ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

CRF-SP prestigia seminário sobre logística farmacêutica e produtos para a saúde

Marcelo Mota, diretor de operações de Viracopos, Marcos Farneze presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, dr. Saulo de Carvalho Junior, presidente da Anfarlog e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP Marcelo Mota, diretor de operações de Viracopos, Marcos Farneze presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, dr. Saulo de Carvalho Junior, presidente da Anfarlog e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP Marcelo Mota, diretor de operações de Viracopos, Marcos Farneze presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, dr. Saulo de Carvalho Junior, presidente da Anfarlog e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SPSão Paulo, 22 de outubro de 2014.

Na manhã desta quarta-feira, (22/10) no prédio da administração do aeroporto Viracopos em Campinas (SP), farmacêuticos, profissionais de toda a cadeia logística (indústria, armazenagem, operadores logísticos, transportadoras, redes de drogarias, distribuidoras, prestadores e fornecedores de serviços) participaram do I Seminário “Logística Farmacêutica e de Produtos para a Saúde”, organizado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística (Anfarlog).

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, participou da mesa de abertura e enfatizou sobre a importância da área. “O mercado está aberto ao farmacêutico. Por meio do trabalho das Comissões Assessoras de Distribuição e Transporte pude ver o desenvolvimento do setor e o potencial para crescer cada vez mais. O CRF-SP está à disposição para contribuir com a logística farmacêutica no sentido de impulsionar a área.”

O avanço regulatório da logística farmacêutica foi o destaque da apresentação de dra. Sonja Helena Madeira Macedo, vice-presidente da Anfarlog. Entre os temas estavam documentação, processo de qualidade, implantação das Boas Práticas de Distribuição em 2008. “Armazenagem e transporte são áreas complexas. Insumos e medicamentos requerem condições diferenciadas. É preciso entender as necessidades e conhecer as condições ideais de cada cliente”.

Os números mostram o quanto o mercado está em expansão. No Brasil são 3.821 distribuidoras, 532 indústrias e 75.716 farmácias e drogarias, segundo dra. Sonja. No entanto, a realidade da logística farmacêutica é que a concentração da distribuição está nas mãos de poucas empresas. “O mercado nacional é promissor e atrativo, mas extremamente complexo”. O gerente de operações de Viracopos, Daniel de Souza, falou sobre o transporte e movimentação de cargas dentro do aeroporto e o farmacêutico dr. Marcelo Mazzali destacou o fluxo operacional da carga. “Hoje, temos acesso online ao controle de temperatura das cargas. O processo é todo automatizado sem a necessidade de estar in loco. Essa tecnologia é apenas para pessoas autorizadas e com conhecimento de todo o processo”.

O evento ainda incluiu uma visita técnica às novas instalações para operações com medicamentos do aeroporto de Viracopos.

Dr. Saulo de Carvalho Junior, presidente da Anfarlog e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SPDr. Saulo de Carvalho Junior, presidente da Anfarlog e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SPDr. Saulo de Carvalho Junior, presidente da Anfarlog e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP

Faça parte da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do CRF-SP. Clique e saiba mais.

Thais Noronha