ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

O papel do farmacêutico na prevenção, exames de diagnóstico, tratamento e orientação das doenças

 

Dia Mundial de combate às Hepatites virais é comemorado em 28 de julhoSão Paulo, 28 de julho de 2015

Nesta terça-feira, dia 28 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Data de extrema importância no calendário da saúde pública, já que marca a exposição de um assunto pouco falado, mas que atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas somente no Brasil, sendo que a maioria desconhece sua doença e apenas 5% estão diagnosticados e em tratamento.

O papel do farmacêutico, nesse processo, é fundamental não apenas na orientação e dispensação dos medicamentos, mas também na realização de exames para o diagnóstico.

Para o farmacêutico da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatites (ABPH), dr. Eduardo Lima, o farmacêutico também deve participar das campanhas sobre a doença. “O diagnóstico pode ser feito pelo farmacêutico em laboratórios de análises clínicas. Embora não seja uma atividade privativa. Já a dispensação e a assistência farmacêutica necessária é prestada exclusivamente por farmacêutico”, elencou.

Para o especialista, o Dia Mundial das Hepatites é o momento certo para divulgar a importância dos testes da doença. “É preciso fazer o teste e falar do assunto. Podemos salvar muitas vidas e evitar transplantes e hepatocarcinomas”, alerta.

As hepatites virais estão entre as principais causas do câncer de fígado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de fígado é um dos mais comuns entre homens, com 7,5% do total de casos entre o sexo masculino. É também um dos que mais matam, devido ao diagnóstico tardio ou dificuldade no tratamento.

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas

No Diário Oficial da União de segunda-feira, 27/07, foi publicada a Portaria MS/SCTIE nº 37, de 24 de julho de 2015, que aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Hepatite viral C crônica no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) sobre essa tecnologia estará disponível no site: http://conitec.gov.

Folder orientativo

O CRF-SP disponibiliza para download um folder sobre a Hepatite C para que o farmacêutico utilize na promoção de Campanhas de Educação em Saúde em estabelecimentos farmacêuticos, com o objetivo de orientar a população sobre medidas de prevenção e cuidados relacionados à doença.

Clique aqui para baixar

 

Mônica Neri

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.