O CRF-SP quer mais que você apareça. Confira aqui os novos parceiros do Clube de Vantagens CRF-SP.

A partir de agora você terá acesso a lazer, serviços, diversão e cultura com descontos e facilidades especiais. O Clube de Vantagens CRF-SP é mais uma importante ação do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo em prol do farmacêutico. Aproveite!

Como usar

Depois de consultar nossos parceiros e as condições de desconto, tudo o que você precisa fazer é apresentar sua cédula de farmacêutico estando em dia com a sua anuidade junto ao CRF-SP.

O CRF-SP busca profissionais talentosos, éticos, interessados no desenvolvimento de suas carreiras e principalmente, comprometidos com os valores do Órgão.

Todos os nossos contratos são regidos pela CLT. Se você se identifica com o perfil mencionado e deseja trabalhar conosco, acompanhe a abertura dos processos seletivos públicos em nosso site.

 

Departamento de Gestão de Pessoas

Histórico do Setor de Orientação Farmacêutica


O Setor de Orientação Farmacêutica do Departamento de Fiscalização do CRF-SP foi criado em 2002, e atua de forma integrada com a fiscalização do CRF-SP com o objetivo de esclarecer os profissionais sobre assuntos relacionados ao seu âmbito de atuação, manter um canal de comunicação com os farmacêuticos e diminuir o número de processos éticos instaurados.

A fiscalização tem como diretriz a orientação dos profissionais, uma vez que muitas infrações são cometidas por desconhecimento da legislação vigente.

Atualmente, os atendimentos para orientações são realizadas na Sede, Seccionais e durante as inspeções pelos fiscais do CRF-SP. Na sede permanecem quatro farmacêuticas fiscais das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, para atendimento aos profissionais por telefone e e-mail, e também pelo chat disponível no portal do CRF-SP. No ano de 2014 foram realizados 10.798 atendimentos telefônicos e 4.424 e-mails respondidos com esclarecimentos de dúvidas técnicas e de legislação. Nesse mesmo ano, foram realizadas 3.904 orientações presenciais aos farmacêuticos, seja durante inspeção fiscal ou por meio de comparecimento do profissional na Sede ou Seccionais do CRF-SP.

Além das orientações individuais, o Setor de Orientação Farmacêutica realiza a palestra de Assunção de Responsabilidade Técnica voltada a todos os farmacêuticos que assumem a responsabilidade técnica por farmácias, drogarias, distribuidoras e transportadoras.

Tais palestras são realizadas pelos fiscais do CRF-SP e ocorrem uma vez por mês na Sede, e uma vez por mês nas Seccionais (periodicidade sujeita a alteração). O farmacêutico recebe orientações sobre a legislação vigente, sobre o código de ética e sobre as responsabilidades de cada área de atuação.

Setor de Orientação Farmacêutica:

Tel: (11) 3067-1470

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ou acesse o formulário de contato disponível neste link

Histórico do Setor de Orientação Farmacêutica

 

O Setor de Orientação Farmacêutica , vinculado ao Departamento de Fiscalização do CRF-SP, atua de forma integrada com a fiscalização com o objetivo de esclarecer os profissionais sobre assuntos relacionados ao seu âmbito de atuação.

O serviço de orientação técnica e legal prestado pelo Setor de Orientação Farmacêutica é exclusivo para farmacêuticos paulistas com inscrição ativa no CRF-SP.

Aproveite esse serviço e esclareça suas dúvidas por meio de um dos contatos abaixo ou acesse PERGUNTAS FREQUENTES


Setor de Orientação Farmacêutica:

Tel: (11) 3067-1450 , opção 7.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Chat Online no portal do CRF-SP

Horário de atendimento: das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira (exceto feriados)

 

Dispomos do serviço de Videoteca na Sede e Seccionais ( algumas seccionais ainda não dispoem deste serviço )

As fitas estão disponíveis para Farmacêuticos e Acadêmicos de Farmácia, sendo necessária a apresentação de documento.

Poderão ser retiradas três fitas - a retirada só poderá ser feita por farmacêutico ou acadêmico de farmácia,com cinco dias úteis para devolução, sem ônus - a devolução poderá ser feita por um portador.

* é permitida uma renovação por telefone *


Informações

Telefones
(11) 3067-1468 ou
(11) 3067-1469
com Linda

E-Mail: Eventos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nota: Os vídeos atualmente estão no formato VHS. Em breve os vídeos estarão disponíveis em DVD.

 Confira abaixo os vídeos disponíveis:

 

Canal Farmacêutico

O Canal Farmacêutico é uma das principais ferramentas do CRF-SP para a disseminação de informações importantes e pertinentes à área farmacêutica e de saúde em geral. Cadastre-se e receba dois boletins semanais e diferenciados. Confira abaixo:

Quartas-feiras (notícias): Você recebe um newsletter com uma seleção das principais e recentes notícias relacionadas à Farmácia e à saúde. Além de novidades sobre legislações, ações em favor do farmacêutico, comunicados e muito mais.

Sextas-feiras (eventos): Você recebe uma programação completa de cursos, palestras, eventos e novidades sobre a área da Farmácia. Esse boletim inclui o cronograma de educação continuada do CRF-SP e também de outras entidades, associações relacionadas ao setor e instituições de ensino.

Você recebe uma newsletter com informação, novidades sobre legislações, ações em favor do farmacêutico, comunicados e muitos mais.

(Em breve você poderá se inscrever para receber em seu e-mail as edições do Canal Farmacêutico)

Você recebe uma programação completa de cursos, eventos e novidades sobre a área de Farmácia. Tanto os do CRF-SP, como de entidades e órgãos relacionadas ao setor.

(Em breve você poderá se inscrever para receber em seu e-mail as edições do Canal Farmacêutico)

2012_10_05_banner_tv22012_10_05_banner_tv2

Assista a nossa programação:

 

Apresentação

CRF-SP promove série de palestras com novas abordagens sobre o uso de antimicrobianos. Conteúdo será transmitido ao vivo

 

Imagem da campanha do CRF-SP pelo uso racional de antibiíticos e combate à resistência bacterianaImagem da campanha do CRF-SP pelo uso racional de antibiíticos e combate à resistência bacteriana

São Paulo, 31 de agosto de 2012.

Após a recente realização de um grande seminário que debateu os impactos da restrição da venda de antimicrobianos no Brasil, desde a publicação da RDC 20/11, o CRF-SP lança, por meio de seu Grupo Técnico de Antibióticos, mais uma iniciativa para manter o tema em discussão e levar abordagens novas ao dia a dia do farmacêutico. Entre setembro e dezembro, serão realizadas quatro capacitações com foco em conteúdos específicos sobre antibióticos, com a participação de especialistas que são referência nos temas apresentados. Todas as capacitações serão transmitidas ao vivo pelo portal do CRF-SP. Para quem quiser participar presencialmente, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas por telefone, pelo 3067-1462. A atividade ocorrerá no plenário da sede do CRF-SP, Rua Capote Valente, 487, 1º andar, São Paulo.

Confira a programação de palestras (clique no nome dos palestrantes para ver o Currículo Lattes de cada um deles):

 

20 de Setembro
Farmacologia de Antimicrobianos - Dr. Carlos Eduardo Pulz Araújo

30 de Outubro
Mecanismos de Resistência Bacteriana - Dr. Nilton Lincopan Huenuman

22 de Novembro
Interações Medicamentosas e Reações Adversas dos Antimicrobianos - Dra. Chung Man Chin

11 de Dezembro
Impactos da Regulamentação - Dr. Antônio Távora

Área exclusiva no portal

Além das palestras inéditas, o novo projeto educacional sobre antibióticos também terá como destaque uma área exclusiva no portal do CRF-SP onde os farmacêuticos terão acesso a materiais de estudo disponibilizados pelo Grupo Técnico de Antibióticos (a disponibilização desse novo espaço será em breve divulgada no portal www.crfsp.org.br).

Criado em 2008, o Grupo Técnico de Antibióticos do CRF-SP é composto por farmacêuticos especialistas e atuantes na área, e tem por objetivo discutir o tema, propor ações e desenvolver estratégias e materiais de divulgação. Uma das principais ações foi o lançamento da campanha permanente pelo uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana. Folderes educativos distribuídos à população, palestras, notícias no site e nos veículos de comunicação também estão entre as iniciativas proporcionadas pela campanha.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Espaço de Estudos sobre Antimicrobianos - CRF-SP Copyright - 2013©

Materiais Técnicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Nam cursus. Morbi ut mi. Nullam enim leo, egestas id, condimentum at, laoreet mattis, massa. Sed eleifend nonummy diam. Praesent mauris ante, elementum et, bibendum at, posuere sit amet, nibh. Duis tincidunt lectus quis dui viverra vestibulum. Suspendisse vulputate aliquam dui. Nulla elementum dui ut augue. Aliquam vehicula mi at mauris. Maecenas placerat, nisl at consequat rhoncus, sem nunc gravida justo, quis eleifend arcu velit quis lacus. Morbi magna magna, tincidunt a, mattis non, imperdiet vitae, tellus. Sed odio est, auctor ac, sollicitudin in, consequat vitae, orci. Fusce id felis. Vivamus sollicitudin metus eget eros.Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. In posuere felis nec tortor.

Pellentesque faucibus. Ut accumsan ultricies elit. Maecenas at justo id velit placerat molestie. Donec dictum lectus non odio. Cras a ante vitae enim iaculis aliquam. Mauris nunc quam, venenatis nec, euismod sit amet, egestas placerat, est. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Cras id elit. Integer quis urna. Ut ante enim, dapibus malesuada, fringilla eu, condimentum quis, tellus. Aenean porttitor eros vel dolor. Donec convallis pede venenatis nibh. Duis quam. Nam eget lacus. Aliquam erat volutpat. Quisque dignissim congue leo.

Espaço de Estudos sobre Antimicrobianos - CRF-SP Copyright - 2013©

Esta publicação bimestral é enviada gratuitamente apenas aos farmacêuticos inscritos no CRF-SP e às bibliotecas de cursos de Farmácia de todo país. Não há possibilidade de fazer assinatura.

Edição atual:

 capa da revista 130capa da revista 130
 Revista 130 ler em PDF 
Revista 130 ler em Flash

Galeria - Araçatuba

  • Reunião do GTT de Farmácia Hospitalar - 26/10
    Reunião do GTT de Farmácia Hospitalar - 26/10
  • Reunião do GTT de Farmácia Hospitalar - 26/10
    Reunião do GTT de Farmácia Hospitalar - 26/10

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 

 

Notícias

Galeria - Itapeva

  • Curso Dispensação de Medicamentos de Controle Especial em Itapeva, no dia 28 de março.
    Curso Dispensação de Medicamentos de Controle Especial em Itapeva, no dia 28 de março.
  • Cerimônia de entrega de menção honrosa aos farmacêuticos da seccional de Itapeva. O evento realizado em 25 de novembro de 2023 contou com 60 participantes.
    Cerimônia de entrega de menção honrosa aos farmacêuticos da seccional de Itapeva. O evento realizado em 25 de novembro de 2023 contou com 60 participantes.
  • O CRF-SP participou do Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIT, em 16-5. Dr. Marcelo Buzanelli apresentou a palestra: “A atuação do farmacêutico em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa”. Também estiveram presentes Dra. Lair Pankratz e Dra. Elisane.
    O CRF-SP participou do Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIT, em 16-5. Dr. Marcelo Buzanelli apresentou a palestra: “A atuação do farmacêutico em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa”. Também estiveram presentes Dra. Lair Pankratz e Dra. Elisane.
  • O CRF-SP participou do Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIT, em 16-5. Dr. Marcelo Buzanelli apresentou a palestra: “A atuação do farmacêutico em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa”. Também estiveram presentes Dra. Lair Pankratz e Dra. Elisane.
    O CRF-SP participou do Simpósio de Ciências Aplicadas da FAIT, em 16-5. Dr. Marcelo Buzanelli apresentou a palestra: “A atuação do farmacêutico em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa”. Também estiveram presentes Dra. Lair Pankratz e Dra. Elisane.
  • Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
    Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
  • Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
    Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
  • Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
    Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
  • Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
    Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
  • Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
    Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
  • Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
    Capacitação Prescrição de Fitoterápicos em parceria com a Fait e Prefeitura de Itapeva
  • Palestra Toxicologia: um mundo oculto ministrada pelo Dr. André Luiz Teroso Ribeiro na Fait
    Palestra Toxicologia: um mundo oculto ministrada pelo Dr. André Luiz Teroso Ribeiro na Fait
  • Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP
    Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP
  • Fale com a Diretoria em Itapeva foi realizado no campus da Fait
    Fale com a Diretoria em Itapeva foi realizado no campus da Fait
  • Farmacêuticos-referência homenageados em Itapeva: Dra. Alessandro Luís, Dra. Stela Maris Dorini, Dra. Laís Biachi, Dra. Isabela de Oliveira, Dra. Gisele Cristiane Carneiro de Carvalho
    Farmacêuticos-referência homenageados em Itapeva: Dra. Alessandro Luís, Dra. Stela Maris Dorini, Dra. Laís Biachi, Dra. Isabela de Oliveira, Dra. Gisele Cristiane Carneiro de Carvalho
  • Dra. Vivian Scaranello (delegada regional de Itapeva) e Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP) recebem doações do Fundo Social de Itapeva a serem destinado à Campanha Farmácia Solidária
    Dra. Vivian Scaranello (delegada regional de Itapeva) e Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP) recebem doações do Fundo Social de Itapeva a serem destinado à Campanha Farmácia Solidária
  • Vereadores farmacêuticos no Fale com a Diretoria em Itapeva: Julio César Costa Almeida (Itapeva); Alessandro Luís Teixeira (Ribeirão Branco); Domingos Francisco Ribeiro Neto (Capão Bonito); Marcelo Alfredo de Oliveira (Nova Campina)
    Vereadores farmacêuticos no Fale com a Diretoria em Itapeva: Julio César Costa Almeida (Itapeva); Alessandro Luís Teixeira (Ribeirão Branco); Domingos Francisco Ribeiro Neto (Capão Bonito); Marcelo Alfredo de Oliveira (Nova Campina)

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

 

Notícias

Galeria - Ribeirão Preto

  • Cerimônia de Juramento realizada em 1º de abril de 2024. Bem-vindos à profissão!
    Cerimônia de Juramento realizada em 1º de abril de 2024. Bem-vindos à profissão!
  • Cerimônia de Juramento realizada em 2 de abril de 2024. Bem-vindos à profissão!
    Cerimônia de Juramento realizada em 2 de abril de 2024. Bem-vindos à profissão!
  • Dr. Marcelo Barrionovo, delegado regional, participa de reunião, em 29/2, na secretaria de Saúde de Sertãozinho, com a diretora do departamento de farmácia, Dra. Daniela Vilela, e a farmacêutica de unidade de saúde, Dra. Cintia Amado. Em pauta, CASP, serv
    Dr. Marcelo Barrionovo, delegado regional, participa de reunião, em 29/2, na secretaria de Saúde de Sertãozinho, com a diretora do departamento de farmácia, Dra. Daniela Vilela, e a farmacêutica de unidade de saúde, Dra. Cintia Amado. Em pauta, CASP, serv
  • Juramento na seccional de Ribeirão Preto, em 18/7/23
    Juramento na seccional de Ribeirão Preto, em 18/7/23
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Ribeirão Preto, em 6 de junho
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Ribeirão Preto, em 6 de junho
  • Juramento Seccional Ribeirão Preto, dia 22/05, com a Dra. Raquel Fernandes Venâncio, coordenadora regional do GTT Cuidados Paliativos e humanização do tratamento
    Juramento Seccional Ribeirão Preto, dia 22/05, com a Dra. Raquel Fernandes Venâncio, coordenadora regional do GTT Cuidados Paliativos e humanização do tratamento
  • Dra. Silvana Mantovani, delegada regional adjunta de Ribeirão Preto faz visita à Farmácia da Gente com a Dra Jania, farmacêutica da unidade.
    Dra. Silvana Mantovani, delegada regional adjunta de Ribeirão Preto faz visita à Farmácia da Gente com a Dra Jania, farmacêutica da unidade.
  • Dra. Silvana Mantovani, delegada regional adjunta de Ribeirão Preto faz visita à Farmácia da Gente com a Dra Jania, farmacêutica da unidade.
    Dra. Silvana Mantovani, delegada regional adjunta de Ribeirão Preto faz visita à Farmácia da Gente com a Dra Jania, farmacêutica da unidade.

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

 

Notícias

Galeria - Santo André

  • Juramento de novos farmacêuticos da seccional Santo André em 15 de abril. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos da seccional Santo André em 15 de abril. Bem-vindos à profissão!
  • Juramento de novos farmacêuticos da seccional Santo André do CRF-SP, em 20 de março. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos da seccional Santo André do CRF-SP, em 20 de março. Bem-vindos à profissão!
  • Novos farmacêuticos prestam juramento na seccional de Santo André, em 19 de fevereiro. Sejam bem-vindos à profissão!
    Novos farmacêuticos prestam juramento na seccional de Santo André, em 19 de fevereiro. Sejam bem-vindos à profissão!
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Santo André, no dia 5 de fevereiro. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Santo André, no dia 5 de fevereiro. Bem-vindos à profissão!
  • Em 22 de janeiro foi realizado juramento de novos farmacêuticos na seccional Santo André. Bem-vindos à profissão!
    Em 22 de janeiro foi realizado juramento de novos farmacêuticos na seccional Santo André. Bem-vindos à profissão!
  • Em 15 de janeiro foi realizado juramento de novos farmacêuticos na seccional Santo André. Bem-vindos à profissão!
    Em 15 de janeiro foi realizado juramento de novos farmacêuticos na seccional Santo André. Bem-vindos à profissão!
  • Em 12 de janeiro foi realizado juramento de novos farmacêuticos na seccional Santo André. Bem-vindos à profissão!
    Em 12 de janeiro foi realizado juramento de novos farmacêuticos na seccional Santo André. Bem-vindos à profissão!
  • Entrega do Prêmio Paulo Minami, em 15/12/23, no Centro Universitário FMABC Aluna premiada, Victoria Rodrigues Leal
    Entrega do Prêmio Paulo Minami, em 15/12/23, no Centro Universitário FMABC Aluna premiada, Victoria Rodrigues Leal
  • Entrega do Prêmio Paulo Minami, em 15/12/23, no Centro Universitário FMABC
    Entrega do Prêmio Paulo Minami, em 15/12/23, no Centro Universitário FMABC
  • Juramento em 11 de dezembro, na seccional Santo André
    Juramento em 11 de dezembro, na seccional Santo André
  • Em 13 de novembro foi realizado juramento de novos farmacêuticos na seccional Santo André. Bem-vindos à profissão!
    Em 13 de novembro foi realizado juramento de novos farmacêuticos na seccional Santo André. Bem-vindos à profissão!
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Santo André em 4 de setembro
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Santo André em 4 de setembro
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Santo André em 7 de agosto
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Santo André em 7 de agosto
  • O delegado adjunto Dr. Darlan Oliveira na entrega do prêmio Paulo Minami durante a colação de grau da Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC)
    O delegado adjunto Dr. Darlan Oliveira na entrega do prêmio Paulo Minami durante a colação de grau da Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC)
  • Cerimônia de juramento - 31/10/2022
    Cerimônia de juramento - 31/10/2022
  • Cerimônia de Juramento 22/8/2022
    Cerimônia de Juramento 22/8/2022
  • Juramento em 8/8/2022 (2)
    Juramento em 8/8/2022 (2)
  • Juramento em 8/8/2022 (1)
    Juramento em 8/8/2022 (1)

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

 

Notícias

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 

 

Notícias

Galeria - São João da Boa Vista

  • Cerimônia de juramento 24/8/2022
    Cerimônia de juramento 24/8/2022

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       

 

 

Notícias

Galeria - São José do Rio Preto

  • Cerimonia de entrega de menção honrosa para farmacêuticos da seccional de São José do Rio Preto, em 21 de setembro de 2023
    Cerimonia de entrega de menção honrosa para farmacêuticos da seccional de São José do Rio Preto, em 21 de setembro de 2023
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
  • Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência
    Comemoração ao Dia Internacional do farmacêutico e homenagens a farmacêuticos referência

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

Notícias

Galeria - São José dos Campos

  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional São José dos Campos em 31 de janeiro. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional São José dos Campos em 31 de janeiro. Bem-vindos à profissão!
  • Juramento de novos farmacêuticos, na seccional de São José dos Campos, em 25 de janeiro. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos, na seccional de São José dos Campos, em 25 de janeiro. Bem-vindos à profissão!
  • Entrega do prêmio Paulo Minami na Unip de São José dos Campos, 16 de janeiro
    Entrega do prêmio Paulo Minami na Unip de São José dos Campos, 16 de janeiro
  • Juramento na seccional de São José dos Campos, em 1º de junho
    Juramento na seccional de São José dos Campos, em 1º de junho
  • Juramento na seccional São José dos Campos no dia 20 de abril
    Juramento na seccional São José dos Campos no dia 20 de abril
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional de São José dos Campos em  9 de fevereiro
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional de São José dos Campos em 9 de fevereiro
  • Campanha Farmácia Solidária - parceria seccional de São José dos Campos e acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos
    Campanha Farmácia Solidária - parceria seccional de São José dos Campos e acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos
  • PParceria Campanha Farmácia Solidária com acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos
    PParceria Campanha Farmácia Solidária com acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos
  • Dr. André dos Santos, delegado regional de SJC, e Prof° Aline Chiodi Borges - parceria Campanha Farmácia Solidária com acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos
    Dr. André dos Santos, delegado regional de SJC, e Prof° Aline Chiodi Borges - parceria Campanha Farmácia Solidária com acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos
  • Dr. André Luís dos Santos recebe menção honrosa na semana de Assistência Farmacêucia da Unifatea (6/10)
    Dr. André Luís dos Santos recebe menção honrosa na semana de Assistência Farmacêucia da Unifatea (6/10)
  • Dr. André Luís dos Santos recebe menção honrosa na semana de Assistência Farmacêucia da Unifatea (6/10)
    Dr. André Luís dos Santos recebe menção honrosa na semana de Assistência Farmacêucia da Unifatea (6/10)

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto

 

 

Notícias

Galeria - Seccional Zona Leste

  • Juramento de novos farmacêutico na Seccional Zona Leste, em 2 de abril. Sejam bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêutico na Seccional Zona Leste, em 2 de abril. Sejam bem-vindos à profissão!
  • Juramento de novos farmacêuticos da seccional da Zona Leste do CRF-SP, em 20 de março. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos da seccional da Zona Leste do CRF-SP, em 20 de março. Bem-vindos à profissão!
  • Juramento de novos farmacêutico na seccional da Zona Leste, em 19 de março. Bem-vindos à profissão.
    Juramento de novos farmacêutico na seccional da Zona Leste, em 19 de março. Bem-vindos à profissão.
  • Cerimônia de entrega de menção honrosa aos farmacêuticos referência da seccional Zona Leste
    Cerimônia de entrega de menção honrosa aos farmacêuticos referência da seccional Zona Leste
  • Cerimônia de entrega de menção honrosa aos farmacêuticos referência da seccional Zona Leste
    Cerimônia de entrega de menção honrosa aos farmacêuticos referência da seccional Zona Leste
  • Cerimônia de entrega de menção honrosa aos farmacêuticos referência da seccional Zona Leste
    Cerimônia de entrega de menção honrosa aos farmacêuticos referência da seccional Zona Leste

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       

 

 

Notícias

Galeria - Sorocaba

  • Palestra da Dra. Helen Duarte Lamberti, coordenadora do GTT de Farmácia Clínica de Sorocaba, sobre farmácia clínica, na Unifaccamp, dia 24/05/2023.
    Palestra da Dra. Helen Duarte Lamberti, coordenadora do GTT de Farmácia Clínica de Sorocaba, sobre farmácia clínica, na Unifaccamp, dia 24/05/2023.
  • Palestra Desafios da Profissão Farmacêutica na XX Jornada Farmacêutica da Unip campus Sorocaba - 19/10
    Palestra Desafios da Profissão Farmacêutica na XX Jornada Farmacêutica da Unip campus Sorocaba - 19/10

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       

 

 

Notícias

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

 

Notícias

Notícias

Galeria - Seccional Zona Sul

  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional Zona Sul, no dia 1º de março. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional Zona Sul, no dia 1º de março. Bem-vindos à profissão!
  • Reunião do GTT de Farmácia Hospitalar da seccional Zona Sul, com o tema “Mercado de Trabalho, como se inserir”.
    Reunião do GTT de Farmácia Hospitalar da seccional Zona Sul, com o tema “Mercado de Trabalho, como se inserir”.
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional da Zona Sul, em 16/3
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional da Zona Sul, em 16/3
  • A seccional da Zona Sul do CRF-SP realizou a primeira reunião do GTT de Farmácia  Hospitalar abordando Novas Tecnologias na Unitarização das Doses e seus Impactos para os Farmacêuticos
    A seccional da Zona Sul do CRF-SP realizou a primeira reunião do GTT de Farmácia Hospitalar abordando Novas Tecnologias na Unitarização das Doses e seus Impactos para os Farmacêuticos
  • A seccional da Zona Sul do CRF-SP realizou a primeira reunião do GTT de Farmácia  Hospitalar abordando Novas Tecnologias na Unitarização das Doses e seus Impactos para os Farmacêuticos
    A seccional da Zona Sul do CRF-SP realizou a primeira reunião do GTT de Farmácia Hospitalar abordando Novas Tecnologias na Unitarização das Doses e seus Impactos para os Farmacêuticos
  • Reunião on-line do GTT Indústria - 26/01/23
    Reunião on-line do GTT Indústria - 26/01/23
  • Dra. Cláudia Cristina Pereira de Araújo na entrega do Prêmio Paulo Minami da Faculdade São Camilo
    Dra. Cláudia Cristina Pereira de Araújo na entrega do Prêmio Paulo Minami da Faculdade São Camilo
  • Reunião com o GTT de Indústria - 6/10
    Reunião com o GTT de Indústria - 6/10
  • I Reunião do GTT de Farmácia Hospitalar da Seccional Zona Sul
    I Reunião do GTT de Farmácia Hospitalar da Seccional Zona Sul
  • Entrega do Prêmio Paulo Minami - entregue à melhor aluna do curso de Farmácia da Unisa Ariane Nardy
    Entrega do Prêmio Paulo Minami - entregue à melhor aluna do curso de Farmácia da Unisa Ariane Nardy
  • Entrega do Prêmio Paulo Minami - entregue à melhor aluna do curso de Farmácia da Unisa Ariane Nardy
    Entrega do Prêmio Paulo Minami - entregue à melhor aluna do curso de Farmácia da Unisa Ariane Nardy
  • Cerimônia de Juramento em 17/8/2022
    Cerimônia de Juramento em 17/8/2022
  • Cerimônia de juramento
    Cerimônia de juramento
  • Reunião de GTT
    Reunião de GTT
  • Cerimônia de juramento
    Cerimônia de juramento
  • Reunião dos GTTs
    Reunião dos GTTs
  • Palestra “Cenário Regulatório da Cannabis no Brasil
    Palestra “Cenário Regulatório da Cannabis no Brasil"
  • Palestra “Cenário Regulatório da Cannabis no Brasil
    Palestra “Cenário Regulatório da Cannabis no Brasil"
  • Palestra “Cenário Regulatório da Cannabis no Brasil
    Palestra “Cenário Regulatório da Cannabis no Brasil"
  • Reuniões de coordenadores e vice-coordenadores dos GTTs
    Reuniões de coordenadores e vice-coordenadores dos GTTs

    No dia 3 de agosto, a delegada regional da Seccional Zona Sul, Dra Claudia Cristina Pereira de Araujo, coordenou a reunião on-line dos Grupos Técnicos de Trabalho (GTT) da casa. Participaram os coordenadores e vices dos grupos. Na ocasião, os participantes avaliaram o trabalho realizado no primeiro semestre e planejaram as ações para o segundo semestre de 2022.

    A Seccional Zona Sul conta com os GTTs de Industria, Farmácia e Farmácia Hospitar. Interessados em participar das reuniões podem contatar Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       

 

 

Notícias

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
Dracena  Danilo do Val Lapenta 19.356  
Ouro Verde Diego de Angelo Carnicel 28.269  
Tupi Paulista  Erica Perozzi de Carvalho 24.435  

 

 

 

Notícias

Galeria - Presidente Prudente

  • A seccional de Pres. Prudente realizou a campanha Farmacêutico Bom de Sangue, no dia 27/9, com a presença da Dra. Claudia Santello, Hemocentro, Dr. Adriano Falvo, secretário geral, Dra. Rosilene Martins, conselheira, Dr. Décio de Oliveira, delegado region
    A seccional de Pres. Prudente realizou a campanha Farmacêutico Bom de Sangue, no dia 27/9, com a presença da Dra. Claudia Santello, Hemocentro, Dr. Adriano Falvo, secretário geral, Dra. Rosilene Martins, conselheira, Dr. Décio de Oliveira, delegado region

 

farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       

 

 

Notícias

Galeria - Piracicaba

  • Entrega do prêmio Paulo Minami
    Entrega do prêmio Paulo Minami
  • Juramento de fevereiro da seccional Piracicaba
    Juramento de fevereiro da seccional Piracicaba
  • Entrega do prêmio Paulo Minami
    Entrega do prêmio Paulo Minami
  • Juramento de fevereiro da seccional Piracicaba
    Juramento de fevereiro da seccional Piracicaba
  • Atividades da seccional de Piracicaba
    Atividades da seccional de Piracicaba
  • Atividades da seccional de Piracicaba
    Atividades da seccional de Piracicaba
  • Atividades da seccional de Piracicaba
    Atividades da seccional de Piracicaba
  • Atividades da seccional de Piracicaba
    Atividades da seccional de Piracicaba
  • Atividades da seccional de Piracicaba
    Atividades da seccional de Piracicaba
  • Atividades da seccional de Piracicaba
    Atividades da seccional de Piracicaba
  • Palestra sobre farmacovigilância, promovida pelo GTT de Farmácia Clínica, no dia 23 de agosto, com Dra. Mariana Ribeiro Araújo
    Palestra sobre farmacovigilância, promovida pelo GTT de Farmácia Clínica, no dia 23 de agosto, com Dra. Mariana Ribeiro Araújo
  • Palestra em escola no projeto SAF, em Rio das Pedras, no dia 24 de agosto.
    Palestra em escola no projeto SAF, em Rio das Pedras, no dia 24 de agosto.
  • Palestra sobre reconciliação medicamentosa, promovida pelo GTT de Farmácia Clínica, no dia 17 de maio, com a Dra. Naira Marques
    Palestra sobre reconciliação medicamentosa, promovida pelo GTT de Farmácia Clínica, no dia 17 de maio, com a Dra. Naira Marques
  • Juramento de novos profissionais na seccional de Piracicaba, no dia 10 de abril
    Juramento de novos profissionais na seccional de Piracicaba, no dia 10 de abril
  • Visitas realizadas pelo CRF-SP e Fale com a Diretoria no mês de agosto, com a participação da Dra. Luciana Canetto, vice-presidente, e Dra. Priscila Cinto e Dr. Maycon Freitas
    Visitas realizadas pelo CRF-SP e Fale com a Diretoria no mês de agosto, com a participação da Dra. Luciana Canetto, vice-presidente, e Dra. Priscila Cinto e Dr. Maycon Freitas
  • Juramento de novos profissionais na seccional de Piracicaba, no dia 28 de agosto
    Juramento de novos profissionais na seccional de Piracicaba, no dia 28 de agosto
  • Juramento de novos profissionais na seccional de Piracicaba, no dia 14 de agosto
    Juramento de novos profissionais na seccional de Piracicaba, no dia 14 de agosto
  • Módulo do curso “Cuidado Farmacêutico no SUS, sobre Interações Medicamentosas”, com a Dra Amouni Mourad, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2023.
    Módulo do curso “Cuidado Farmacêutico no SUS, sobre Interações Medicamentosas”, com a Dra Amouni Mourad, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2023.
  • Módulo do curso “Cuidado Farmacêutico no SUS, sobre Fitoterapia”, com a Dra. Priscila Vautier, nos dias 21 e 22 de junho de 2023.
    Módulo do curso “Cuidado Farmacêutico no SUS, sobre Fitoterapia”, com a Dra. Priscila Vautier, nos dias 21 e 22 de junho de 2023.
  • Juramento na seccional de Piracicaba, em junho/23
    Juramento na seccional de Piracicaba, em junho/23

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 

 

Notícias

Galeria - Osasco

  • Juramento para novos farmacêuticos na seccional de Osasco, em 31 de agosto
    Juramento para novos farmacêuticos na seccional de Osasco, em 31 de agosto
  • Juramento para novos profissionais farmacêuticos no dia 22 de agosto, na seccional de Osasco do CRF-SP
    Juramento para novos profissionais farmacêuticos no dia 22 de agosto, na seccional de Osasco do CRF-SP
  • Reunião do GTT de Saúde Pública da seccional de Osasco em 15 de agosto/2023
    Reunião do GTT de Saúde Pública da seccional de Osasco em 15 de agosto/2023
  • Reunião ordinária do GTT de Farmácia Hospitalar da seccional Osasco, em 4 de agosto/23.
    Reunião ordinária do GTT de Farmácia Hospitalar da seccional Osasco, em 4 de agosto/23.
  • Equipe de farmacêuticas da seccional de Osasco e demais voluntários realizaram, em 8 de julho, ação social de recreação e acompanhamento farmacoterapêutico das prescrições dos internos do Asilo Lar Bussocaba.
    Equipe de farmacêuticas da seccional de Osasco e demais voluntários realizaram, em 8 de julho, ação social de recreação e acompanhamento farmacoterapêutico das prescrições dos internos do Asilo Lar Bussocaba.
  • Equipe de farmacêuticas da seccional de Osasco e demais voluntários realizaram, em 8 de julho, ação social de recreação e acompanhamento farmacoterapêutico das prescrições dos internos do Asilo Lar Bussocaba.
    Equipe de farmacêuticas da seccional de Osasco e demais voluntários realizaram, em 8 de julho, ação social de recreação e acompanhamento farmacoterapêutico das prescrições dos internos do Asilo Lar Bussocaba.
  • Reunião do GTT de Farmácia Magistral da seccional de Osasco, no dia 17 de julho.
    Reunião do GTT de Farmácia Magistral da seccional de Osasco, no dia 17 de julho.
  • A seccional de Osasco do CRF-SP realizou o curso presencial sobre os segredos para a implantação dos serviços farmacêuticos com Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP, no dia 27 de maio.
    A seccional de Osasco do CRF-SP realizou o curso presencial sobre os segredos para a implantação dos serviços farmacêuticos com Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP, no dia 27 de maio.
  • A seccional de Osasco realizou o juramento para os novos farmacêuticos no dia 28 de abril
    A seccional de Osasco realizou o juramento para os novos farmacêuticos no dia 28 de abril
  • A seccional de Osasco realizou o juramento para os novos farmacêuticos no dia 17 de abril
    A seccional de Osasco realizou o juramento para os novos farmacêuticos no dia 17 de abril
  • Em 20 de maio, a seccional de Osasco do CRF-SP participou de evento de testagem rápida para hepatite B e C, oferecendo 140 atendimentos, no Município de Santana de Parnaiba, na Morada das Flores.
    Em 20 de maio, a seccional de Osasco do CRF-SP participou de evento de testagem rápida para hepatite B e C, oferecendo 140 atendimentos, no Município de Santana de Parnaiba, na Morada das Flores.
  • Em 20 de maio, a seccional de Osasco do CRF-SP participou de evento de testagem rápida para hepatite B e C, oferecendo 140 atendimentos, no Município de Santana de Parnaiba, na Morada das Flores.
    Em 20 de maio, a seccional de Osasco do CRF-SP participou de evento de testagem rápida para hepatite B e C, oferecendo 140 atendimentos, no Município de Santana de Parnaiba, na Morada das Flores.
  • Dr. Antônio C. Marques, presidente, e Bruno Freitas, presidente do PL Jovem, visitaram a seccional Osasco para debater parceria nas ações do CRF-SP para o município de Barueri. Estiverem presentes Dra. Marta Leni e Dra. Márcia Regina.
    Dr. Antônio C. Marques, presidente, e Bruno Freitas, presidente do PL Jovem, visitaram a seccional Osasco para debater parceria nas ações do CRF-SP para o município de Barueri. Estiverem presentes Dra. Marta Leni e Dra. Márcia Regina.
  • Reunião do mês de abril do GTT de Farmácia Magistral da seccional de Osasco
    Reunião do mês de abril do GTT de Farmácia Magistral da seccional de Osasco
  • Reunião geral de colaboradores, em 25 de abril, na modalidade on-line, com participação dos GTTs de Farmácia, Hospitalar, Indústria,  Logística,  Magistral, Saúde Pública, Estética e Comissão de Ética
    Reunião geral de colaboradores, em 25 de abril, na modalidade on-line, com participação dos GTTs de Farmácia, Hospitalar, Indústria, Logística, Magistral, Saúde Pública, Estética e Comissão de Ética
  • Juramento realizado em 28 abril na seccional Osasco
    Juramento realizado em 28 abril na seccional Osasco
  • Em 24 de abril foi realizada a 2ª Reunião Ordinária Anual do GTT de Farmácia Magistral da seccional de Osasco
    Em 24 de abril foi realizada a 2ª Reunião Ordinária Anual do GTT de Farmácia Magistral da seccional de Osasco
  • Dra Márcia Tiemi Uemura Anzai, delegada regional da seccional de Osasco juntamente com a presidente do Rotary Clube Osasco, realizaram visita ao Lar Bussocaba, instituição de apoio a idosos em vulnerabilidade social
    Dra Márcia Tiemi Uemura Anzai, delegada regional da seccional de Osasco juntamente com a presidente do Rotary Clube Osasco, realizaram visita ao Lar Bussocaba, instituição de apoio a idosos em vulnerabilidade social
  • A Campanha Farmacêutico Bom de Sangue será realizada entre 15 a 19 de maio, ação que conta com os apoios de Rotary Clube, Polícia Militar, Faculdades Anhanguera. Agendamentos e mais informações (11) 4573-7800 https://prosangue.sp.gov.br
    A Campanha Farmacêutico Bom de Sangue será realizada entre 15 a 19 de maio, ação que conta com os apoios de Rotary Clube, Polícia Militar, Faculdades Anhanguera. Agendamentos e mais informações (11) 4573-7800 https://prosangue.sp.gov.br
  • Reunião do mês de abril do GTT de Farmácia Hospitalar da seccional de Osasco
    Reunião do mês de abril do GTT de Farmácia Hospitalar da seccional de Osasco

 

Farmacêuticos de referência

 

 

 

 

 

 

 

Notícias

Galeria - Araraquara

  • Juramento de novos farmacêutico na Seccional de Araraquara, em 4 de abril. Sejam bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêutico na Seccional de Araraquara, em 4 de abril. Sejam bem-vindos à profissão!
  • Entrega do prêmio do Paulo Minami em Araraquara, com a presença da delegada regional adjunta da seccional, Dra. Ketylin Fernanda Migliato
    Entrega do prêmio do Paulo Minami em Araraquara, com a presença da delegada regional adjunta da seccional, Dra. Ketylin Fernanda Migliato
  • Entrega do prêmio do Paulo Minami em Araraquara, com a presença da delegada regional adjunta da seccional, Dra. Ketylin Fernanda Migliato
    Entrega do prêmio do Paulo Minami em Araraquara, com a presença da delegada regional adjunta da seccional, Dra. Ketylin Fernanda Migliato
  • O delegado Regional, Dr. Evandro Lucas Yashuda, participa da cerimônia de entrega do prêmio Paulo Minami, na Unesp Araraquara
    O delegado Regional, Dr. Evandro Lucas Yashuda, participa da cerimônia de entrega do prêmio Paulo Minami, na Unesp Araraquara
  • Juramento de novos farmacêutico na seccional de Araraquara, em 8 de fevereiro. Sejam bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêutico na seccional de Araraquara, em 8 de fevereiro. Sejam bem-vindos à profissão!
  • Juramento na seccional de Araraquara, em 30 de janeiro. Bem-vindos à profissão!
    Juramento na seccional de Araraquara, em 30 de janeiro. Bem-vindos à profissão!
  • 1º Encontro Unificado de Práticas Integrativas, complementares e educação popular em saúde de São Carlos. A Dra. Dra. Ketylin Fernanda Migliato, delegada regional adjunta, ministrou palestra.
    1º Encontro Unificado de Práticas Integrativas, complementares e educação popular em saúde de São Carlos. A Dra. Dra. Ketylin Fernanda Migliato, delegada regional adjunta, ministrou palestra.
  • 1º Encontro Unificado de Práticas Integrativas, complementares e educação popular em saúde de São Carlos. A Dra. Dra. Ketylin Fernanda Migliato, delegada regional adjunta, ministrou palestra.
    1º Encontro Unificado de Práticas Integrativas, complementares e educação popular em saúde de São Carlos. A Dra. Dra. Ketylin Fernanda Migliato, delegada regional adjunta, ministrou palestra.
  • Farmacêuticos voluntários da seccional de Araraquara apresentaram palestra sobre produção de medicamentos e vacinas para aluno do 4º ano do Colégio Anglo de São Carlos
    Farmacêuticos voluntários da seccional de Araraquara apresentaram palestra sobre produção de medicamentos e vacinas para aluno do 4º ano do Colégio Anglo de São Carlos
  • Farmacêuticos voluntários da seccional de Araraquara apresentaram palestra sobre produção de medicamentos e vacinas para aluno do 4º ano do Colégio Anglo de São Carlos
    Farmacêuticos voluntários da seccional de Araraquara apresentaram palestra sobre produção de medicamentos e vacinas para aluno do 4º ano do Colégio Anglo de São Carlos
  • Delegada adjunta da sec Araraquara, Dra. Ketylin Migliato, faz palestra para alunos da Fac. de Ciências Farmacêuticas, tema: Me formei e Agora?
    Delegada adjunta da sec Araraquara, Dra. Ketylin Migliato, faz palestra para alunos da Fac. de Ciências Farmacêuticas, tema: Me formei e Agora?
  • Cerimônia de juramento - 26/10
    Cerimônia de juramento - 26/10

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

Notícias

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 

 

Notícias

Galeria - Barretos

  • Farmacêuticos e acadêmicos de Barretos participaram, em 6 de maio, da “Festa da Família, evento da Escola Municipal João Baroni em parceria a Unifeb.
    Farmacêuticos e acadêmicos de Barretos participaram, em 6 de maio, da “Festa da Família, evento da Escola Municipal João Baroni em parceria a Unifeb.
  • Farmacêuticos e acadêmicos de Barretos participaram, em 6 de maio, da “Festa da Família, evento da Escola Municipal João Baroni em parceria a Unifeb.
    Farmacêuticos e acadêmicos de Barretos participaram, em 6 de maio, da “Festa da Família, evento da Escola Municipal João Baroni em parceria a Unifeb.
  • Representantes do CRF-SP com a equipe da Vale TV de Barretos
    Representantes do CRF-SP com a equipe da Vale TV de Barretos
  • Dra. Luciana Canetto em entrevista à Vale TV de Barretos
    Dra. Luciana Canetto em entrevista à Vale TV de Barretos
  • Departamento de telemedicina da Santa Casa de Misericórdia de Barretos
    Departamento de telemedicina da Santa Casa de Misericórdia de Barretos
  • Secretário de Saúde de Barretos, Dr. Kléber Rosa; a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto; a delegada regional da Seccional de Barretos, Dra. Camila Rocha Marin; e o Dr. Firas El Droubi, médico da Santa Casa de Misericórdia de Barretos
    Secretário de Saúde de Barretos, Dr. Kléber Rosa; a vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto; a delegada regional da Seccional de Barretos, Dra. Camila Rocha Marin; e o Dr. Firas El Droubi, médico da Santa Casa de Misericórdia de Barretos
  • Fale com a Diretoria no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb
    Fale com a Diretoria no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

 

Notícias

Galeria - Bauru

  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Bauru, em 17 de abril. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Bauru, em 17 de abril. Bem-vindos à profissão!
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional Bauru, dia 4 de março. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional Bauru, dia 4 de março. Bem-vindos à profissão!
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional Bauru, em 5 de fevereiro. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional Bauru, em 5 de fevereiro. Bem-vindos à profissão!
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Bauru, em 24 de janeiro. Bem-vindos à profissão
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Bauru, em 24 de janeiro. Bem-vindos à profissão
  • No dia 27/11, Dr. Nando Turini, delegado regional, ministrou palestra para os atendidos da APAE de Bauru sobre câncer de próstata, evento promovido em comemoração ao Novembro Azul.
    No dia 27/11, Dr. Nando Turini, delegado regional, ministrou palestra para os atendidos da APAE de Bauru sobre câncer de próstata, evento promovido em comemoração ao Novembro Azul.
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Bauru, em 22 de novembro. Bem-vindos à profissão
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Bauru, em 22 de novembro. Bem-vindos à profissão
  • No dia 9 de novembro, o Dr. Nando Turini, delegado regional da seccional de Bauru do CRF-SP realizou palestra para alunos do Ibem de Jaú sobre o tema covid 19
    No dia 9 de novembro, o Dr. Nando Turini, delegado regional da seccional de Bauru do CRF-SP realizou palestra para alunos do Ibem de Jaú sobre o tema covid 19
  • No dia 6 de novembro, o Dr. Nando Turini, delegado regional de Bauru do CRF-SP fez uma palestra para 40 idosos na cidade de Itaju sobre “Uso racional de medicamentos”
    No dia 6 de novembro, o Dr. Nando Turini, delegado regional de Bauru do CRF-SP fez uma palestra para 40 idosos na cidade de Itaju sobre “Uso racional de medicamentos”
  • O delegado regional da seccional de Bauru, Dr. Nando Turini, realizou a palestra sobre síndrome metabólica para alunos do Ibem, em Jaú, no dia 25 de outubro.
    O delegado regional da seccional de Bauru, Dr. Nando Turini, realizou a palestra sobre síndrome metabólica para alunos do Ibem, em Jaú, no dia 25 de outubro.
  • O Dr. Nando Turini, delegado regional da seccional de Bauru do CRF-SP realizou a palestra “Uso racional de medicamentos”, no dia 19 de setembro, na escola Sesi Bariri
    O Dr. Nando Turini, delegado regional da seccional de Bauru do CRF-SP realizou a palestra “Uso racional de medicamentos”, no dia 19 de setembro, na escola Sesi Bariri
  • Dr. Nando Turini e Dra. Marina Moreti Pinto, do GTT de Farmácia, em reunião com o vereador Rodrigo de Paula, em 16/6, para tratar de assuntos de interesse da classe farmacêutica.
    Dr. Nando Turini e Dra. Marina Moreti Pinto, do GTT de Farmácia, em reunião com o vereador Rodrigo de Paula, em 16/6, para tratar de assuntos de interesse da classe farmacêutica.
  • O delegado regional, Dr. Nando Turini, realizou palestra sobre o uso racional de medicamentos, em 19/6, para o curso técnico de farmácia do Ibem de Jaú
    O delegado regional, Dr. Nando Turini, realizou palestra sobre o uso racional de medicamentos, em 19/6, para o curso técnico de farmácia do Ibem de Jaú
  • Cerimônia de entrega de menções honrosas da Seccional de Bauru - 9/12
    Cerimônia de entrega de menções honrosas da Seccional de Bauru - 9/12
  • Cerimônia de entrega de menções honrosas da Seccional de Bauru - 9/12
    Cerimônia de entrega de menções honrosas da Seccional de Bauru - 9/12
  • Dr. Nando Turini ministra palestra sobre hipertensão em Itaju
    Dr. Nando Turini ministra palestra sobre hipertensão em Itaju
  • Dr. Nando Turini ministra palestra sobre hipertensão em Itaju
    Dr. Nando Turini ministra palestra sobre hipertensão em Itaju
  • Dr. Nando Turini ministra palestra sobre hipertensão em Itaju
    Dr. Nando Turini ministra palestra sobre hipertensão em Itaju
  • Dr. Luiz Fernando Turini ministra palestra sobre câncer de próstata na Apae de Bariri
    Dr. Luiz Fernando Turini ministra palestra sobre câncer de próstata na Apae de Bariri
  • Dr. Luiz Fernando Turini ministra palestra sobre câncer de próstata na Apae de Bariri
    Dr. Luiz Fernando Turini ministra palestra sobre câncer de próstata na Apae de Bariri
  • Dr. Luiz Fernando Turini ministra palestra sobre câncer de próstata na Apae de Bariri
    Dr. Luiz Fernando Turini ministra palestra sobre câncer de próstata na Apae de Bariri

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 

 

Notícias

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 

 

Notícias

Galeria - Campinas

  • Juramento de novos farmacêuticos da seccional de Campinas, em 4 de março. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos da seccional de Campinas, em 4 de março. Bem-vindos à profissão!

 

Galeria - Lorena

  • Juramento de novos farmacêuticos na seccionais Lorena. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos na seccionais Lorena. Bem-vindos à profissão!
  • Semana Acadêmica na faculdade  Serra Dourada, de 18 a 22 de agosto
    Semana Acadêmica na faculdade Serra Dourada, de 18 a 22 de agosto
  • Dr. Olivio Júnior, diretor da faculdade, Dra. Mary Brasilio Ude, delegada regional da seccional de Lorena, Dra. Maria Clara, gerente acadêmica da faculdade, e Dra. Ana Flávia Maciel, representante de turma
    Dr. Olivio Júnior, diretor da faculdade, Dra. Mary Brasilio Ude, delegada regional da seccional de Lorena, Dra. Maria Clara, gerente acadêmica da faculdade, e Dra. Ana Flávia Maciel, representante de turma
  • Professor Everton, professora Jerilee, Dra. Mary Brasilio Ude, delegada regional da seccional de Lorena e professor Felipe
    Professor Everton, professora Jerilee, Dra. Mary Brasilio Ude, delegada regional da seccional de Lorena e professor Felipe
  • Seccional de Lorena realizou a Palestra
    Seccional de Lorena realizou a Palestra "Perspectivas de atuação do Farmacêutico" na instituição de ensino Serra Dourada, em 29 de maio
  • Farmacêuticos e acadêmicos de Lorena e região acompanharam a palestra do Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP, no dia 26 de maio. Na ocasião o palestrante falou sobre os segredos para a implantação dos serviços farmacêuticos.
    Farmacêuticos e acadêmicos de Lorena e região acompanharam a palestra do Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP, no dia 26 de maio. Na ocasião o palestrante falou sobre os segredos para a implantação dos serviços farmacêuticos.
  • Semana Saúde Serra Dourada. Da esq. p/ dir.: Dr. Daniel Tineu, ex-delegado CREFITO, Dr. André Santos, conselheiro do CRF-SP, Sr. Olivio Junior, diretor da Serra Dourada, Dr. Eduardo Odondo, pediatra, Dra. Mary B. Ude, delegada regional da seccional Lorena
    Semana Saúde Serra Dourada. Da esq. p/ dir.: Dr. Daniel Tineu, ex-delegado CREFITO, Dr. André Santos, conselheiro do CRF-SP, Sr. Olivio Junior, diretor da Serra Dourada, Dr. Eduardo Odondo, pediatra, Dra. Mary B. Ude, delegada regional da seccional Lorena
  • Primeira reunião do GTT Saúde Pública da seccional Lorena
    Primeira reunião do GTT Saúde Pública da seccional Lorena
  • Primeiro dia de atendimento na Seccional de Lorena, proporcionado por meio de parceria com a Unifatea - 2023
    Primeiro dia de atendimento na Seccional de Lorena, proporcionado por meio de parceria com a Unifatea - 2023
  • A delegada regional da Seccional de Lorena, Dra. Mary Brasilio Ude, e o secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo, presentes da colação de grau do curso de Farmácia da Unifatea, com entrega do Prêmio Paulo Minami – 25/1/2023
    A delegada regional da Seccional de Lorena, Dra. Mary Brasilio Ude, e o secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo, presentes da colação de grau do curso de Farmácia da Unifatea, com entrega do Prêmio Paulo Minami – 25/1/2023
  • A delegada regional da Seccional de Lorena, Dra. Mary Brasilio Ude, e o secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo, presentes da colação de grau do curso de Farmácia da Unifatea – 25/1/2023
    A delegada regional da Seccional de Lorena, Dra. Mary Brasilio Ude, e o secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo, presentes da colação de grau do curso de Farmácia da Unifatea – 25/1/2023
  • Reunião na Faculdade Serra Dourada com as representantes: professora e farmacêutica Dra. Jerilee Roma; a supervisora administrativo Ângela Maria de Oliveira; a gerente acadêmica e professora Verônica Mara de Oliveira Velloso; e as alunas Teresinha Daniele
    Reunião na Faculdade Serra Dourada com as representantes: professora e farmacêutica Dra. Jerilee Roma; a supervisora administrativo Ângela Maria de Oliveira; a gerente acadêmica e professora Verônica Mara de Oliveira Velloso; e as alunas Teresinha Daniele
  • Palestra do Dr. André Luís dos Santos na IES Serra Dourada em Lorena
    Palestra do Dr. André Luís dos Santos na IES Serra Dourada em Lorena
  • Reunião realizada em 4/11/2022 com Verônica Velloso, gerente acadêmica da IES Serra Dourada de Lorena, e com Olivio Junior, diretor da mesma instituição
    Reunião realizada em 4/11/2022 com Verônica Velloso, gerente acadêmica da IES Serra Dourada de Lorena, e com Olivio Junior, diretor da mesma instituição
  • 2ª Reunião da Seccional de Lorena na Unifatea - Circuito da Fé e Vale Histórico - 29/10/2022
    2ª Reunião da Seccional de Lorena na Unifatea - Circuito da Fé e Vale Histórico - 29/10/2022
  • 2ª Reunião da Seccional de Lorena na Unifatea - Circuito da Fé e Vale Histórico - 29/10/2022
    2ª Reunião da Seccional de Lorena na Unifatea - Circuito da Fé e Vale Histórico - 29/10/2022
  • Reunião em Roseira sobre o Projeto Farmácia Solidária/Comunitária. Participações de Isaías Eleutério da Silva (presidente da Câmara); Fernando Siqueira (prefeito); João Bosco de Almeida Maia (secretário da Saúde) e os farmacêuticos Dra. Mary Brasilio Ude,
    Reunião em Roseira sobre o Projeto Farmácia Solidária/Comunitária. Participações de Isaías Eleutério da Silva (presidente da Câmara); Fernando Siqueira (prefeito); João Bosco de Almeida Maia (secretário da Saúde) e os farmacêuticos Dra. Mary Brasilio Ude,
  • A vice-reitora da Unifatea, Irmã Zenilde Fontes, e o vice-prefeito de Potim, Gilmar Bento, agradeceram ao CRF-SP pelo apoio ao Dia de Solidariedade e Saúde promovido pela Prefeitura de Potim
    A vice-reitora da Unifatea, Irmã Zenilde Fontes, e o vice-prefeito de Potim, Gilmar Bento, agradeceram ao CRF-SP pelo apoio ao Dia de Solidariedade e Saúde promovido pela Prefeitura de Potim
  • CRF-SP presente no Dia de Solidariedade e Saúde promovido pela Prefeitura de Potim (SP)
    CRF-SP presente no Dia de Solidariedade e Saúde promovido pela Prefeitura de Potim (SP)
  • CRF-SP presente no Dia de Solidariedade e Saúde promovido pela Prefeitura de Potim (SP)
    CRF-SP presente no Dia de Solidariedade e Saúde promovido pela Prefeitura de Potim (SP)

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

 

Notícias

Galeria - Fernandópolis

  • A seccional de Fernandópolis realizou em 5 de abril de 2024 o evento Farmacêutico na comunidade, na cidade de Ouroeste.
    A seccional de Fernandópolis realizou em 5 de abril de 2024 o evento Farmacêutico na comunidade, na cidade de Ouroeste.
  • Solenidade do Prêmio Paulo Minami na Fundação Educacional de Fernandópolis em 22/1/24, entregue pela fiscal Dra. Cyntia Manenti Santos à aluna Tauany Monielly Peixoto Gonçalves. Presença do delegado regional, Dr. Giovanni de Oliveira
    Solenidade do Prêmio Paulo Minami na Fundação Educacional de Fernandópolis em 22/1/24, entregue pela fiscal Dra. Cyntia Manenti Santos à aluna Tauany Monielly Peixoto Gonçalves. Presença do delegado regional, Dr. Giovanni de Oliveira
  • Solenidade do Prêmio Paulo Minami na Fundação Educacional de Fernandópolis em 22/1/24, entregue pela fiscal Dra. Cyntia Manenti Santos à aluna Tauany Monielly Peixoto Gonçalves. Presença do delegado regional, Dr. Giovanni de Oliveira
    Solenidade do Prêmio Paulo Minami na Fundação Educacional de Fernandópolis em 22/1/24, entregue pela fiscal Dra. Cyntia Manenti Santos à aluna Tauany Monielly Peixoto Gonçalves. Presença do delegado regional, Dr. Giovanni de Oliveira
  • Cerimônia de Juramento realizada em 21 de março de 2024. Bem-vindos à profissão!
    Cerimônia de Juramento realizada em 21 de março de 2024. Bem-vindos à profissão!
  • Entrega do prêmio Paulo Minami durante a colação de grau das Faculdades Integradas de Fernandópolis (FIFE)
    Entrega do prêmio Paulo Minami durante a colação de grau das Faculdades Integradas de Fernandópolis (FIFE)
  • Palestra Perspectivas de atuação do farmacêutico, com Dr. Giovanni Carlos de Oliveira, delegado da seccional de Fernandópolis, para os alunos de farmácia da FEF, em 25 de maio.
    Palestra Perspectivas de atuação do farmacêutico, com Dr. Giovanni Carlos de Oliveira, delegado da seccional de Fernandópolis, para os alunos de farmácia da FEF, em 25 de maio.
  • Descerramento da placa da inauguração da nova Seccional de Fernandópolis - 2/12/2022
    Descerramento da placa da inauguração da nova Seccional de Fernandópolis - 2/12/2022
  • Inauguração da nova Seccional de Fernandópolis, presenças da diretoria do CRF-SP, do vereador e farmacêutico Dr. Jeferson Leandro de Paiva e do secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi - 2/12/2022
    Inauguração da nova Seccional de Fernandópolis, presenças da diretoria do CRF-SP, do vereador e farmacêutico Dr. Jeferson Leandro de Paiva e do secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi - 2/12/2022
  • Reunião Geral de Delegados Regionais - 3/12/2022
    Reunião Geral de Delegados Regionais - 3/12/2022
  • Reunião Geral de Delegados Regionais - 3/12/2022
    Reunião Geral de Delegados Regionais - 3/12/2022
  • Reunião Geral de Delegados Regionais - 3/12/2022
    Reunião Geral de Delegados Regionais - 3/12/2022
  • Farmacêutico na Comunidade - 29/10/2022
    Farmacêutico na Comunidade - 29/10/2022
  • Farmacêutico na Comunidade - 29/10/2022
    Farmacêutico na Comunidade - 29/10/2022
  • Farmacêutico na Comunidade - 29/10/2022
    Farmacêutico na Comunidade - 29/10/2022

 

Farmacêuticos de referência

 

 

Município  Nome  CRF  Foto
       
       
       
       
       
       
       

 

 

Notícias

Galeria - Franca

  • Dr. Wilson Rigoni e Dra. Debora de Freitas (esq.), delegado e vice da seccional, participaram da posse da secretaria municipal de saúde, Waleria Mascarenhas, nesta terça-feira (20), ao lado do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clovis Ribeiro
    Dr. Wilson Rigoni e Dra. Debora de Freitas (esq.), delegado e vice da seccional, participaram da posse da secretaria municipal de saúde, Waleria Mascarenhas, nesta terça-feira (20), ao lado do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clovis Ribeiro
  • Juramento para novos farmacêuticos na seccional de Franca, em 31 de janeiro. Bem-vindos à profissão!
    Juramento para novos farmacêuticos na seccional de Franca, em 31 de janeiro. Bem-vindos à profissão!
  • A delegada regional adjunta da seccional de Franca, Dra. Debora de Freitas Braz participou no dia 19 de janeiro da premiação Paulo Minami de melhor aluno na Unifran
    A delegada regional adjunta da seccional de Franca, Dra. Debora de Freitas Braz participou no dia 19 de janeiro da premiação Paulo Minami de melhor aluno na Unifran
  • Seccional de Franca do CRF-SP realizou em 29 de agosto o Simpósio Farmácia Hospitalar, com a participação do Dr. Marcos Machado, conselheiro do CRF-SP, no auditório da Unifran.
    Seccional de Franca do CRF-SP realizou em 29 de agosto o Simpósio Farmácia Hospitalar, com a participação do Dr. Marcos Machado, conselheiro do CRF-SP, no auditório da Unifran.
  • Seccional de Franca do CRF-SP realizou em 29 de agosto o Simpósio Farmácia Hospitalar, com a participação do Dr. Marcos Machado, conselheiro do CRF-SP, no auditório da Unifran.
    Seccional de Franca do CRF-SP realizou em 29 de agosto o Simpósio Farmácia Hospitalar, com a participação do Dr. Marcos Machado, conselheiro do CRF-SP, no auditório da Unifran.
  • Seccional de Franca do CRF-SP realizou em 29 de agosto o Simpósio Farmácia Hospitalar, com a participação do Dr. Marcos Machado, conselheiro do CRF-SP, no auditório da Unifran.
    Seccional de Franca do CRF-SP realizou em 29 de agosto o Simpósio Farmácia Hospitalar, com a participação do Dr. Marcos Machado, conselheiro do CRF-SP, no auditório da Unifran.

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

 

Notícias

Galeria - Guarulhos

  • Cerimônia de juramento 9/8/2022
    Cerimônia de juramento 9/8/2022

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

 

Notícias

Galeria - Jundiaí

  • Entrega do prêmio Paulo Minani, em 27 de fevereiro, na Unip, com a presença do Prof. Dr Humberto, Prof. Dr. Daniel, Profa. e coordenadora Dra Mariana e Profa. Dra. Sabrina.
    Entrega do prêmio Paulo Minani, em 27 de fevereiro, na Unip, com a presença do Prof. Dr Humberto, Prof. Dr. Daniel, Profa. e coordenadora Dra Mariana e Profa. Dra. Sabrina.
  • Entrega do prêmio Paulo Minani à aluna Gabriela M. Souza, do Centro Universitário UniAnchieta, na terça-feira (27), em Jundiaí.
    Entrega do prêmio Paulo Minani à aluna Gabriela M. Souza, do Centro Universitário UniAnchieta, na terça-feira (27), em Jundiaí.
  • Dr. Marcelo Buzanelli e Dra. Fernanda Sanduvetti no juramento de novos farmacêuticos da Unip Jundiai, em 15 de fevereiro, na seccional de Jundiaí. Bem-vindos à profissão!
    Dr. Marcelo Buzanelli e Dra. Fernanda Sanduvetti no juramento de novos farmacêuticos da Unip Jundiai, em 15 de fevereiro, na seccional de Jundiaí. Bem-vindos à profissão!
  • Dr. Marcelo Fernando Buzanelli entrega prêmio Paulo Minani, para o aluno Lucas Paulino Rodrigues, da UNIFACCAMP, Campo Limpo Paulista, no dia 7 de fevereiro.
    Dr. Marcelo Fernando Buzanelli entrega prêmio Paulo Minani, para o aluno Lucas Paulino Rodrigues, da UNIFACCAMP, Campo Limpo Paulista, no dia 7 de fevereiro.
  • Entrega do prêmio Paulo Minani, na UNIP Jundiaí, em 29 de janeiro. Da esq. p/ dir.: Profa. Dra. Verônica Soares, a aluna premiada Mariana Sanchez, e Dr. Marcelo Buzanelli, delegado regional
    Entrega do prêmio Paulo Minani, na UNIP Jundiaí, em 29 de janeiro. Da esq. p/ dir.: Profa. Dra. Verônica Soares, a aluna premiada Mariana Sanchez, e Dr. Marcelo Buzanelli, delegado regional
  • Reunião na terça-feira (28/11) com a coordenação da Vigilância Sanitária de Campo Limpo Paulista, com Dr. Marcelo Buzanelli, delegado regional; Mônica Ota, coordenadora geral; Dra. Sidnéia Caçula, farmacêutica; e Dra Caroline Pereira
    Reunião na terça-feira (28/11) com a coordenação da Vigilância Sanitária de Campo Limpo Paulista, com Dr. Marcelo Buzanelli, delegado regional; Mônica Ota, coordenadora geral; Dra. Sidnéia Caçula, farmacêutica; e Dra Caroline Pereira
  • Representantes do CRF-SP e a sec de Jundiaí no V Congresso do Numepi – Unifesp, I Fórum de PICs do FCAFS Interlocução transprofissional, nos dias 15, 16 e 17/11/2023. Na foto, ao lado do Dr. Odemilson Donizete Mossero, presidente do CRMV-SP (segundo à esq
    Representantes do CRF-SP e a sec de Jundiaí no V Congresso do Numepi – Unifesp, I Fórum de PICs do FCAFS Interlocução transprofissional, nos dias 15, 16 e 17/11/2023. Na foto, ao lado do Dr. Odemilson Donizete Mossero, presidente do CRMV-SP (segundo à esq
  • O CRF-SPA participou da ação SIPAT da empresa DEXCAR, em Campo Limpo Paulista, em 15 de agosto, com a colaboração dos alunos da Unifaccamp, Lucas Rodrigues e Débora Inácio. Foram atendidos 54 funcionários.
    O CRF-SPA participou da ação SIPAT da empresa DEXCAR, em Campo Limpo Paulista, em 15 de agosto, com a colaboração dos alunos da Unifaccamp, Lucas Rodrigues e Débora Inácio. Foram atendidos 54 funcionários.
  • A seccional de Jundiaí realizou palestra na UNIP de Jundiaí, em 16 de maio. Alunas Ana Carolina (de rosa), Aline (de preto), profa Mariana Cechetto, e o prof Humberto Spindola
    A seccional de Jundiaí realizou palestra na UNIP de Jundiaí, em 16 de maio. Alunas Ana Carolina (de rosa), Aline (de preto), profa Mariana Cechetto, e o prof Humberto Spindola
  • Juramento na seccional Jundiaí no dia 26 de abril
    Juramento na seccional Jundiaí no dia 26 de abril
  • Cerimônia de juramento 10/8/2022
    Cerimônia de juramento 10/8/2022

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

 

Notícias

Galeria - Marília

  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional Marília, em 26 de março. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional Marília, em 26 de março. Bem-vindos à profissão!
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional Marília, em 12 de março. Bem-vindos à profissão!
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional Marília, em 12 de março. Bem-vindos à profissão!
  • A seccional de Marília do CRF-SP realizou em 22/3 a palestra “Novas oportunidades na área farmacêutica nos dias atuais”, com a participação da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP.
    A seccional de Marília do CRF-SP realizou em 22/3 a palestra “Novas oportunidades na área farmacêutica nos dias atuais”, com a participação da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP.
  • A seccional de Marília do CRF-SP realizou em 22/3 a palestra “Novas oportunidades na área farmacêutica nos dias atuais”, com a participação da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP.
    A seccional de Marília do CRF-SP realizou em 22/3 a palestra “Novas oportunidades na área farmacêutica nos dias atuais”, com a participação da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP.
  • A seccional de Marília do CRF-SP realizou em 22/3 a palestra “Novas oportunidades na área farmacêutica nos dias atuais”, com a participação da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP.
    A seccional de Marília do CRF-SP realizou em 22/3 a palestra “Novas oportunidades na área farmacêutica nos dias atuais”, com a participação da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP.
  • A seccional de Marília do CRF-SP realizou em 22/3 a palestra “Novas oportunidades na área farmacêutica nos dias atuais”, com a participação da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP.
    A seccional de Marília do CRF-SP realizou em 22/3 a palestra “Novas oportunidades na área farmacêutica nos dias atuais”, com a participação da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP.
  • A seccional de Marília do CRF-SP realizou em 22/3 a palestra “Novas oportunidades na área farmacêutica nos dias atuais”, com a participação da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP.
    A seccional de Marília do CRF-SP realizou em 22/3 a palestra “Novas oportunidades na área farmacêutica nos dias atuais”, com a participação da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP.
  • Palestra sobre Telefarmácia ministrada pela Dra. Luciana Canetto e evento Fale com a Diretoria no auditório da Unimar - 6/12/2022
    Palestra sobre Telefarmácia ministrada pela Dra. Luciana Canetto e evento Fale com a Diretoria no auditório da Unimar - 6/12/2022
  • Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, e Dra. Luciane Tiburtino, delegada regional da Seccional de Marília, em visita ao Hospital Beneficente da Unimar
    Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, e Dra. Luciane Tiburtino, delegada regional da Seccional de Marília, em visita ao Hospital Beneficente da Unimar
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10
  • Entrega de menções honrosas - 7/10
    Entrega de menções honrosas - 7/10

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       
       

 

 

Notícias

Galeria - Mogi das Cruzes

  • Farmacêuticos voluntários da seccional participam da 1ª Corrida das Forças Armadas de Mogi das Cruzes, promovendo atendimentos ao público presente
    Farmacêuticos voluntários da seccional participam da 1ª Corrida das Forças Armadas de Mogi das Cruzes, promovendo atendimentos ao público presente
  • Farmacêuticos voluntários da seccional participam da 1ª Corrida das Forças Armadas de Mogi das Cruzes, promovendo atendimentos ao público presente
    Farmacêuticos voluntários da seccional participam da 1ª Corrida das Forças Armadas de Mogi das Cruzes, promovendo atendimentos ao público presente
  • Sessão Solene de entrega dos Títulos de Honra ao Mérito aos Profissionais que se destacaram em 2023, no dia 1° de dezembro, na Câmara Municipal de Suzano. A conselheira Dra. Susana Herrera representou a diretoria do CRF-SP na cerimônia
    Sessão Solene de entrega dos Títulos de Honra ao Mérito aos Profissionais que se destacaram em 2023, no dia 1° de dezembro, na Câmara Municipal de Suzano. A conselheira Dra. Susana Herrera representou a diretoria do CRF-SP na cerimônia
  • Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Mogi das Cruzes, dia 8 de novembro.
    Juramento de novos farmacêuticos na seccional de Mogi das Cruzes, dia 8 de novembro.
  • A seccional de Mogi das Cruzes realizou o curso Prescrever, em 19 de maio
    A seccional de Mogi das Cruzes realizou o curso Prescrever, em 19 de maio
  • Em comemoração ao Dia do Uso Racional de Medicamentos (5/5), a seccional de Mogi das Cruzes realizou evento com café da manhã, sorteios, roda de conversa, integração com pacientes das UBS jardim Yone, Vila Margarida e Centro de Saúde II
    Em comemoração ao Dia do Uso Racional de Medicamentos (5/5), a seccional de Mogi das Cruzes realizou evento com café da manhã, sorteios, roda de conversa, integração com pacientes das UBS jardim Yone, Vila Margarida e Centro de Saúde II
  • Em comemoração ao Dia do Uso Racional de Medicamentos (5/5), a seccional de Mogi das Cruzes realizou evento com café da manhã, sorteios, roda de conversa, integração com pacientes das UBS jardim Yone, Vila Margarida e Centro de Saúde II
    Em comemoração ao Dia do Uso Racional de Medicamentos (5/5), a seccional de Mogi das Cruzes realizou evento com café da manhã, sorteios, roda de conversa, integração com pacientes das UBS jardim Yone, Vila Margarida e Centro de Saúde II
  • Reunião do GTT de Saúde Pública, dia 25/04 - pauta Acessibilidade no Serviço Publico
    Reunião do GTT de Saúde Pública, dia 25/04 - pauta Acessibilidade no Serviço Publico
  • Reunião do GTT de Saúde Pública, dia 25/04 - pauta Acessibilidade no Serviço Publico
    Reunião do GTT de Saúde Pública, dia 25/04 - pauta Acessibilidade no Serviço Publico
  • Reunião do GTT de Farmácia, dia 26/04 - tema consulta pública sobre serviços farmacêuticos, com a presença do Dr. Adriano Falvo
    Reunião do GTT de Farmácia, dia 26/04 - tema consulta pública sobre serviços farmacêuticos, com a presença do Dr. Adriano Falvo
  • Seccional de Mogi das Cruzes participa da entrega do Prêmio Paulo Minami, dia 06/03, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Na foto a homenageada, Franciane Vieira da Silva
    Seccional de Mogi das Cruzes participa da entrega do Prêmio Paulo Minami, dia 06/03, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Na foto a homenageada, Franciane Vieira da Silva
  • Seccional de Mogi das Cruzes participa da entrega do Prêmio Paulo Minami, dia 06/03, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Na foto, Dra. Luana Marques, delegada regional de Mogi das Cruzes, e a homenageada, Franciane Vieira da Silva
    Seccional de Mogi das Cruzes participa da entrega do Prêmio Paulo Minami, dia 06/03, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Na foto, Dra. Luana Marques, delegada regional de Mogi das Cruzes, e a homenageada, Franciane Vieira da Silva
  • A Conferência de Saúde do Município de Ferraz de Vasconcelos, realizada em 3 de março, contou com a participação da Dra. Dra. Susana Yaskara Borches Herrera, conselheira do CRF-SP, e Dra. Viviane Torres, membro da comissão de saúde pública da seccional de
    A Conferência de Saúde do Município de Ferraz de Vasconcelos, realizada em 3 de março, contou com a participação da Dra. Dra. Susana Yaskara Borches Herrera, conselheira do CRF-SP, e Dra. Viviane Torres, membro da comissão de saúde pública da seccional de
  • A Conferência de Saúde do município de Suzano, realizada em 3 de março, contou com a participação de voluntários da seccional de Mogi das Cruzes do CRF-SP: Dra. Lilian Carbone, Dra. Zenaide Siunte (membro da comissão de Saúde Pública) e Dr. Rodrigo Hilári
    A Conferência de Saúde do município de Suzano, realizada em 3 de março, contou com a participação de voluntários da seccional de Mogi das Cruzes do CRF-SP: Dra. Lilian Carbone, Dra. Zenaide Siunte (membro da comissão de Saúde Pública) e Dr. Rodrigo Hilári
  • Ação Farmacêutica da seccional Mogi das Cruzes do CRF-SP no Rotary Clube de Guararema - 29/01
    Ação Farmacêutica da seccional Mogi das Cruzes do CRF-SP no Rotary Clube de Guararema - 29/01
  • Ação Farmacêutica da seccional Mogi das Cruzes do CRF-SP no Rotary Clube de Guararema - 29/01
    Ação Farmacêutica da seccional Mogi das Cruzes do CRF-SP no Rotary Clube de Guararema - 29/01
  • Ação Farmacêutica da seccional Mogi das Cruzes do CRF-SP no Rotary Clube de Guararema - 29/01
    Ação Farmacêutica da seccional Mogi das Cruzes do CRF-SP no Rotary Clube de Guararema - 29/01
  • Ação Farmacêutica da seccional Mogi das Cruzes do CRF-SP no Rotary Clube de Guararema - 29/01
    Ação Farmacêutica da seccional Mogi das Cruzes do CRF-SP no Rotary Clube de Guararema - 29/01
  • Ação Farmacêutica da seccional Mogi das Cruzes do CRF-SP no Rotary Clube de Guararema - 29/01
    Ação Farmacêutica da seccional Mogi das Cruzes do CRF-SP no Rotary Clube de Guararema - 29/01
  • Dra. Luana Marques ministra palestra sobre depressão para os alunos da Escola Estadual Padre Simon Switzar
    Dra. Luana Marques ministra palestra sobre depressão para os alunos da Escola Estadual Padre Simon Switzar

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
       

 

 

Notícias

Notícias

 

Farmacêuticos de referencia

 

 

 Município  Nome  CRF  Foto
Iguape Deise Cristina de Freitas Almeida 95.863  

 

 

Notícias

Responsável por toda a divulgação das ações do CRF-SP, pela propagação dos conceitos de Assistência Farmacêutica junto à sociedade, por meio dos veículos na mídia, são algumas das atribuições do Departamento de Comunicação.

Com a equipe formada por jornalistas, designers gráficos e estagiários de jornalismo, a Comunicação também elabora a Revista do Farmacêutico, publicação bimestral com tiragem de 38 mil exemplares. Além disso, newsletters semanais, boletins internos e externos, além de uma ampla cobertura dos eventos promovidos pelo CRF-SP e por entidades parceiras, fazem parte das atribuições deste departamento.

Confira aqui todas as notícias publicadas no portal do CRF-SP.

Precaução: população mundial adotou as máscaras cirúrgicas para evitar o contágio do Influenza APrecaução: população mundial adotou as máscaras cirúrgicas para evitar o contágio do Influenza A

Publicação digital do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo voltada aos farmacêuticos das mais diversas áreas da Farmácia. Confira a edição atual e anteriores.

Edição atual:

Revista 151

CRF-SP na luta e defesa da profissão farmacêutica

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo tem como missão zelar pela ética e disciplina no exercício da profissão farmacêutica, além de fiscalizar a correta aplicação dos preceitos da profissão em todas as diversas áreas de atuação do farmacêutico, garantindo e ampliando o âmbito da profissão.

Em todo o território nacional são 24 conselhos que compartilham as mesmas prerrogativas.

É uma instituição que, por delegação do poder público federal, zela pela garantia de que a atividade farmacêutica, no âmbito de sua jurisdição, seja exercida por profissionais legalmente habilitados e conscientes da importância de seu papel social.
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo foi criado em 11 de Novembro de 1960 pela lei 3.820, assinada pelo Presidente Juscelino Kubitschek, e iniciou suas atividades em 1961, inicialmente na Rua Amaral Gurgel. Atualmente sua sede está localizada próximo ao bairro de Pinheiros, à Rua Capote Valente, 487 - Jardim América.

 Além do compromisso ético e fiscalizador do órgão é também competência do Conselho Regional registrar e expedir carteiras profissionais, fiscalizar o exercício da profissão impedindo atuação irresponsável e punindo infrações além de eleger seu representante para compor o plenário do Conselho Federal de Farmácia.
Com um trabalho sério e competente, o CRF-SP é o responsável em garantir a saúde pública através da assistência farmacêutica integral por monitorar os aproximadamente 18 mil estabelecimentos farmacêuticos e  em torno de 33 mil profissionais.

Localização - Clique Aqui 


 

Conselheiro Federal

Dr. Marcos Machado Ferreira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Conselheiro Federal
Mandato: 2024/2027

Dr. Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos Junior
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Conselheiro Federal Suplente
Mandato: 2024/2027


O CRF-SP promove cursos e eventos sobre diversos temas para profissionais da capital e no interior do Estado.

 Os cursos são freqüentados por farmacêuticos que atuam em farmácias, drogarias,  hospitais, unidades básicas de saúde, distribuidoras, transportadoras e demais áreas de atuação profissional. Todos os farmacêuticos e acadêmicos do último ano do curso de Farmácia podem participar.

 A coordenação do Programa de Educação Permanente  do CRF-SP está a cargo do Comitê de Educação Permanente e sua execução é responsabilidade do Núcleo de Educação Permanente/Eventos.

 Missão:

Auxiliar na Educação Permanente do Farmacêutico, promovendo uma efetiva inserção e valorização do profissional, como agente de saúde.

 Objetivos gerais:

 -   Auxiliar na capacitação do profissional farmacêutico, oferecendo cursos de diferentes níveis de conhecimento;

 -   Criar parâmetros de escolha e avaliação da grade de cursos oferecidos pelo CRF-SP, buscando abranger todas as áreas do conhecimento farmacêutico;

 -   Promover ações de parceria, complementando as ações de capacitação.

 -   Promover uma efetiva inserção e valorização do Profissional Farmacêutico.

  Atribuições:

  - Planejamento da grade de cursos oferecidos pelo CRF – SP, bem como o conteúdo programático dos mesmos;

 - Avaliação do material didático que serão oferecidos nos cursos;

 - Identificação de ministrantes e primeiro contato com os mesmos;

 - Planejamento das Campanhas de capacitações específicas e capacitações;

 - Promover contato com as Entidades, buscando ações em parceria;

 - Planejar a SAF (Semana de Assistência Farmacêutica), no que diz respeito ao conteúdo da palestra, tema, e ações técnicas, em conjunto com o grupo técnico de farmacêuticos.

 

Acompanhe a agenda de Eventos:

 

CAPITAL - INTERIOR - Eventos Parceiros

 

CRF-SP (Subsede Leste)

Rua Tuiuti, 2009, 2º andar, sala 21, Tatuapé, Cep: 03307-970,

Fone: 2092-4187 / Fax: 2093-3843

Segunda à Sexta: 8:30h - 17:30h

Valdirene / Silvana Silva

 

        

 

Número: 13/2008
Tipo:

Pregão Presencial

Data de Abertura: 23/10/2008 às 14:00 horas
Processo Administrativo:

60/2008

Fase Atual: Aberta
Objeto: Confecção de material

Atenção: em virtude da migração dos sistemas internos de licitações e contratos do CRF-SP para o formato do novo site, ao adquirir o edital você será redirecionado para o nosso site antigo.

 

Licitações em Andamento
  
Licitações Encerradas

 

 

teste

Comissão de Ética do CRF-SP

A Comissão de Ética possui a atribuição de avaliar de forma isenta os processos éticos instaurados em face de profissionais inscritos no CRF-SP, ela elabora relatório e encaminha os casos para apreciação e julgamento pelo Plenário do Conselho, portanto, diferem das Comissões Assessoras que discutem e implementam assuntos relativos ao âmbito profissional. É perante a Comissão de Ética, na fase instrução processual, que o farmacêutico terá assegurado os seus direitos constitucionais ao contraditório e a ampla defesa.
 
Os membros da Comissão de Ética são voluntários, imparciais e comprometidos com o correto e exemplar exercício da profissão farmacêutica. Entre em contato para maiores informações sobre como participar.

 

Código de Ética da Profissão Farmacêutica

Código de Processo Ético da Profissão Farmacêutica

Infrações e sanções éticas e disciplinares

Regulamento das Comissões de Ética

Súmulas do Plenário do CRF-SP

 

 

A Comissão de Ética possui a atribuição de avaliar de forma isenta os processos éticos instaurados em face de profissionais inscritos no CRF-SP, ela elabora relatório e encaminha os casos para apreciação e julgamento pelo Plenário do Conselho, portanto, diferem das Comissões Assessoras que discutem e implementam assuntos relativos ao âmbito profissional.

É perante a Comissão de Ética, na fase instrução processual, que o farmacêutico terá assegurado os seus direitos constitucionais ao contraditório e a ampla defesa.
 
Os membros da Comissão de Ética são voluntários, imparciais e comprometidos com o correto e exemplar exercício da profissão farmacêutica.

Entre em contato para maiores informações sobre como participar da Comissão de Ética.

RESOLUÇÃO Nº 417 DE 29 DE SETEMBRO DE 2004

Ementa: Aprova o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.

O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no exercício das atribuições que lhe confere o artigo 6º, alínea “g”, da Lei n° 3.820, de 11 de novembro de 1960, RESOLVE:

Art. 1º - Aprovar o CÓDIGO DE ÉTICA DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA, nos termos do Anexo desta Resolução, da qual faz parte.

Art. 2° - Esta Resolução entra em vigor na data da publicação, revogando-se as disposições em contrário e, em especial, os termos da Resolução nº 290/96 do Conselho Federal de Farmácia.

ANEXO

CÓDIGO DE ÉTICA DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA

PREÂMBULO
O FARMACÊUTICO É UM PROFISSIONAL DA SAÚDE, CUMPRINDO-LHE EXECUTAR TODAS AS ATIVIDADES INERENTES AO ÂMBITO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO, DE MODO A CONTRIBUIR PARA A SALVAGUARDA DA SAÚDE PÚBLICA E, AINDA, TODAS AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO DIRIGIDAS À COMUNIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE.

TÍTULO I

DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

CAPÍTULO I

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

Art. 1º - O exercício da profissão farmacêutica, como todo exercício profissional, tem uma dimensão ética que é regulada por este código e pelos diplomas legais em vigor, cuja transgressão resultará em sanções disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmácia, após apuração pelas suas Comissões de Ética, independentemente das penalidades estabelecidas pelas leis do País.

Art. 2° - O farmacêutico atuará sempre com o maior respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência nas situações de conflito entre a ciência e os direitos fundamentais do homem.

Art. 3° - A dimensão ética da profissão farmacêutica é determinada, em todos os seus atos, pelo benefício ao ser humano, à coletividade e ao meio ambiente, sem qualquer discriminação.

Art. 4º - Os farmacêuticos respondem pelos atos que praticarem ou pelos que autorizarem no exercício da profissão.

Art. 5° - Para que possa exercer a profissão farmacêutica com honra e dignidade, o farmacêutico deve dispor de boas condições de trabalho e receber justa remuneração por seu desempenho.


Art. 6° - Cabe ao farmacêutico zelar pelo perfeito desempenho ético da Farmácia e pelo prestígio e bom conceito da profissão.

Art. 7° - O farmacêutico deve manter atualizados os seus conhecimentos técnicos e científicos para aperfeiçoar, de forma contínua, o desempenho de sua atividade profissional.

Art. 8° - A profissão farmacêutica, em qualquer circunstância ou de qualquer forma, não pode ser exercida exclusivamente com objetivo comercial.

Art. 9° - Em seu trabalho, o farmacêutico não pode se deixar explorar por terceiros, seja com objetivo de lucro, seja com finalidade política ou religiosa.

Art. 10 – O farmacêutico deve cumprir as disposições legais que disciplinam a prática
profissional no País, sob pena de advertência.

CAPÍTULO II

DOS DEVERES

Art. 11 - O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve:

I. comunicar às autoridades sanitárias e profissionais, com discrição e fundamento, fatos que caracterizem infringência a este Código e às normas que regulam o exercício das atividades farmacêuticas;

II. dispor seus serviços profissionais às autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, independentemente de haver ou não remuneração ou vantagem pessoal;

III. exercer a assistência farmacêutica e fornecer informações ao usuário dos serviços;

IV. respeitar o direito de decisão do usuário sobre sua própria saúde e bem-estar, excetuando- se o usuário que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento e/ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar;

V. comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às autoridades sanitárias a recusa
ou a demissão de cargo, função ou emprego, motivada pela necessidade de preservar os legítimos interesses da profissão, da sociedade ou da saúde pública;

VI. guardar sigilo de fatos que tenha conhecimento no exercício da profissão, excetuandose os de dever legal, amparados pela legislação vigente, os quais exijam comunicação, denúncia ou relato a quem de direito;

VII. respeitar a vida humana, jamais cooperando com atos que intencionalmente atentem contra ela ou que coloquem em risco sua integridade física ou psíquica;

VIII. assumir, com responsabilidade social, sanitária, política e educativa, sua função na determinação de padrões desejáveis do ensino e do exercício da Farmácia;

IX. contribuir para a promoção da saúde individual e coletiva, principalmente no campo da prevenção, sobretudo quando, nessa área, desempenhar cargo ou função pública;


X. adotar postura científica, perante as práticas terapêuticas alternativas, de modo que o usuário fique bem informado e possa melhor decidir sobre a sua saúde e bem-estar;

XI. selecionar, nos limites da lei, os auxiliares para o exercício de sua atividade;

XII. denunciar às autoridades competentes quaisquer formas de poluição, deterioração do meio ambiente ou riscos inerentes ao trabalho, prejudiciais à saúde e à vida;

XIII. evitar que o acúmulo de encargos prejudique a qualidade da atividade farmacêutica prestada.

Art. 12 - O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.


§ 1º - A comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer no prazo máximo de 5 (cinco) dias após o afastamento, quando este ocorrer por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar, ou outro, a ser avaliado pelo CRF.

§ 2º - Quando o afastamento for motivado por doença, o farmacêutico ou seu procurador deverá apresentar à empresa ou instituição documento datado e assinado, justificando sua ausência, a ser comprovada por atestado, no prazo de 5 (cinco) dias.


§ 3º – Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras atividades, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 1 (um) dia.

CAPÍTULO III

DAS PROIBIÇÕES

Art. 13 - É proibido ao farmacêutico:

I. participar de qualquer tipo de experiência em ser humano, com fins bélicos, raciais ou eugênicos, pesquisa clínica ou em que se constate desrespeito a algum direito inalienável do ser humano;

II. exercer simultaneamente a Medicina;

III. praticar procedimento que não seja reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia;

IV. praticar ato profissional que cause dano físico, moral ou psicológico ao usuário do
serviço, que possa ser caracterizado como imperícia, negligência ou imprudência;

V. deixar de prestar assistência técnica efetiva ao estabelecimento com o qual mantém vínculo profissional, ou permitir a utilização do seu nome por qualquer estabelecimento ou instituição onde não exerça pessoal e efetivamente sua função;

VI. realizar, ou participar de atos fraudulentos relacionados à profissão farmacêutica, em todas as suas áreas de abrangência;

VII. fornecer meio, instrumento, substância ou conhecimento para induzir a prática (ou dela participar) de eutanásia, de tortura, de toxicomania ou de qualquer outra forma de procedimento degradante, desumano ou cruel em relação ao ser humano;

VIII. produzir, fornecer, dispensar, ou permitir que seja dispensado meio, instrumento, substância e/ou conhecimento, medicamento ou fórmula magistral, ou especialidade farmacêutica, fracionada ou não, que não contenha sua identificação clara e precisa sobre a(s) substância(s) ativa(s) contida(s), bem como suas respectivas quantidades, contrariando as normas legais e técnicas, excetuando-se a dispensação hospitalar interna, em que poderá haver a codificação do medicamento que for fracionado, sem, contudo, omitir o seu nome ou fórmula;

IX. obstar, ou dificultar a ação fiscalizadora das autoridades sanitárias ou profissionais;

X. aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial, mediante acordos ou dissídios da categoria;

XI. declarar possuir títulos científicos ou especialização que não possa comprovar;

XII. permitir interferência nos resultados apresentados como perito ou auditor;

XIII. aceitar ser perito ou auditor quando houver envolvimento pessoal ou institucional;

XIV. exercer a profissão farmacêutica quando estiver sob a sanção disciplinar de suspensão;

XV. expor, dispensar, ou permitir que seja dispensado medicamento em contrariedade à legislação vigente;

XVI. exercer a profissão em estabelecimento que não esteja devidamente registrado nos órgãos de fiscalização sanitária e do exercício profissional;

XVII. aceitar a interferência de leigos em seus trabalhos e em suas decisões de natureza profissional;

XVIII. delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão farmacêutica;

XIX. omitir-se e/ou acumpliciar-se com os que exercem ilegalmente a Farmácia, ou com profissionais ou instituições farmacêuticas que pratiquem atos ilícitos;

XX. assinar trabalhos realizados por outrem, alheio à sua execução, orientação, supervisão ou fiscalização, ou ainda assumir responsabilidade por ato farmacêutico que não praticou ou do qual não participou efetivamente;

XXI. prevalecer-se do cargo de chefia ou de empregador para desrespeitar a dignidade de subordinados;

XXII. pleitear, de forma desleal, para si ou para outrem, emprego, cargo ou função que esteja sendo exercido por outro farmacêutico, bem como praticar atos de concorrência desleal;

XXIII. fornecer, ou permitir que forneçam, medicamento ou fármaco para uso diverso da sua finalidade;

XXIV. exercer a Farmácia em interação com outras profissões, concedendo vantagem, ou não, aos demais profissionais habilitados para direcionamento de usuário, visando ao interesse econômico e ferindo o direito do usuário de livremente escolher o serviço e o profissional;

XXV. receber remuneração por serviços que não tenha efetivamente prestado;

XXVI. exercer a fiscalização profissional e sanitária, quando for sócio ou acionista de qualquer categoria, ou interessado por qualquer forma, bem como prestar serviços a empresa ou estabelecimento que explore o comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, laboratórios, distribuidoras, indústrias, com ou sem vínculo empregatício.

Art. 14 – Quando atuante no serviço público, é vedado ao farmacêutico:

I. utilizar-se do serviço ou cargo público para executar trabalhos de empresa privada de sua propriedade ou de outrem, como forma de obter vantagens pessoais;

II. cobrar ou receber remuneração do usuário do serviço;

III. reduzir, irregularmente, quando em função de chefia, a remuneração devida a outro farmacêutico.

CAPÍTULO IV

DA PUBLICIDADE E DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Art. 15 - É vedado ao farmacêutico:

I. divulgar assunto ou descoberta de conteúdo inverídico;

II. publicar, em seu nome, trabalho científico do qual não tenha participado ou atribuir-se autoria exclusiva quando houver participação de subordinados ou outros profissionais, farmacêuticos ou não;

III. promover publicidade enganosa ou abusiva da boa fé do usuário;

IV. anunciar produtos farmacêuticos ou processos por meios capazes de induzir ao uso indiscriminado de medicamentos;

V. utilizar-se, sem referência ao autor ou sem a sua autorização expressa, de dados ou informações, publicados ou não;

VI. promover pesquisa na comunidade, sem o seu consentimento livre e esclarecido, e sem que o objetivo seja a proteção ou a promoção da saúde.

CAPÍTULO V

DOS DIREITOS

Art. 16 - São direitos do farmacêutico:

I. exercer a profissão sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza;


II. interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica farmacológica, com fundamento no uso racional de medicamentos;

III. exigir dos demais profissionais de saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição;

IV. recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada, onde inexistam
condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação junto às autoridades sanitárias e profissionais, contra a instituição;

V. opor-se a exercer a profissão, ou suspender a sua atividade, individual ou coletivamente, em instituição pública ou privada, onde inexistam remuneração ou condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, ressalvadas as situações de urgência ou de emergência, devendo comunicá-las imediatamente ao Conselho Regional de Farmácia e às autoridades sanitárias e profissionais;

VI. negar-se a realizar atos farmacêuticos que, embora autorizados por lei, sejam contrários aos ditames da ciência e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos ou ao respectivo Conselho Regional de Farmácia.

TÍTULO II

DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS

Art. 17 - O farmacêutico, perante seus colegas e demais profissionais da equipe de saúde, deve comprometer-se a:

I. obter e conservar alto nível ético em seu meio profissional e manter relações cordiais com a sua equipe de trabalho, prestando-lhe apoio, assistência e solidariedade moral e profissional;

II. adotar critério justo nas suas atividades e nos pronunciamentos sobre serviços e funções confiados anteriormente a outro farmacêutico;

III. prestar colaboração aos colegas que dela necessitem, assegurando-lhes consideração, apoio e solidariedade que reflitam a harmonia e o prestígio da categoria;

IV. prestigiar iniciativas dos interesses da categoria;

V. empenhar-se em elevar e firmar seu próprio conceito, procurando manter a confiança dos membros da equipe de trabalho e do público em geral;

VI. limitar-se às suas atribuições no trabalho, mantendo relacionamento harmonioso com outros profissionais, no sentido de garantir unidade de ação na realização de atividades a que se propõe em benefício individual e coletivo;

VII. denunciar, a quem de direito, atos que contrariem os postulados éticos da profissão.

TÍTULO III

DAS RELAÇÕES COM OS CONSELHOS

Art. 18 - Na relação com os Conselhos, obriga-se o farmacêutico a:

I. acatar e respeitar os Acórdãos e Resoluções do Conselho Federal e os Acórdãos e Deliberações dos Conselhos Regionais de Farmácia;

II. prestar, com fidelidade, informações que lhe forem solicitadas a respeito de seu exercício profissional;

III. comunicar ao Conselho Regional de Farmácia em que estiver inscrito, toda e qualquer conduta ilegal ou antiética que observar na prática profissional;

IV. atender convocação, intimação, notificação ou requisição administrativa no prazo determinado, feita pelos Conselhos Regionais de Farmácia, a não ser por motivo de força maior, comprovadamente justificado.

Art. 19 - O farmacêutico, no exercício profissional, fica obrigado a informar, por escrito, ao respectivo Conselho Regional de Farmácia (CRF) todos os seus vínculos, com dados completos da empresa (razão social, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – C.N.P.J., endereço, horário de funcionamento e de Responsabilidade Técnica – RT), mantendo atualizado o seu endereço residencial e os horários de responsabilidade técnica ou de substituição.

TÍTULO IV

DAS INFRAÇÕES E SANÇÕES DISCIPLINARES

Art. 20 - As sanções disciplinares consistem em:

I. de advertência ou censura;

II. de multa de (um) salário-mínimo a 3 (três) salários-mínimos regionais;

III. de suspensão de 3 (três) meses a um ano;

IV. de eliminação.

TÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 21 – As normas deste Código aplicam-se aos farmacêuticos, em qualquer cargo ou função, independentemente do estabelecimento ou instituição onde estejam prestando serviço.

Art. 22 - A verificação do cumprimento das normas estabelecidas neste Código é atribuição do Conselho Federal de Farmácia, dos Conselhos Regionais de Farmácia e suas Comissões de Ética, das autoridades da área de saúde, dos farmacêuticos e da sociedade em geral.

Art. 23 - A apuração das infrações éticas compete ao Conselho Regional de Farmácia em que o profissional está inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu, por meio de sua Comissão de Ética.

Art. 24 - O farmacêutico portador de doença que o incapacite para o exercício da farmácia, apurada pelo Conselho Regional de Farmácia em procedimento administrativo com perícia médica, terá suas atividades profissionais suspensas enquanto perdurar sua incapacidade.

Art. 25 – O profissional condenado por sentença criminal, definitivamente transitada em julgado, por crime praticado no uso do exercício da profissão, ficará suspenso da atividade enquanto durar a execução da pena.

Art. 26 – Prescreve em 24 (vinte e quatro) meses a constatação fiscal de ausência do farmacêutico no estabelecimento, através de auto de infração ou termo de visita, para efeito de instauração de processo ético.

Art. 27 - Aplica-se o Código de Ética a todos os inscritos no Conselho Regional de Farmácia.

Art. 28 - O Conselho Federal de Farmácia, ouvidos os Conselhos Regionais de Farmácia e a categoria farmacêutica, promoverá a revisão e a atualização deste Código, quando necessário.

Art. 29 - As condições omissas neste Código serão decididas pelo Conselho Federal de Farmácia.

(*) Republicada por incorreção.

JALDO DE SOUZA SANTOS
Presidente - CFF

(DOU 17/11/2004 - Seção 1 Pág. 306)

Aviso de Retificação, de 6 de maio de 2005 (*)

RESOLUÇÃO Nº 418 DE 29 DE SETEMBRO DE 2004

Ementa: Aprova o Código de Processo Ético da Profissão Farmacêutica.

O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no exercício das atribuições que lhe confere o artigo 6º, alínea “g”, da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, RESOLVE:

Art. 1º - Aprovar o CÓDIGO DE PROCESSO ÉTICO DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA, nos termos do Anexo desta Resolução, de que faz parte.


Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da publicação, revogando-se as disposições em contrário e, em especial, os termos das Resoluções 241/93 e 259/94, do Conselho Federal de Farmácia.

ANEXO

CÓDIGO DE PROCESSO ÉTICO

TÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I

DO PROCESSO

Art. 1º - A apuração ética, nos Conselhos Regionais de Farmácia, reger-se-á por este Código, aplicando-se, supletivamente, os princípios gerais de direito aos casos omissos e/ou lacunosos.

Art. 2º - A competência disciplinar é do Conselho Regional de Farmácia (CRF) em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu, devendo o processo ser instaurado, instruído e julgado em caráter sigiloso, sendo permitida vista dos autos apenas às partes e aos procuradores, fornecendo-se cópias das peças requeridas.

Parágrafo Único - No decurso da apuração ética, poderá o profissional solicitar transferência para outro CRF, sem interrupção ou prejuízo do processo ético no CRF em que tenha cometido a falta. Neste caso, após o processo transitado em julgado, deverá o CRF julgador informar ao CRF em que o profissional estiver inscrito quanto ao teor do veredicto e à penalidade imposta.

Art. 3º - Os Conselhos Regionais de Farmácia instituirão Comissões de Ética, com a competência de opinar pela abertura ou não de processo ético disciplinar.

§ 1º - Cada Comissão de Ética será composta por, no mínimo, 3 (três) farmacêuticos nomeados pelo Presidente do CRF e homologados pelo Plenário, com mandato igual ao da Diretoria.

§ 2º - Compete à Comissão de Ética escolher dentre os seus membros o seu Presidente.

§ 3º - É vedada à Diretoria a participação na Comissão de Ética.

§ 4º - Verificada a ocorrência de vaga na Comissão de Ética, o Presidente do CRF indicará o substituto para ocupar o cargo.

Art. 4º - A Apuração Ética obedecerá, para sua tramitação, cronologicamente os seguintes passos:

I. Recebimento da denúncia;

II. Instauração ou Arquivamento;

III. Montagem do Processo Ético-disciplinar;

IV. Instalação dos trabalhos;

V. Conclusão da Comissão de Ética;

VI. Julgamento;

VII. Recursos e Revisões;

VIII. Execução.

Art. 5º - Compete aos Conselhos Regionais de Farmácia processar e julgar em primeira instância os profissionais sob sua jurisdição e seus membros colegiados.

Art. 6º - Compete ao Conselho Federal de Farmácia julgar em instância de recurso os
processos disciplinares éticos.

TÍTULO II

DOS PROCEDIMENTOS

CAPÍTULO II

DO RECEBIMENTO DA DENÚNCIA

Art. 7º - A apuração do processo ético inicia-se por ato do Presidente do CRF, quando este:

I. tomar ciência do ato ou matéria que caracterize infração ética profissional;

II. tomar conhecimento de infração ética profissional por meio do Relatório de Fiscalização do CRF que preside.

Art. 8º - O Presidente do CRF encaminhará, em até 20 (vinte) dias, corridos do conhecimento do fato, despacho ao Presidente da Comissão de Ética, determinando a elaboração de parecer sobre a viabilidade de abertura de Processo Ético-disciplinar, com base nos indícios apresentados na denúncia recebida.

§ 1º - O Presidente da Comissão de Ética terá o prazo de 20 (vinte) dias, contados a partir do recebimento da solicitação, para entregar o parecer.

§ 2º - O parecer do Presidente da Comissão de Ética deverá conter uma parte expositiva, onde serão fundamentados os motivos e uma outra, conclusiva, onde se explicite a frase “pela instauração de Processo Ético-disciplinar” ou “pelo arquivamento”. No primeiro caso, deverá(ão) constar o(s) artigo(s) do Código de Ética em tese infringido(s).

CAPÍTULO III

DA INSTAURAÇÃO OU ARQUIVAMENTO

Art. 9º - O Presidente do CRF analisará o parecer do Presidente da Comissão de Ética e despachará, em até 20 (vinte) dias, pelo arquivamento ou pela instauração de Processo Ético Disciplinar.

Parágrafo Único - Para abertura de processo ético com fundamento na ausência do profissional no estabelecimento a que presta assistência técnica, conforme dispõe o inciso V, do artigo 13 do Código de Ética, serão necessárias, no mínimo, 3 (três) constatações fiscais no período de 24 (vinte e quatro) meses.

CAPÍTULO IV

DA MONTAGEM DO PROCESSO ÉTICO DISCIPLINAR

Art. 10 - Instaurado o Processo Ético Disciplinar mediante despacho do Presidente do CRF, a Secretaria o registrará por escrito e o autenticará, atribuindo ao processo um número de protocolo que o caracterizará e, de imediato, o encaminhará à Comissão de Ética.

Art. 11 - O processo será formalizado através de autos, com peças anexadas por termo, sendo os despachos, pareceres e decisões juntados em ordem numérica.

CAPÍTULO V

DA INSTALAÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 12 - Recebido o processo, o Presidente da Comissão de Ética terá até 180 (cento e oitenta) dias, para instalar e concluir os trabalhos da Comissão de Ética, obedecendo aos seguintes procedimentos:

I. Lavrar o competente termo de instalação dos trabalhos;

II. Designar, dentre os membros da comissão, o relator do processo;

III. Designar um empregado do CRF para secretariar os trabalhos da Comissão;

IV. Designar local, dia e hora para a Sessão de Depoimento do indiciado;

V. Determinar a imediata comunicação por correspondência ao indiciado, relatando-lhe:

a) da abertura do processo ético;

b) do local, data e hora designados para a sessão em que ocorrerá o seu depoimento;

c) do direito de arrolar até 3 (três) testemunhas na sua defesa prévia, que deve(m) ser apresentada(s) em até 7 (sete) dias anteriores à data da audiência.

Parágrafo Único - O indiciado ou seu procurador terá livre acesso aos originais dos autos do processo sempre que desejar consultá-los, observando-se o expediente da Secretaria do CRF.

Art. 13 - Compete ao Relator da Comissão de Ética no Processo Ético-disciplinar:

I. Instruir o processo para julgamento;

II. Intimar pessoas;

III. Requerer perícias e demais provas ou diligências consideradas necessárias à instrução do processo;

IV. Emitir relatório;

V. Requerer ao Presidente da Comissão de Ética a realização de nova sessão de depoimento, se necessário.

Art. 14 - A sessão de depoimento do indiciado obedecerá ao que segue:

I. Somente poderão estar presentes no recinto os membros da Comissão de Ética, o depoente e/ou seu procurador, as testemunhas, o advogado do CRF e o funcionário do CRF responsável por secretariar a Comissão de Ética;

II. Cabe ao Presidente da Comissão de Ética determinar a ordem de entrada e/ou permanência no recinto dos participantes da sessão;

III. A sessão de depoimento poderá ser gravada em áudio, sendo as fitas anexadas ao processo;

IV. Ao final da sessão de depoimento, o relator do processo oferecerá aos presentes o “Termo de Depoimento”, por escrito, em duas vias de igual teor, que deverá ser lido e assinado pelos presentes.

Art. 15 - Caso o indiciado não se manifeste à Comissão de Ética e também não compareça ao local, no dia e na hora marcados para prestar depoimento, o Presidente da Comissão de Ética o convocará novamente, declarando-o revel, se ausente. No primeiro dia útil seguinte, o Presidente da Comissão de Ética comunicará o ocorrido ao Presidente do CRF, requerendo-lhe a nomeação de Defensor Dativo.

§ 1º - O Presidente do CRF terá o prazo de 10 (dez) dias para proceder a nomeação do Defensor Dativo.

§ 2º - O Defensor Dativo, a partir de sua nomeação, terá o prazo de 15 (quinze) dias para apresentar, por escrito, à Comissão de Ética, a defesa do indiciado.

Art. 16 - O revel poderá intervir no processo em qualquer fase, não lhe sendo devolvido prazo já vencido.

CAPÍTULO VI

DA CONCLUSÃO DA COMISSÃO DE ÉTICA

Art. 17 - Concluída a instrução processual, o Relator da Comissão de Ética apresentará seu relatório.

§ 1º - Caso haja necessidade de perícias e demais provas, ou diligências consideradas necessárias na instrução do processo e que demandem maior tempo em face de maior complexidade, o prazo para conclusão poderá ser prorrogado por até 180 (cento e oitenta) dias, mediante justificativa apresentada pelo Presidente da CE ao Presidente do CRF.

§ 2º - O relatório a que alude o “caput” deste artigo conterá uma parte expositiva, mediante sucinto relato dos fatos, com a explícita referência ao local, à data e à hora da infração, com a apreciação das provas acolhidas; e outra parte, conclusiva, com a apreciação do valor probatório das provas, indicando a infração e os dispositivos do Código de Ética infringidos e se houve, ou não, culpa.

Art. 18 - O Presidente da Comissão notificará na audiência o indiciado para, no prazo de 15 (quinze) dias, apresentar as razões finais.

Art. 19 - Concluído o processo, o Presidente da Comissão de Ética remeterá os autos ao Presidente do CRF para as providências cabíveis.

CAPÍTULO VII

DO JULGAMENTO

Art. 20 - Recebido o processo, o Presidente do CRF terá o prazo de 10 (dez) dias para:

a) marcar a data de julgamento do processo em Reunião Plenária;

b) designar um Conselheiro Relator entre os Conselheiros Efetivos, por distribuição da Secretaria;

c) comunicar ao indiciado a data de julgamento, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

Parágrafo Único - A Plenária de julgamento do Processo Ético-disciplinar deverá ser realizada, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias corridos, contados a partir da data de recebimento do Processo Ético-disciplinar pelo Presidente do CRF.

Art. 21 - O Conselheiro Relator designado deverá apresentar seu parecer na Reunião
Plenária em que o processo será submetido a julgamento, na data marcada.

Parágrafo Único - Não apresentando o Conselheiro Relator o parecer, sem justificativa prévia, o Presidente do CRF designará outro Relator, que o apresentará na plenária subseqüente.

Art. 22 - Abrindo a Sessão de Julgamento, o Presidente da Reunião Plenária concederá a palavra ao Conselheiro Relator, que lerá seu parecer e, após a concessão de direito à defesa oral, por 10 (dez) minutos, proferirá o seu voto, com julgamento que poderá ser realizado, em sessão secreta, a critério do CRF.

Art. 23 - Cumprido o disposto nos artigos anteriores, o Presidente da Reunião Plenária dará a palavra, pela ordem, aos Conselheiros que a solicitarem, para:

I. requerer vista dos autos;

II. requerer a conversão do julgamento em diligência, com aprovação do Plenário, caso em que determinará as providências que devem ser adotadas pela Comissão de Ética;

III. Opinar sobre a matéria ou os fundamentos ou conclusões do Relator;

IV. Proferir seu voto.

Art. 24 - Caso haja pedido de vista dos autos ou conversão do julgamento em diligência, o processo será retirado de pauta, e seu julgamento final ocorrerá na Reunião Plenária subseqüente.

§ 1º - Na hipótese de pedido de vista ou de conversão do julgamento em diligência, cumpridas as respectivas providências, os autos serão devolvidos ao Conselheiro Relator para juntar seu parecer.

§ 2º - A Comissão de Ética terá o prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data da realização da Plenária que deu origem ao pedido de diligência, para devolver ao Presidente do CRF o Processo Ético-disciplinar considerado.

§ 3º – Após cumprida(s) a(s) diligência(s), o Presidente da Comissão de Ética remeterá ao Presidente do CRF o Processo Ético-disciplinar, quando se contarão novamente os prazos previstos no artigo 20.

Art. 25 - A decisão dos Conselhos Regionais de Farmácia será fundamentada com base no parecer e voto do relator.

Parágrafo Único - Na hipótese de divergência do voto do Relator e com pedido de revisão por outro Conselheiro, o Presidente do CRF designará este como Revisor, que deverá apresentar voto, por escrito, na sessão plenária subseqüente ou em sessão extraordinária.

Art. 26 - A decisão do Plenário terá a forma de Acórdão, a ser lavrado de acordo com o parecer do Conselheiro, cujo voto tenha sido adotado.

CAPÍTULO VIII

DOS RECURSOS E REVISÕES

Art. 27 - Da decisão do Conselho Regional caberá recurso ao Conselho Federal, no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data em que o infrator dela tomar conhecimento.

§ 1º - Interposto tempestivamente, o recurso terá efeito suspensivo nos casos previstos em lei.

§ 2º - No caso de interposição intempestiva, que deverá ser certificada nos autos, pelo Conselho Regional, o processo será arquivado, com trânsito em julgado.

Art. 28 - O recurso será julgado de acordo com o que dispuserem as normas do Conselho Federal de Farmácia.

Art. 29 - No prazo de até um ano, a contar do trânsito em julgado da decisão, o punido poderá requerer revisão do processo ao CRF, com base em fato novo, ou na hipótese de a decisão condenatória ter sido fundada em depoimento, exame pericial ou documento cuja falsidade ficar comprovada.

Parágrafo Único - Considera-se fato novo aquele que o punido conheceu somente após o trânsito em julgado da decisão e que dê condição, por si só, ou em conjunto com as demais provas já produzidas, de criar nos julgadores uma convicção diversa daquela já firmada.

Art. 30 - A revisão terá início por petição dirigida ao Presidente do CRF, instruída com
certidão de trânsito em julgado da decisão e as provas documentais comprobatórias dos fatos argüidos.

Parágrafo Único - O Presidente do CRF, ao acatar o pedido, nomeará um relator para
emissão de parecer, o qual será submetido a julgamento em sessão plenária, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

CAPÍTULO IX

DA EXECUÇÃO

Art. 31 - Compete ao Conselho Regional de Farmácia a execução da decisão proferida em Processo Ético-disciplinar, que se processará nos estritos termos do Acórdão e será anotada no prontuário do infrator.

§ 1º - Na execução da penalidade de eliminação da inscrição do profissional no quadro do Conselho Regional de Farmácia, além dos editais e das comunicações feitas às autoridades e interessados, proceder-se-á a apreensão da Carteira Profissional do infrator.

§ 2º - Na hipótese de aplicação definitiva de penalidade de suspensão, o CRF deverá
promover publicidade da decisão.

TÍTULO III

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 32 - Considera-se prorrogado o prazo até o 1º (primeiro) dia útil subseqüente, se o vencimento do mesmo cair em feriado ou em recesso do Conselho.

Art. 33 - A representação por procurador deverá estar instruída com instrumento de procuração, com firma devidamente reconhecida, excetuando-se aquela outorgada a advogado.

Art. 34 - A punibilidade de farmacêutico por falta sujeita a Processo Ético-disciplinar, por meio do CRF em que esteja inscrito, prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.

Art. 35 - O conhecimento expresso ou a notificação feita diretamente ao profissional faltoso interrompe o prazo prescricional de que trata o artigo anterior.

Parágrafo Único. O conhecimento expresso ou a notificação de que trata este artigo
ensejará defesa escrita ou a termo, a partir de quando recomeçará a fluir novo prazo prescricional.

Art. 36 - Todo processo disciplinar paralisado, há mais de 3 (três) anos, pendente de despacho ou julgamento, será arquivado ex officio, ou a requerimento da parte interessada, sem prejuízo de serem apuradas as responsabilidades pela paralisação.

JALDO DE SOUZA SANTOS
Presidente - CFF

(*) Republicada por incorreção.

(DOU 17/11/2004 - Seção 1 Pág. 307)

RESOLUÇÃO Nº 461, DE 2 DE MAIO DE 2007

Dispõe sobre as infrações e sanções éticas e disciplinares aplicáveis aos farmacêuticos.

O Conselho Federal de Farmácia, com fundamento no artigo 6º, alínea "g", da Lei n.º 3.820, de 11 de novembro de 1960,Considerando a necessidade de regular a aplicação de penalidades por procedimento administrativo, definidas no artigo 30 da Lei n.º 3.820/60, RESOLVE:

Art. 1º - As transgressões aos Acórdãos e às Resoluções do Conselho Federal de Farmácia, às Deliberações dos Conselhos Regionais de Farmácia e as infrações à legislação farmacêutica são passíveis de recurso ao Conselho Federal de Farmácia, ressalvadas as previstas em normas especiais.

Art. 2º - As infrações éticas e disciplinares serão apenadas, de forma alternada, sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis, com as penas de:

I. advertência;

II. advertência com emprego da palavra "censura";

III. multa;

IV. suspensão;

V. eliminação.

Art. 3º - A imposição das penas e sua gradação serão feitas em razão da aplicação do Código de Processo Ético, nos termos da lei.

§ 1º - A pena de advertência será aplicada, de forma verbal ou escrita, por ofício do Presidente do Conselho Regional de Farmácia da jurisdição, quando a falta disciplinar for leve, no primeiro caso.

§ 2º - A advertência com o emprego da palavra "censura" será aplicada, de forma verbal ou escrita, por ofício do Presidente do Conselho Regional de Farmácia da jurisdição, quando a falta disciplinar for leve, a partir do segundo caso.

§ 3º - A pena de multa consiste no recolhimento de importância em espécie, a partir da terceira falta, variável segundo a gravidade da infração, de 1 (um) a 3 (três) salários-mínimos regionais, aplicada com publicidade.

§ 4º - A pena de suspensão consiste no impedimento de qualquer atividade profissional, variável segundo a gravidade da infração, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e será imposta por motivos de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicável pelo Conselho Regional de Farmácia com publicidade.

§ 5º - A eliminação da inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais de Farmácia será aplicada com publicidade aos que, por faltas graves, já tenham sido 3 (três) vezes suspensos, por manifestação favorável de dois terços dos membros do Conselho Regional da jurisdição.

Art. 4º - As infrações éticas e disciplinares classificam-se em:

I. leves, aquelas em que o indiciado é beneficiado por circunstância atenuante;

II. graves, aquelas em que for observada uma circunstância agravante; e

III. gravíssimas, aquelas em que for observada a existência de duas ou mais circunstâncias agravantes.

Art. 5º - Para a imposição de pena e sua gradação, o Conselho Regional de Farmácia observará os seguintes aspectos:

I. as circunstâncias atenuantes e agravantes;

II. a gravidade do fato, em razão de suas conseqüências para o exercício profissional e a saúde coletiva;

III. os antecedentes do indiciado em relação às normas profissionais de regulação da atividade farmacêutica.

Art. 6º - São circunstâncias atenuantes:

I. a ação do indiciado não ter sido o fundamento para a consecução do evento;

II. a confissão espontânea da infração, se for relevante para a descoberta da verdade, com o propósito de reparar ou diminuir as suas conseqüências para o exercício profissional e a saúde coletiva;

III. ter o indiciado sofrido coação a que não podia resistir para a prática do ato;

IV. ser o infrator primário, e a falta cometida, de natureza leve; e

V. ter o indiciado atendido, no prazo determinado, as convocações, intimações, notificações ou requisições administrativas feitas pelo Conselho Regional de Farmácia da jurisdição.

Art. 7º - São circunstâncias agravantes:

I. a premeditação;

II. a reincidência, considerada como tal sempre que a infração for cometida antes de decorrido um ano após o cumprimento de pena disciplinar imposta por infração anterior;

III. a acumulação de infrações, sempre que duas ou mais sejam cometidas no mesmo momento;

IV. o fato de a infração ou as infrações serem cometidas durante o cumprimento de pena disciplinar ou no período de suspensão de inscrição;

V. ter o indiciado cometido a infração para obter vantagem pecuniária decorrente do consumo, pelo público, do produto elaborado ou serviço prestado, em desobediência ao que dispõem as normas profissionais e sanitárias, quando for o caso;

VI. o conluio com outras pessoas;

VII. ter a infração conseqüências calamitosas para a atividade profissional e a saúde coletiva; e

VIII. a verificação de dolo, em qualquer de suas formas.

Parágrafo único. A reincidência poderá tornar o indiciado passível de enquadramento na pena de suspensão e a caracterização da infração como gravíssima, a depender da avaliação da conduta irregular praticada pelo profissional.

Art. 8º - Ocorrendo concurso de circunstâncias atenuantes e agravantes, a aplicação de pena será considerada em razão das que forem preponderantes.

Art. 9º - Quando aplicada a pena de suspensão e eliminação, deve ser publicada no órgão de divulgação oficial do Conselho Regional de Farmácia, depois do trânsito em julgado.

Art. 10 - As sanções aplicadas serão registradas na ficha individual do farmacêutico, devendo ainda ser comunicadas, no caso de suspensão, ao empregador e ao órgão sanitário competente.

Art. 11 - São infrações éticas e disciplinares:

I. deixar de comunicar às autoridades farmacêuticas, com discrição e fundamento, fatos de seu conhecimento que caracterizem infração ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica e às normas que regulam as atividades farmacêuticas;
Pena - advertência;

II. desrespeitar ou ignorar o direito ao consentimento livre e esclarecido do usuário sobre sua saúde e seu bem-estar, excetuandose o usuário que, por laudo médico ou decisão judicial, for declarado incapaz;
Pena - advertência com emprego da palavra "censura";

III. violar o sigilo profissional de fatos que tenha tomado conhecimento no exercício da profissão, com exceção daqueles presentes em lei que exigem comunicação, denúncia ou relato a quem de direito;
Pena - suspensão de 3 (três) meses;

IV. exercer a profissão farmacêutica sem condições dignas de trabalho e remuneração;
Pena - advertência ou advertência com emprego da palavra "censura";

V. afastar-se de suas atividades profissionais por motivo de doença, férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento ou atividades inerentes no exercício profissional, quando não houver outro farmacêutico que o substitua, sem comunicar ao Conselho Regional de Farmácia da jurisdição;
Pena - advertência com emprego da palavra "censura";

VI. participar de qualquer tipo de experiência em seres humanos com fins bélicos, raciais, eugênicos e em pesquisa clínica, na qual se observe desrespeito dos direitos humanos;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

VII. exercer simultaneamente a Medicina;
Pena - suspensão de 3 (três) meses;

VIII. exercer atividade farmacêutica com fundamento em procedimento não reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) meses;

IX. praticar ato profissional que cause dano físico, moral ou material ao usuário do serviço, caracterizado como imperícia, negligência ou imprudência;
Pena - suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

X. deixar de prestar assistência técnica ao estabelecimento com o qual mantenha vínculo profissional ou permitir a utilização de seu nome por qualquer estabelecimento ou instituição onde não exerça pessoal e efetivamente sua função;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) meses;

XI. efetivar ou participar de fraudes em relação à profissão farmacêutica em todos os campos de conhecimento e técnica farmacêutica;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) meses;

XII. fornecer meio, instrumento, substância e conhecimento para induzir e/ou participar da prática de aborto, eutanásia, tortura, toxicomania ou outras formas de procedimento degradante, desumano ou cruel para com o ser humano;
Pena - suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XIII. produzir, fornecer, dispensar ou permitir a dispensa de meio, instrumento, substância ou conhecimento, fármaco, medicamento ou fórmula farmacopéica ou magistral, ou produto farmacêutico, fracionado ou não, sem obedecer à legislação vigente;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XIV. extrair, produzir, fabricar, fornecer, transformar, sintetizar, embalar, reembalar, importar, exportar, armazenar produtos dietéticos, alimentares, cosméticos, perfumes, produtos de higiene, produtos saneantes e produtos veterinários, em desacordo com a regulação sanitária e farmacêutica;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XV. emitir laudos técnicos e realizar perícias técnico-legais em relação às atividades de análises clínicas e em laboratórios ou estabelecimentos em que se pratiquem exames de caráter químicotoxicológico, químico-bromatológico, químico-farmacêutico, biológicos, hemoterápicos, microbiológicos e fitoquímicos, sem observância ou obediência à legislação vigente;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XVI. produzir, fabricar e fornecer, em desacordo com a legislação vigente, radioisótopos e conjuntos de reativos ou reagentes, destinados às diferentes análises complementares do diagnóstico clínico;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XVII. obstar ou dificultar a ação fiscalizadora dos fiscais do Conselho Regional de Farmácia, quando no exercício de suas funções;
Pena - advertência;

XVIII. omitir das autoridades competentes, ou participar com quaisquer formas de poluição, deterioração do meio ambiente ou riscos inerentes ao trabalho, prejudiciais à saúde e à vida;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XIX. aceitar remuneração inferior ao piso salarial estabelecido por acordos ou dissídios da categoria, para assunção de direção, responsabilidade e assistência técnica de estabelecimento ou empresa farmacêutica;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XX. aceitar a interferência de leigos em suas atividades e decisões de natureza profissional;
Pena - advertência;

XXI. delegar a outras pessoas atos ou atribuições exclusivas da profissão farmacêutica;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XXII. cometer o exercício de encargos relacionados com a promoção, proteção e recuperação da saúde a pessoas, sem a necessária habilitação legal;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XXIII. exercer a profissão e funções relacionadas à Farmácia, sem a necessária habilitação legal;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XXIV. declarar possuir títulos científicos que não possa comprovar;
Pena - multa;

XXV. omitir-se e/ou acumpliciar-se com os que exercem ilegalmente a profissão farmacêutica ou com os profissionais ou instituições farmacêuticas que pratiquem atos ilícitos;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XXVI. deixar-se explorar por terceiros, com finalidade política ou religiosa;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XXVII. exercer a profissão quando estiver sob a sanção disciplinar de suspensão;
Pena - suspensão a eliminação;

XXVIII. exercer a profissão em estabelecimento sem registro obrigatório no Conselho Regional de Farmácia da jurisdição;
Pena - multa;

XXIX. assinar documentos resultantes de trabalhos realizados por outrem, alheio à sua execução, orientação, supervisão e fiscalização, ou ainda assumir a responsabilidade por ato farmacêutico, no qual não tenha participação;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 6 (seis) meses;

XXX. publicar, em seu nome, trabalho científico do qual não tenha participado ou atribuir-se autoria exclusiva, quando houver participação de subordinados ou outros profissionais, farmacêuticos ou não;
Pena - multa;

XXXI. expor, dispensar ou permitir a dispensa de produto farmacêutico, contrapondo-se à legislação vigente;
Pena - advertência, com emprego da palavra "censura", ou multa ou suspensão de 3 (três) meses;

XXXII. aviar receitas com prescrições médicas e de outras profissões, em desacordo com a técnica farmacêutica e a legislação vigente;
Pena - advertência, com emprego da palavra "censura", ou multa ou suspensão de 3 (três) meses;

XXXIII. fornecer ou permitir que forneçam medicamento ou fármaco para uso diverso de sua finalidade;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XXXIV. exercer atividade farmacêutica em interação com outros profissionais com propósito econômico e inobservando o direito do usuário de escolher o serviço e o profissional;
Pena - multa;

XXXV. exercer a fiscalização profissional e sanitária quando for sócio ou acionista de qualquer categoria, ou interessado por qualquer forma, bem como prestar serviços a empresa ou estabelecimento que explore o comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, laboratórios, distribuidoras e indústrias, com ou sem vínculo empregatício;
Pena - multa;

XXXVI. fazer propaganda de produtos sob vigilância sanitária, contrariando a legislação sanitária;
Pena - multa;

XXXVII. alterar o processo de fabricação de produtos sujeitos a controle sanitário, modificar os seus componentes básicos, nome e demais elementos objeto do registro, contrariando as disposições legais e regulamentares;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XXXVIII. fazer publicidade enganosa em relação a produtos farmacêuticos e à divulgação de assuntos científicos fundados na promoção, proteção e recuperação da saúde;
Pena - multa ou suspensão de 3 (três) meses;

XXXIX. inobservar os Acórdãos e as Resoluções do Conselho Federal de Farmácia e dos Conselhos Regionais de Farmácia;
Pena - advertência, com emprego da palavra "censura", ou multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

XL. deixar de informar, por escrito, ao Conselho Regional de Farmácia sobre todos os vínculos profissionais, com dados completos da empresa (razão social, nome dos sócios, CNPJ, endereço, horário de funcionamento e de assistência e responsabilidade técnica), bem como deixar de manter atualizado o endereço residencial e os horários de assistência e responsabilidade técnica ou de substituição;
Pena - advertência, com emprego da palavra "censura", ou multa ou suspensão de 3 (três) a 12 (doze) meses;

Art. 12 - As infrações éticas e disciplinares de ordem farmacêutica prescrevem em 5 (cinco) anos.

Art. 13 - Esta Resolução entra em vigor a partir de sua publicação.

Art. 14 - Revogam-se as disposições em contrário, em especial a Resolução/CFF nº 431 de 17 de fevereiro de 2005.

JALDO DE SOUZA SANTOS
Presidente do Conselho

D.O.U. 07/05/2007 - páginas 87 e 88

Veja as principais notícias do Poder Judiciário relacionadas ao âmbito farmacêutico.

Confira os Pareceres relacionados ao âmbito farmacêutico proferidos pelo Departamento Jurídico.

As súmulas são resumos das reiteradas decisões de um Tribunal sobre uma determinada matéria. Tem por objetivo orientar a interpretação dos juízes de primeira instância, com vistas a solucionar de forma mais rápida e uniforme os litígios.

Contém as principais legislações federais e estaduais, resoluções do Conselho Federal de Farmácia e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, bem como atos normativos expedidos pelo Conselho Regional de Farmácia, relacionados ao âmbito farmacêutico.

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.