PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 130 - MAI - JUN - JUL/2017

 

Guia de atividades do Congresso

Novidade! Todos os cursos pré-congresso ocorrem no dia 5 de outubro, das 9h às 17h, em instituições parceiras do CRF-SP.

PARA SE INSCREVER NOS CURSOS, O INTERESSADO JÁ DEVE ESTAR INSCRITO PREVIAMENTE NO CONGRESSO.

 

 ÁREA 1 – ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E SAÚDE PÚBLICA 

PALESTRAS

• Farmacêutico Clínico e o uso racional de antimicrobianos

Dra. Fernanda dos Santos Zenaide, membro da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, explicará como o farmacêutico pode contribuir para o uso racional de antimicrobianos.

Alzheimer: tratamento e cuidados humanizados

Dr. Gustavo Alves, farmacêutico, pesquisador clínico com foco na Doença de Alzheimer e coordenador do Grupo de Atenção ao Idoso do CRF-SP, abordará o que é Alzheimer, seu tratamento e os cuidados humanizados ao idoso.

• Fitocosméticos

A palestra será ministrada pela Dra. Valéria Maria Souza Antunes, autora da série Ativos Dermatológicos volumes 1-9, coautora do livro Farmacologia do suplemento e docente da Universidade Anhembi Morumbi.

Ciência como Arte Moderna

Com pós-doutorado na Harvard University, o médico e professor do Departamento de Clínica Médica da Unicamp Dr. Mario José Abdalla Saad realizará um paralelo entre a ciência e a arte moderna, com foco em microbioma e obesidade.

• Mecanismos de ação dos medicamentos homeopáticos

Dra. Leoni Villano Bonamin, médica-veterinária e Doutora em Patologia Experimental e Comparada,  abordará as bases biossemióticas para compreender os resultados recentes da literatura científica sobre os mecanismos de ação dos medicamentos homeopáticos.

• O Farmacêutico no Programa de Saúde do Idoso

Dra. Rosana Cristina Spezia Ferreira, vice-coordenadora da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP, abordará o papel do farmacêutico nos programas voltados ao idoso, com exemplo dos novos serviços desenvolvidos pelo município de São Paulo, a Unidade de Referência do idoso (URSI) e o Programa de Acompanhamento do Idoso (PAI). 

• Panorama Atual das Farmácias Vivas

Dr. Nilton Luz Netto Junior compartilhará sua experiência de 25 anos na gestão de Farmácia Viva junto à unidade pública de Saúde e de 17 anos como docente universitário nas áreas de farmacognosia e fitoterapia.

• Desvendando os mecanismos moleculares da vacina contra o vírus Ebola

Dr. Helder Nakaya é pós-doutor pela Emory University, Atlanta (EUA), onde pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala.

Cuidados Farmacêuticos na dor

O tema será abordado pela doutora em Ciências Biológicas, professora de Farmacologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pesquisadora do Laboratório de Farmacologia e Imunidade da UFAL, Dra. Eliane Campesatto.

• Fitoterapia

Dra. Mei Wang, reitora da Universidade de Leiden - Centro Europeu de Medicina Chinesa e Compostos Naturais, abordará a diferença entre a ação farmacológica do princípio ativo e o extrato direto da planta.

• O uso consciente da Fitoterapia na prática da prescrição farmacêutica

Dra. Lucyanna Kalluf, nutricionista, farmacêutica e autora do livro “Fitoterapia Funcional: dos princípios ativos à prescrição dos fitoterápicos”, dividirá sua experiência sobre a prescrição farmacêutica de fitoterápicos.

MESAS-REDONDAS

• Farmácia Clínica em Oncologia

Dr. Jefferson Martins, farmacêutico oncologista do Hospital Sírio Libanês; Dra. Maely Retto, presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária; e a Dra. Priscila Rodrigues, farmacêutica clínica no Hospital A. C. Camargo, falarão sobre os novos medicamentos orais para o tratamento de câncer.

• Uso de Canabinoide na terapêutica

A pesquisa clínica e os aspectos éticos, regulatórios e terapêuticos do uso do Canabinoide no Brasil e no mundo serão apresentados pelo Dr. Francisco Silveira Guimarães, médico e professor do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP; pelo Dr. Anthony Wong, diretor médico e chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas (CEATOX) da FMUSP e pela Dra. Sônia Brucki, co-coordenadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da FMUSP.

• Aspectos éticos na prescrição farmacêutica de medicamentos

Dra. Angelita Cristine de Melo, docente-pesquisadora e doutora em Saúde Pública;  Dr. Paulo Angelo Lorandi, coordenador do conselho de presidentes das Comissões de Ética do CRF-SP; e a Dra. Patrícia Moriel, livre-docente do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, debaterão sobre  a Resolução do CFF 586/13.

SIMPÓSIOS

• Serviços farmacêuticos na farmácia comunitária

O objetivo do simpósio é abordar os serviços farmacêuticos na farmácia comunitária, focando no que fazer e como fazer para implantá-los. Com a presença do Dr. Cassyano Correr, pós-doutor em sócio-farmácia pela Universidade de Lisboa e do Dr. Divaldo Pereira de Lyra Jr., pós-doutor pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006).

• Panorama atual dos serviços farmacêuticos comunitários no mundo

A assessora da presidência do CFF, Dra. Josélia Frade, e os ministrantes internacionais Dr. Abdikarim Daud e Dra. Ema Paulino falarão sobre exemplos de atuação clínica nas farmácias comunitárias de outros países, com foco  nos serviços farmacêuticos.

Avaliação de Tecnologias em Saúde

Participarão a Dra. Fabiana Gatti de Menezes, docente-pesquisadora em Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica e Farmacoepidemiologia; a farmacêutica portuguesa Dra. Ema Paulino; e o coordenador de farmacoeconomia Dr. Alvaro Nishikawa.

• Acompanhamento farmacoterapêutico interprofissional em Cardiologia

Os farmacêuticos Dra. Leiliane Marcatto e Dr. Diogo Pilger; a médica Dra. Luciana Sacilloto; e a nutricionista Dra. Tarcila Ferraz de Campos debaterão sobre o anticoagulante oral e o antiagregante, a interação medicamentosa com alimentos e os problemas da hipertensão para as doenças de coração.

• Cuidados à Saúde do Idoso

A médica Dra. Neire Niara Ferreira de Araujo; e os farmacêuticos Dr. Thiago Vinícius Didone, Dr. Divaldo Pereira de Lyra Jr. e Dra. Alessandra Gallo Petraroli Tateyama abordarão a importância e as maneiras da comunicação entre farmacêutico e paciente nos mais diferentes temas relacionados à Geriatria.

A contribuição das Práticas Integrativas Complementares na qualidade de vida

Os membros da Comissão Assessora de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do CRF-SP Dr. Marcelo Fernando Buzanelli, Dr. José Trezza Netto e Dr. Carlos Alberto Kalil Neves apontarão como promover longevidade com qualidade de vida, equilibrando as síndromes energéticas.

• Alimentos funcionais: contribuindo para uma alimentação saudável

A farmacêutica e nutricionista Dra. Lucyanna Kalluf; e os médicos e professores do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da USP Dr. Fernando Salvador Moreno e Dr. Thomas Ong falarão sobre a inserção dos alimentos funcionais na dieta e como suplemento na vida dos pacientes.

• Cuidados farmacêuticos em transplante de órgãos

A Dra. Carolina Pimentel, médica especialista em Gastroenterologia e Hepatologia; a Dra. Alexandra Nicolau Ferreira, médica nefrologista; a Dra. Adrieli Bessa, doutora em farmacoeconomia e coordenadora de Pesquisa Clínica; e a Dra. Claudia Rosso Felipe, coordenadora de pesquisa clínica e membro do Comitê de Ética em Pesquisa, ressaltarão o cenário dos transplantes, o papel do farmacêutico no transplante hepático e renal e adesão ao tratamento.

• Fitoterapia na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

A Dra. Carolina Pimentel, médica especialista em Gastroenterologia e Hepatologia; a Dra. Alexandra Nicolau Ferreira, médica nefrologista; a Dra. Adrieli Bessa, doutora em farmacoeconomia e coordenadora de Pesquisa Clínica; e a Dra. Claudia Rosso Felipe, coordenadora de pesquisa clínica e membro do Comitê de Ética em Pesquisa, ressaltarão o cenário dos transplantes, o papel do farmacêutico no transplante hepático e renal e adesão ao tratamento.

• I Simpósio de Orientação Farmacêutica em Alimentos e Suplementos

Os membros do Grupo Técnico de Suplementos Alimentares do CRF-SP Dra. Priscila Dejuste, Dra. Hellen Maluly, Dr. Henry Okigami e Dr. Luiz Fernando Moreira falarão sobre os aspectos regulatórios, análises, aplicações, indicações e contraindicações dos adoçantes, cafeína, whey protein e ômega 3.

Fitoterapia na Qualidade de Vida para a Terceira Idade

O simpósio trará discussões sobre fitoterápicos para menopausa, saúde masculina e fitocosméticos na terceira idade com apresentações da Dra. Sônia Rolim Rosa Lima; do Dr. Jorge Hallak; da Dra. Valéria Antunes; e da Dra. Cristina Laurinda Simões.

Substâncias de Uso Restrito e sua Aplicação em Homeopatia

A membro da Comissão Assessora de Homeopatia Dra. Amarilys César; o médico homeopata e Professor do Departamento de Medicina da Ufscar, Dr. Ubiratan Cardinalli Adler; a vice-presidente do CRF-SC e cofundadora do Curso de Naturologia da UNISUL, Dra. Karen Denez; e a ex-coordenadora do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Dra. Cejana Brasil Cirilo Passos, trarão uma reflexão diferenciada de como encarar as substâncias de uso restrito em Homeopatia, desde a prescrição à dispensação aos pacientes.

• A contribuição da farmácia magistral na terapêutica personalizada

O secretário-geral do CRF-SP, Dr. Antonio Geraldo dos Santos; a docente em farmacotécnica, ministrante do CRF-SP e diretora da Anfarmag, Dra. Ana Lúcia Povreslo; e o Professor Associado da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e ex-Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Dr. Carlos Maurício Gonçalves Barbosa, apresentarão as diferenças individuais e a necessidade de personalização na farmácia magistral.

Desafios da Farmácia Estética no Brasil

Os membros da Comissão Assessora de Farmácia Estética do CRF-SP Dra. Agni Salobreña, Dr. Lucas Portilho e Dra. Halika Groke abordarão os desafios para a abertura de uma clínica de estética no país.

CURSOS


Radiofármacia - diagnóstico e tratamento

Curso com visita técnica ao Centro de Medicina Nuclear - HCFMUSP. Durante a aula serão abordados os alvos moleculares para diagnóstico e terapia, a produção de radioisótopos e radiofármacos, pesquisa e desenvolvimento de radiofármacos para terapia, pesquisa e desenvolvimento de radiofármacos para diagnóstico, ensaios pré-clínicos, radiofarmácia hospitalar e o papel do farmacêuticos na radiofarmácia.

Auditório do Centro de Medicina Nuclear – Hospital das Clínicas de S. Paulo (HCFMUSP) - R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 872 - Cerqueira César

Estratégias para implementação da farmácia como estabelecimento de saúde

Aspectos práticos da implantação dos serviços farmacêuticos e como o farmacêutico pode superar os desafios encontrados na implementação dos serviços nas redes.

Anhembi Morumbi Paulista: Av. Paulista, 2000 - Bela Vista

• Prescrição Farmacêutica Homeopática

Semiologia, prescrição farmacêutica de homeopáticos e exemplos de como deve ocorrer a prática do atendimento durante a consulta farmacêutica.

UNIP Vergueiro: Rua Vergueiro, 1211 - Liberdade.

• Preparações magistrais em pediatria

Fisiologia, fisiopatologia, farmacologia, farmacotécnica, controles em processo e cálculos farmacêuticos.

UNIP Vergueiro: Rua Vergueiro, 1211 - Liberdade

• Processo magistral seguro: monitoramento e melhoria de pontos críticos

Influência da escolha de excipientes, cuidados farmacotécnicos em preparações orais, aspectos relacionados às boas práticas de manipulação, cálculos e correções aplicados à farmácia com manipulação.

Anhembi Morumbi Paulista: Av. Paulista, 2000 - Bela Vista

• Interações medicamentosas em Fitoterapia

Toxicidade, efeitos colaterais, eventos adversos, farmacovigilância, interações medicamentosas farmacêuticas e farmacocinéticas, absorção, distribuição, metabolização, excreção e farmacodinâmica dos fitoterápicos.

UNIP Vergueiro: Rua Vergueiro, 1211 - Liberdade

• Farmácia Hospitalar

Atribuições do farmacêutico no âmbito clínico e hospitalar, incluindo a gestão administrativa e técnica das farmácias hospitalares e serviços de saúde.

SENAC Tiradentes: Av. Tiradentes, 822 - Luz

• Farmácia Estética

Resoluções do CFF 573/13 e 616/15, atenção farmacêutica na avaliação e prescrição em estética e a atuação do farmacêutico nas hipercromias cutâneas.

UNIP Vergueiro: Rua Vergueiro, 1211 - Liberdade

ÁREA 2 – indústria e tecnologia

PALESTRAS

• Pesquisa e Desenvolvimento de Biofármacos

A palestra será ministrada pela Dra. Juliana Mazza Reis, PhD em Ciências e com MBA Executivo e 12 anos de experiência na indústria farmacêutica em posições de liderança em áreas estratégicas, incluindo manufatura, P&D e Business Development.

• Clinical Relevant Product Specifications: What FDA Wants and What They Get

Palestra internacional com o Dr. Raimar Loebenberg, fundador e diretor do Centro de Inovação e Desenvolvimento de Drogas da Universidade de Alberta, no Canadá, e presidente da Sociedade Canadense de Ciências Farmacêuticas, que falará sobre as especificações clínicas relevantes do produto farmacêutico.

• Envelhecimento cutâneo: bioquímica e sinais clínicos

Dr. Luiz Gustavo Martins falará sobre os principais mecanismos de envelhecimento, fatores que influenciam o envelhecimento precoce e produtos dermocosméticos, além de hábitos que ajudam na prevenção do desequilíbrio orgânico da pele.

• Recent Advances in Topical and Transdermal Drug Delivery Systems

Dr. Kamal Dua falará sobre os avanços relacionados aos sistemas de administração de drogas tópicas e transdérmicas e como essa forma de administração tem contribuído significativamente para a prática médica; os avanços desta alternativa ao longo do tempo e a riqueza desse potencial inexplorado para o futuro.

• Site Master File (SMF): Documento para Atendimento de Aspectos Regulatórios

Dr. Humberto Zardo, consultor sênior, docente e assessor em gestão e melhoria de operações industriais, apresenterá o roteiro para elaborar os documentos requeridos pelas normas nacionais e internacionais para a gestão de uma planta farmacêutica e com vistas à “Fabricação 4.0”, como os documentos mais importantes para o cumprimento dos guias atuais da OMS e PIC/S se integram no sistema documental das empresas com respeito à qualificação de equipamentos, validação de sistemas e subsequente da gestão da melhoria contínua  e  como compilar documentos e apresentar evidência objetiva perante a autoridade sanitária.

• Biotecnologia em Nutrição Humana: Da Academia para o Mercado

A palestra será ministrada pelo empresário Dr. Augusto Guimarães, também nutricionista, fundador e presidente da Nuteral.

 

 

 

MESAS-REDONDAS

• Panorama mundial da Pesquisa e Desenvolvimento de medicamentos

Dr. Dante Alário Jr., presidente da Biolab; Dr. Ogari Pacheco, presidente do Laboratório Cristália, e Prof. Dr. Kamal Dua discutirão sobre P&D em medicamentos.

• Probióticos, Prebióticos e Simbióticos em Nutrição Enteral

Participação do Dr. Williams Ramos, gerente médico de nutrição infantil na Nestlé; Dra. Josefina Bressan, nutricionista e professora do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV; e Dr. Augusto Guimarães, nutricionista, doutor em Ciência de Alimentos e Nutrição Experimental.

SIMPÓSIOS

• Análise e Gestão de Risco

Dr. Claudio Cabral, Dr. Azi Mauricio Guerra e Dra. Sueli Ogata abordarão como utilizar análise de risco dentro dos processos de qualidade e como desenhar o processo para prevenir o risco.

• Desafios da Pesquisa Clínica no Brasil

Debate sobre a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos no Brasil, com foco nos aspectos práticos e legislativos, de maneira que serão destacadas a economia e a burocracia que impede o avanço da Pesquisa Clínica no país.

• Startups farmacêuticas

Dr. Flavio Grynszpan, consultor de empresas especializado em Inovação, Empreendedorismo e Outsourcing, diretor do Departamento de Tecnologia do CIESP e ex-presidente da Motorola do Brasil; Dr. Ronald Martin Dauscha, CEO do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (Cietep); e  Dra. Maria Aparecida de Souza, diretora técnica de Propriedade Intelectual, realizarão a atividade.

• Regulamentação da Pesquisa Clínica: o que mudou?

Dr. Rodrigo Guimarães, Dr. João Massud Filho e Dr. Wallace Luiz Moreira debaterão os aspectos clínicos, científicos, éticos e atuais, do ponto de vista prático, o impacto na viabilidade, custo-benefício e prazo no desenvolvimento após a RDC 09/2015, desafios na elaboração do DDCM, e as mudanças entre as RDCs 39/09 e 09/15.

• Produtos para Saúde: Legislação e Tecnovigilância

Dra. Dhalia Guttemberg e Dra. Karina Rodrigues falarão sobre equipamentos, dispositivos e tecnologias para a indústria farmacêutica.

• Nanotecnologia

Dr. Raimar Loebenberg, Dr. Kamal Dua e Dra. Patrícia Leo apresentarão aspectos da nanotecnologia relacionada à atividade inflamatória e os esforços da Índia e Austrália na nanotecnologia mundial, especialmente no campo de medicamentos e produtos farmacêuticos.

• Controle de Qualidade de Fitoterápicos

Dr. Luis Carlos Marques, Dra. Caroly Cardoso, Dr. João Carlos Palazzo de Mello, Dra. Maria Inez Grabert N.Yebra e Dr. Laerte Dall´Agnol debaterão sobre a garantia da qualidade da atividade terapêutica do fitoterápico, principais problemas de qualidade de matérias-primas e produtos acabados, tanto na área magistral quanto industrial, controle de qualidade de fitoterápicos à luz do formulário nacional e padrões de fitoterápicos.

 

CURSOS

 • Quality by Design: Construção de Planta Farmacêutica Atendendo às Normas Internacionais

Dr. Humberto Zardo discorrerá sobre a oportunidade para conhecer ou atualizar conceitos sobre edifícios, instalações, equipamentos e tecnologias com aplicação imediata ou futura em insumos ativos, medicamentos, suplementos vitamínicos e minerais, alimentos com propriedades funcionais e produtos correlatos.

UNIP Vergueiro: Rua Vergueiro, 1211 - Liberdade

• Boas Práticas em Pesquisa Clínica

Dra. Mariana Dias, Dra. Mariana Bontorin e Dr. Dagoberto Brandão apresentarão os conceitos da RDC 10/15, com foco em segurança e direito na Pesquisa Clínica.

Anhembi Morumbi Paulista: Av. Paulista, 2000 - Bela Vista

• Tecnologias de Purificação de Água para Uso Farmacêutico e Cosmético

Dr. Sebastião Gonçalves apresentará a definição e gestão de projetos para sistemas de água; validação; e tecnologias para tratamento avançado na purificação de água.

Anhembi Morumbi Paulista: Av. Paulista, 2000 - Bela Vista

ÁREA 3 – ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS

PALESTRAS

• O Laboratório Clínico e o Farmacêutico: Cenário Atual

Dr. Alvaro Largura apresenta o cenário atual das análises clínicas, como o mercado está estabelecido e quais são as oportunidades de atuação para o farmacêutico.

• Monitoramento Terapêutico de Doenças Cardiovasculares

Dra. Silvia Cavani Jorge, professora titular da USP, trará informações para o profissional interessado em ampliar as possibilidades de atuação na atenção a doenças cardiovasculares.

Genômica como Subsídio Científico na Judicialização da Saúde

Dr. Caio Quaio, médico especialista em Genética, abordará a importância da genômica para diminuir os problemas com ações judiciais na área da saúde.

MESA-REDONDA

• Gestão Social da Saúde de Dependentes Químicos

Serão realizadas palestras do Dr. Anthony Wong, diretor médico do CEATOX;  da Dra. Marcia Oliveira, professora de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da USP; e Dr. Filipe Sabará, secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo.

SIMPÓSIO

• Na Fronteira do Conhecimento em Diabetes 

Dr. José Vanilton, presidente de honra do XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, mediará o simpósio com as novidades sobre o tratamento do Diabetes, que terá participações dos especialistas Dr. Mario José Abdala Saad, Dr. Rui Curi, Dra. Carla Roberta de Oliveira Carvalho e Dr. Roberto Barbosa Bazotte.

CURSO

• A Importância do Laboratório Clínico no Monitoramento Terapêutico

Dra. Ana Lo Prete, Dr. Nairo Massakazu Sumita, Dr. Raimundo Antonio Oliveira e Dr. Alvaro Largura apresentarão as doenças metabólicas como diabetes e dislipidemia; doenças oncológicas como a leucemia; e doenças endócrinas como o hipotireoidismo.

Anhembi Morumbi Paulista: Av. Paulista, 2000 - Bela Vista

 

ÁREA 4 – GERENCIAMENTO, GESTÃO E ASPECTOS REGULATÓRIOS

PALESTRAS

• Farmacoeconomia

Dr. Wilson Follador, doutor em Ciências Farmacêuticas, já atuou como diretor de Economia da Saúde, Políticas & Reembolso, Gerente de Economia da Saúde e Acesso ao Mercado e gerente de Farmacoeconomia, abordará os conceitos e desafios do setor.

• Compliance na Área Farmacêutica

Dra. Marcia Martini Bueno, diretora de Assuntos Institucionais da Libbs Farmacêutica Ltda, falará sobre a necessidade de se ter e entender normas e diretrizes que regulamentam relações comerciais na área farmacêutica.

MESAS-REDONDAS 

• Exames de Proficiência e Creditação da Educação Continuada

Dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, mediará a atividade, que contará com participações do Dr. Reinaldo Ayer de Oliveira, Dr. Carlos Mauricio Gonçalves Barbosa e Dr. Tarcísio Palhano.

• Farmácia Estética - Uma Discussão Ampla

Dra. Érica Ribas Brighetti e Dra. Vânia Leite e Silva discutirão as Resoluções  do CFF 573/13 e 616/15, com foco em compra de produtos para aplicação em clínica de farmácia estética e propaganda em mídias digitais.

SIMPÓSIOS

• Pesquisa Clínica e Farmacovigilância

Dra. Thieny Kalili Baffi e Dra. Terezinha Teotônio falarão sobre eventos adversos, fases da pesquisa clínica e as diferenças pré e pós-comercialização, farmacovigilância, notificação, processo de coleta, avaliação e classificação de eventos adversos durante a realização de ensaios clínicos, fluxo de relato e  submissão à autoridade reguladora.

• Farmacêuticos proprietários de farmácias

Dr. Júlio Pedroni, Dr. Adriano Schinetz, Dr. Newton Cabral e Dr. Cassio Furst falarão sobre os valores dos serviços farmacêuticos, readequação da carga tributária, gestão de pessoas e liderança farmacêutica.

• Workshop: Judicialização da Saúde

Dra. Raquel Rizzi, Dr. Roberto Canquerini, Dr. Silvio Barberatto, Dra. Carmen Lígia Firmino Marques, Dr. Sylvio Ribeiro de Souza Neto e  Dr. Reynaldo Mapelli Junior apresentarão experiências exitosas, atuação do farmacêutico como forma de reduzir a Judicialização da Saúde e o direito à saúde em relação à autonomia administrativa dos municípios.

• Exames Laboratoriais no Contexto das Atribuições Clínicas (Res. CFF 585/13)

Dr. Paulo Caleb, Dra. Luciene Alves Moreira Marques, Dra. Luciane Cruz Lopes e Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP, debaterão a Resolução do CFF 585/13.

• Logística reversa de medicamentos

Dr. Ronaldo Campanher, mestre em Educação, Ambiente e Sociedade, ressaltará como atuar na assistência farmacêutica relacionando o medicamento em desuso.

 

ÁREA 5 – EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA

PALESTRAS

• Desenvolvimento de competências para ascensão profissional

Atividade será apresentada pelo Dr. Raphael Revert, profissional de recursos humanos, headhunter e diretor da CORE Executive.

• Currículo farmacêutico baseado em competências

A palestra será ministrada pela Dra. Marise Bastos Stevanato, docente da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP.

• Formação farmacêutica para atuação clínica

Atividade será ministrada pelo Dr. Tarcísio Palhano, docente e assessor do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

• Panorama da Educação Farmacêutica nos Países de Língua Portuguesa e Oportunidades Profissionais

Dr. Carlos Maurício Gonçalves Barbosa, docente e ex-bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, mostrará a realidade dos países de língua portuguesa nas instituições de ensino superior de Farmácia.

• A Farmácia Universitária como um centro de formação de competências

Dra. Maria Aparecida Nicoletti, responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, apresentará a experiência exitosa da universidade onde atua.

MESA-REDONDA

• Programas de Pós-Graduação e PharmD. nas Ciências Farmacêuticas

Dr. Willian Peres, Dr. Raimar Loebenberg, Dr. Humberto Ferraz e Dr. Armando da Silva Cunha Junior discutirão sobre os cursos de especialização lato sensu, stricto sensu, modelo PharmD e programas de pós-graduação na área farmacêutica.

SIMPÓSIOS

• A contribuição do farmacêutico na equipe multiprofissional de Saúde

Atividade terá a participação do médico Dr. Marcelo Ferraz Sampaio; da psicóloga Dra. Giane Araujo; da farmacêutica clínica e coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, Dra. Lívia Maria Gonçalves Barbosa; e da farmacêutica homeopata, Dra. Andrea Ruggiero.

• Oportunidades da residência farmacêutica 

Dra. Eliane Ribeiro,  Dra. Paula Castro e Dra. Flavia Gatto de Almeida mostrarão a oportunidade da residência na área da Farmácia no Brasil.

• VII Encontro de professores de Deontologia

Dra. Daniela Veríssimo, Dr. Paulo Angelo Lorandi, Dra. Marise Bastos Stevanato, Dra. Luciane Maria Ribeiro Neto, Dra. Amouni Mourad, Dr. Divaldo Pereira de Lyra Jr., Dra. Pollyanna Farias Castro Pereira de Lyra e Dra. Danyelle Marini debaterão sobre os novos desafios da profissão em relação aos aspectos éticos, atuação clínica, Farmácia Estética e participação nas redes sociais.

 

 

 

 

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.