ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

CRF-SP faz várias ações para esclarecer população e farmacêuticos acerca da MP 653/14

Divulgado comunicado nas rádios Band News FM e CBNDivulgado comunicado nas rádios Band News FM e CBNDivulgado comunicado nas rádios Band News FM e CBNSão Paulo, 21 de novembro de 2014.

Propaganda nos principais veículos de comunicação do país, entrevistas para rádio, TV e jornais da cidade de São Paulo, divulgação na redes sociais. Estas são algumas das diversas ações que o CRF-SP faz para esclarecer acerca do retrocesso que a MP 653/14 traz para a população.

Em entrevista para o jornal “Café com Jornal”, da TV Bandeirantes, veiculada nesta sexta-feira, dia 21, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, comparou a situação do farmacêutico com um consultório dentário sem dentista. “Quem entende de medicamento é o farmacêutico”, diz. Clique aqui e veja a matéria.

O CRF-SP é uma das entidades que está à frente das negociações no Congresso Nacional para que a MP 653/14, que retira o farmacêutico da farmácia, não seja aprovada. Por conta disso, realiza diversas ações de comunicação para esclarecer farmacêuticos e a população sobre a importância deste momento histórico para a saúde pública.

Sendo assim, elaborou documento enviado para farmacêuticos e entidades farmacêuticas reafirmando seu posicionamento em defesa da assistência farmacêutica e da farmácia como estabelecimento de saúde. Clique aqui e veja o documento.

O CRF-SP também intensificou campanha nas redes sociais, elaborando conteúdo para internet para ser compartilhado, dentre os quais, fotos de farmacêuticos e da população segurando cartazes com frases contrarias à aprovação da Medida Provisória (MP) e a favor da assistência farmacêutica.

A fanpage no Facebook e o perfil do CRF-SP no twitter também compartilhou diversas informações sobre o andamento das negociações em Brasília, com links direcionando a matérias especiais do portal do CRF-SP elaboradas por jornalistas do conselho que acompanharam os debates em loco. A campanha foi um sucesso, uma vez que as postagens atingiram elevado número de compartilhamentos e curtidas, mostrando que a classe está atenta e acompanhando os desdobramentos da tramitação.

A entidade foi consultada pela imprensa e reafirmou o seu posicionamento contrário à aprovação da MP 653/14. A rádio Bandeirantes de São Paulo ouviu o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, que criticou concessões ao setor varejista. “Não é porque é uma pequena empresa que tem menos risco que uma grande. Também não é porque é um pequeno hospital que não precisa de médico, ou um pequeno avião que não precisa ter piloto. Não importa se a farmácia é pequena ou grande, o medicamento que ela vende é o mesmo”, afirmou.

O jornal “Diário de S.Paulo” também publicou nota sobre o tema. O texto descreve que as entidades farmacêuticas de todo o Brasil protestam contra as concessões ao setor varejista. “Estamos trabalhando para que a lei não seja aprovada na forma do relatório. Lutaremos contra o retrocesso legislativo que pode prejudicar a saúde dos cidadãos brasileiros”, afirmou dr. Menegasso. “Não abriremos mão das conquistas que obtivemos com a publicação da Lei 13.021/14”.

Para completar, o CRF-SP investiu na veiculação de peças publicitárias sobre a matérias nas rádios CBN e BandNews. No comunicado, o Conselho chama a atenção dos parlamentares para a não aprovação da MP 653/14, defendendo a assistência farmacêutica e afirmando que a pressão do comércio não pode se sobrepor à saúde do nosso povo.

Clique aqu e ouça o áudio.

Carlos Nascimento