PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 131 - AGO - SET/2017

 

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ATENÇÃO AO DIABETES (ANAD)

 

CRF-SP participa de Congresso com foco no diabetes

 

Dr. Paulo Caleb, coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP, Dr. Marcos Machado Ferreira, diretor-tesoureiro do CRFSP e Dra. Ana Cristina Lo Prete, membro da Comissão

A participação do farmacêutico na equipe multidisciplinar de saúde está cada vez mais valorizada. Exemplo disso é que o CRF-SP foi convidado, mais uma vez, para fazer parte do Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, promovido pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, Anad. A 22º edição foi realizada de 27 a 30/07, na capital. Um dos simpósios foi coordenado pelo CRF-SP e totalmente focado no trabalho do farmacêutico em relação ao paciente com diabetes. Mediado pelo coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP, Dr. Paulo Caleb dos Santos, o Simpósio “O Farmacêutico e o Diabetes Mellitus (D.M.)” contou com a participação do Dr. Marcos Machado Ferreira, diretor-tesoureiro do CRF-SP, que falou sobre a interpretação de exames laboratoriais no acompanhamento farmacoterapêutico do D.M. “Nosso intuito não é exceder nenhum âmbito de atuação, mas trabalhar em conjunto com outros profissionais, contribuindo no diagnóstico, no tratamento e em tudo que reflita no bem-estar do paciente. Antes, o farmacêutico estava limitado a realizar exames, hoje temos a resolução 585/13 que nos ampara e permite a atuação clínica”. A farmacêutica e membro da Comissão Dra. Ana Cristina Lo Prete destacou os cuidados farmacêuticos no D.M, já que muitos pacientes desenvolvem comorbidades como hipertensão arterial e dislipidemias, o que aumenta o número de medicamentos e, consequentemente, contribui com o abandono ou confusão na utilização.

Farmacêutico preparado

Nesse contexto, o CRF-SP propicia ferramentas para que o farmacêutico esteja preparado a realizar o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes com diabetes por meio de cursos (consulte a agenda de eventos no portal CRF-SP) e materiais como o Fascículo da série Farmácia Estabelecimento de Saúde “Manejo do Tratamento de Pacientes com Diabetes”, à disposição no portal www.crfsp.org.br.

 

Por Thais Noronha

 

 

 

 

 
 
 
 
 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.