ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

CFF publica resolução sobre as atribuições do farmacêutico na homeopatia

CFF publica resolução que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na homeopatiaSão Paulo, 17 de outubro de 2014.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou, na segunda-feira, 13, no Diário Oficial da União (DOU), a resolução de nº 601, que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito da homeopatia. De acordo com o texto da resolução são atribuições privativas do farmacêutico homeopata: o assessoramento e a responsabilidade técnica na indústria farmacêutica, nas farmácias comunitária e magistral, no serviço público e privado, onde são desenvolvidas atividades relacionadas à homeopatia; a manipulação e a dispensação de medicamentos homeopáticos e a elaboração de laudos técnicos e a realização de perícias técnico-legais relacionados a estabelecimentos, serviços e produtos homeopáticos.

Para o Conselheiro Federal pelo Estado de São Paulo e relator do texto (no plenário do CFF), dr. Marcelo Polacow, a resolução é importante porque define a atuação do farmacêutico na homeopatia. “A resolução dita responsabilidades privativas e não privativas do farmacêutico e estabelece o dever do farmacêutico homeopata desde a formulação até a dispensação do medicamento e o devido acompanhamento do paciente”, comenta Polacow.

O texto também especifica as atribuições do farmacêutico homeopata, não privativas ou exclusivas. Entre elas:

- participar do desenvolvimento de sistemas de informação, farmacovigilância, estudos de utilização e elaboração de bancos de dados de medicamentos homeopáticos, insumos, órgãos e tecidos animais, animais, matérias primas, plantas medicinais e outros produtos, utilizados na terapêutica homeopática.

- supervisionar e elaborar normas e procedimentos relativos à recepção, estocagem, guarda, conservação e controle dos estoques de insumos farmacêuticos, insumos ativos homeopáticos e dos medicamentos homeopáticos, em obediência aos preceitos das Boas Práticas de Armazenamento.

Clique aqui para ler na íntegra a Resolução 601 do CFF

(Fonte: portal CFF)