ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Congresso inédito apresenta carta com características da farmácia ‘dez estrelas’

 

Painel debate nova lei de FarmáciaPainel debate nova lei de FarmáciaSão Paulo, 18 de outubro de 2014

A programação do segundo dia do I Congresso Farmácia Estabelecimento de Saúde teve sequência hoje, dia 18, com novas abordagens voltadas para promover o estabelecimento e dicas de implementação de novos produtos e serviços.

Para iniciar, dr. Marco Fiaschetti, consultor farmacêutico, especialista em Marketing e Gestão da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) apresentou a palestra “O que considerar para o posicionamento e a promoção da Farmácia como Estabelecimento de Saúde”. 

Para ele, posicionamento é o ato de projetar adequadamente os produtos e serviços oferecidos de forma que ocupem um lugar distinto e valorizado nas mentes dos consumidores. “Eu preciso ter competência para administrar o negócio de uma maneira que a sociedade seja beneficiada”, disse o dr. Fiaschetti.

Logo em seguida, representantes dos genéricos, dermocosméticos e de produtos nutricionais apresentaram oportunidades em serviços e produtos para a Farmácia Estabelecimento de Saúde. 

Elson Tavares, gerente da Ada Tina, falou sobre o crescimento do mercado de dermocosméticos. "Estima-se um crescimento anual em 11,9% para os próximos cinco anos". Pedro Dias, consultor farmacêutico do laboratório EMS, também apresentou números positivos do comércio no país. "Hoje, a venda de genérico no Brasil chega a 21% e é consumido, em sua maioria (52%), pelas classes A e B, mas existe a promessa de crescer também nas outras classes". Cristiane Marques, gerente de propaganda médica da Eco Nutrition falou sobre o diferencial dos nutracêuticos e nutricosméticos para ampliar o mix de produtos no estabelecimento. "Ao todo, 67% preferem comprar nutricosméticos em farmácias ou drogarias", afirmou.

Durante a tarde, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, apresentou as mudanças práticas com a publicação da Lei 13.021/14. "Com a publicação da Lei 13.021/14 ocorreu uma profunda mudança no conceito de farmácia. Antes, a Lei 5.991/73 diferenciava a farmácia da drogaria e as conceituava como estabelecimentos de ‘manipulação e comércio’ e ‘dispensação e comércio’, respectivamente. Já a nova legislação define a farmácia como um estabelecimento destinado a prestar assistência farmacêutica e assistência à saúde”, ressaltou.

Segundo dr. Menegasso, essa nova farmácia possui três características essenciais. “Ela cumpre um importante papel social, contribui para o sistema de saúde pública e é viável economicamente, mas sempre com foco na saúde da população", apontou.

Também foi realizado o painel "Novas possibilidades em serviços e produtos para a Farmácia Estabelecimento de Saúde", mediada pelo dr. Menegasso, que contou com a participação do deputado federal dr. Arlindo Chinaglia; presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), dr. Fernando Monti; professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP dra. Silvia Storpirtis; diretora da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), dra. Deusa do Carmo Stippe Sobra; representante da Feifar, dr. Luciano Rena; e o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, dr. Carlos Maurício Barbosa.

No encerramento do Congresso, foi apresentada "a Carta de São Paulo", que define dez características e qualidades para fazer com que a farmácia seja reconhecida como “farmácia 10 estrelas”. Confira na íntegra aqui.

 

 

Carlos Nascimento, Mônica Neri e Renata Goncalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 2014 10 22 Patrocinadores

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.