalar. são eles: organização e gestão; administração e seleção de medicamentos (padronização), aquisição, logística, sistemática de distribuição de medicamentos e correlatos, participação nas equipes de controle de infecção hospitalar, gerenciamento de resíduos, suporte nutricional e quimioterapia, desenvolvimento farmacotécnico hospitalar, controle de qualidade, farmácia clínica, distribuição e informação, farmacovigilância, ensaios clínicos, radiofarmácia e cuidados farmacêuticos, sem esquecer o seu importante papel na educação.

*Desde de fevereiro de 2020, a nomenclatura "Comissão Assessora" foi substituída por  "Grupo Técnico de Trabalho", conforme deliberação CRF-SP 02/2020.

Ações - Farmácia Hospitalar

Clique aqui e confira a agenda de reuniões.

 

 

 

 

Os Grupos Técnicos de Trabalho Regionais são espaços reservados aos farmacêuticos para expor e debater temas de interesse comum e propor ações ao CRF-SP nas diversas áreas de atuação profissional, de acordo com as demandas de sua região.

Clique e conheça os Grupos Técnicos de Trabalho Regionais de Farmácia Hospitalar:

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.