PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 131 - AGO - SET/2017

 

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS E COMBATE À RESISTÊNCIA BACTERIANA

CRF-SP realiza seminário e lança série com 21 vídeos sobre terapia antimicrobiana

Público no auditório da Unip Campus Paraíso, na capitalPrecursor de uma série de ações em favor do uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana, o CRF-SP reitera ano após ano a importância da atuação responsável do farmacêutico e a necessidade deste profissional se manter constantemente atualizado. No mês em que se celebrou o Dia Estadual do Farmacêutico pelo Uso Racional de Antibióticos e Combate à Resistência Bacteriana (30 de julho), o Conselho realizou na capital, por meio do Grupo Técnico de Antibióticos, o Seminário Terapia Antimicrobiana, com ampla abordagem sobre o uso desses medicamentos no Brasil e no mundo.

O uso de antimicrobianos na gravidez e amamentação foi um dos temas do evento. Segundos dados apresentados pela pesquisadora e docente da Universidade de Sorocaba (Uniso) Dra. Luciane Cruz Lopes, estima-se que de 80 a 90% das gestantes utilizam pelo menos um medicamento, sendo os antibióticos responsáveis por 11 a 15% dos fármacos utilizados. A especialista expôs vários fatores que devem ser levados em consideração quando se trata de prescrever medicamentos na gravidez.

Dr. José Vanilton de Almeida, membro do Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde do CRF-SP, falou sobre as normas que regulamentam a prescrição e dispensação dos antimicrobianos no Brasil.

Dr. José Vanilton de Almeida (grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde); Dra. Luciane Cruz Lopes (pesquisadora e docente da Uniso) e Dr. Fernando Del Fiol (reitor da Uniso e Coordenador do  Grupo Técnico de Antibióticos do CRF-SP)

Dr. Fernando Del Fiol, reitor da Uniso e coordenador do Grupo Técnico de Antibióticos do CRF-SP, abordou a relação entre antimicrobianos e microbioma, demonstrando os resultados de um estudo que evidencia que o uso de antibióticos nos primeiros anos de vida pode favorecer o aumento de peso. “Os antibióticos são instrumentos de mudança e manipulação da microbiota, aumentando o poder de extração de energia do alimento oferecido, predispondo ao ganho de peso”.

No final do evento ocorreu o lançamento da série de vídeos “Terapia antimicrobiana”.

Por Renata Gonçalez

 

Dr. Fernando Del Fiol (reitor da Uniso); Dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP); Dr. Pedro Eduardo Menegasso (presidente do CRF-SP) e Dra. Raquel Rizzi (vice-presidente do CRF-SP)

  

 

 

Como acessar a capacitação

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.