ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Morre, em São Paulo, o dr. George Washington Bezerra da Cunha, ex-diretor técnico de Farmácia do Incor

Dr. George Washington Bezerra da Cunha durante o Seminário Internacional Jubileu de Ouro do CRF-SPDr. George Washington Bezerra da Cunha durante o Seminário Internacional de Jubileu de Ouro, que celebrou os 50 anos do CRF-SPSão Paulo, 18 de junho de 2015.

É com pesar que o CRF-SP comunica o falecimento do farmacêutico dr. George Washington Bezerra da Cunha, ontem, 17, em São Paulo (SP). Ele tinha 70 anos e, por quase 40 (de outubro de 1975 a maio de 2013), foi diretor técnico do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Farmacêutico-bioquímico pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Farmacologia e Farmácia Clínica pela Long Beach Memorial Hospital, na Califórnia (Estados Unidos), o dr. George Washington Bezerra da Cunha faz parte da história da Farmácia Clínica no Brasil. Ele idealizou e organizou, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o “I Congresso Brasileiro de Medicamentos em Dose Unitária”, em São Paulo, de 16 a 18 de agosto de 2001. O Congresso atraiu mais de 800 participantes e trouxe recomendações objetivas e factíveis para reforçar o sistema de dose unitária nos hospitais brasileiros.

Farmacêutico respeitado nacional e internacionalmente, George Washington Bezerra da Cunha foi farmacêutico chefe da Farmácia Privativa do Hospital Albert Einstein, consultor farmacêutico da Organização Pan-americana da Saúde (Opas)/OMS para a América do Sul, presidente da Central de Medicamentos (Ceme), do Ministério da Saúde, e assessor especial para Medicamentos da Secretaria de Saúde de São Paulo. No CFF, integrou o Grupo de Trabalho sobre Farmácia Hospitalar.

Autor de livros conhecidos do público farmacêutico, a exemplo de “O Perigo das Interações de Drogas Injetáveis em Soluções Parenterais – Soros”, “Guia Farmacoterapêutico Cardiovascular”, entre tantas outras publicações, ele teve uma vida profissional extremamente produtiva e prestou uma grande contribuição à profissão que escolheu.

Jubileu de ouro do CRF-SP

Dr. George Washington integrou a comissão organizadora do Seminário Internacional de Jubileu de Ouro “A arte de ser farmacêutico”, realizado em 2011 para celebrar os 50 anos do CRF-SP. Na ocasião, ele destacou a evolução da assistência farmacêutica com a qualificação profissional e a publicação de guias técnicos específicos para a área de cardiologia. “A qualidade profissional na Farmácia está pautada por presença, postura, personalidade, procedimento e perseverança.”

Renata Gonçalez (com informações do portal do CFF)