Dr. Leoberto Costa Tavares

Dr. Leoberto TavaresFORMAÇÃO

• Graduação em Farmácia Industrial e de Alimentos.
• Especialização em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo.
• Mestrado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo.
• Doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
• Professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – FCF/USP desde 1986 atuando junto ao Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica.
• Experiência na área de planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com foco em bactérias multirresistentes, doença de Chagas e leishmaniose.
• Vinculado às disciplinas de Obtenção Industrial de Fármacos, Tecnologia Químico-Farmacêutica, Relações entre a Estrutura Química e a Atividade de Fármacos, História da Farmácia e Aspectos Atuais da Profissão Farmacêutica e Farmácia no Brasil e no mundo, na graduação e, na pós-graduação, às disciplinas Otimização de Fármacos e Tópicos Especiais de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica I, II.
• Credenciado como orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da FCF/USP, para os níveis de mestrado e doutorado desde 1990.
• Foi Presidente da Comissão de Graduação da FCF/USP no período de dez/2010 a dez/2012 e Coordenador do Curso de Farmácia-Bioquímica no mesmo período. Em abril de 2013 foi empossado membro efetivo da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, ocupando a cadeira de número 35.
• Em junho de 2013 foi eleito Chefe do Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da FCF/USP para cumprir mandato de dois anos e, em setembro de 2014, mediante concurso, foi indicado para assumir o cargo de Professor Titular no Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da FCF/USP.
• Foi membro, vice-Coordenador e Coordenador, por dois mandatos, da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP.
• É membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Federal de Farmácia, desde 2009.
• Foi Presidente da Comissão Executiva do Congresso Paulista de Farmacêutico, nas edições de 2009 e 2019.
• Em outubro de 2019 foi eleito Conselheiro Federal Suplente junto ao Conselho Federal de Farmácia (mandato de 2020 a 2023).