ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Profissionais e gestores debatem contribuição do farmacêutico no SUS

 

Dr. Israel Murakami,dra. Clécia Bauer, dr. Pedro Menegasso, dra.  Cláudia Mezleveckas Carias e dra. Priscila DejusteDr. Israel Murakami,dra. Clécia Bauer, dr. Pedro Menegasso, dra. Cláudia Mezleveckas Carias e dra. Priscila DejustePiracicaba, 26 de março de 2015

A assistência farmacêutica tem avançado no país e alcançado cada vez mais espaço na saúde pública, mas há ainda muitos desafios. Para discutir com gestores públicos e farmacêuticos do setor a contribuição do farmacêutico no SUS, o CRF-SP realizou na última quarta-feira, 25/3, o 5º Seminário de Saúde Pública em Piracicaba. 

Idealizado pela Comissão Assessora Regional de Saúde Pública da Seccional de Piracicaba, o debate apontou o papel do farmacêutico inserido na equipe multidisciplinar, desde o seu desempenho nas atividades técnicas até as ações em educação em saúde.

Durante a abertura, participaram dra. Clécia Bauer, diretora da DRS10 (Diretoria Regional de Saúde da região de Piracicaba); dr. Israel Murakami, coordenador da Comissão de Saúde Pública de São Paulo e conselheiro do CRF-SP; dra. Cláudia Mezleveckas Carias, diretora regional de Piracicaba do CRF-SP; dra. Priscila Dejuste, secretária-geral do CRF-SP; e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, que destacou a importância do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios do CRF-SP (GTAM) para ampliação da assistência farmacêutica no Estado.

"Um dos grandes problemas do farmacêutico da saúde pública ainda é fazer os gestores entenderem o que é assistência farmacêutica. Para contribuir com a mudança dessa realidade, o CRF-SP investe no GTAM que colabora com os municípios que desejam implementar ou melhorar o serviço de assistência farmacêutica, realizando um trabalho ativo com os gestores", ressaltou.

Com o tema “Atuação do farmacêutico no setor público”, o professor Francisco José Pacheco dos Santos, mestre em saúde coletiva, falou sobre o resgate da identidade do profissional com foco no paciente.Dra. Eliane Cortez, dr. José Eduardo Fonseca, dra. Luciana Caneto, vereador Gilmar Rotta e professor Francisco José Pacheco dos SantosDra. Eliane Cortez, dr. José Eduardo Fonseca, dra. Luciana Caneto, vereador Gilmar Rotta e professor Francisco José Pacheco dos Santos

"Estamos em um momento favorável para resgatar a identidade do farmacêutico que estamos discutindo há décadas. Hoje já encontramos gestores que apontam a necessidade do farmacêutico na equipe multidisciplinar do SUS", afirmou.

A atuação do farmacêutico no SUS também foi apresentada de acordo com a visão do gestor, da comunidade e do legislativo, que foram respectivamente representados pela dra. Eliane Cortez, assessora da secretaria de saúde de São Bernardo do Campo; dr. José Eduardo Fonseca, Conselheiro Municipal de Saúde de Piracicaba; e vereador Gilmar Rotta, vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Piracicaba.

dra. Patrícia Mollon, dr. André Bigal, dr. Israel Murakami, dra.  Lilian Primo e professor Francisco José Pacheco dos SantosDra. Patrícia Mollon, dr. André Bigal, dr. Israel Murakami, dra. Lilian Primo e professor Francisco José Pacheco dos SantosPara finalizar, foram apresentadas experiências de atuação nos diversos âmbitos da Assistência Farmacêutica no SUS, como o case de dra. Patrícia Mollon, que mostrou o modelo de atenção farmacêutica desenvolvido pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica de Santa Bárbara d´Oeste, onde foi implantado um consultório de farmácia clínica para pacientes com doenças crônicas. 

Em seguida, dra. Lilian Primo apresentou seu case sobre a importância do acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes com doenças infectocontagiosas em Ribeirão Preto, apontando como a assistência farmacêutica melhorou a adesão do tratamento em pacientes portadores de HIV e Aids.

Por fim, dr. André Bigal apresentou sua experiência de implantação do sistema de medicação assistida no CAPS da prefeitura de São Paulo.

 

 

 

Monica Neri

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.