ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Declaração de correção de NF de fornecedor ainda é aceita pela Anvisa

 

Declaração de correção de NF de fornecedor ainda é aceita pela AnvisaSão Paulo, 22 de setembro de 2014

O CRF-SP questionou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio de ofício enviado no dia 27 de junho deste ano, sobre a validade da regulamentação da declaração de correção de Nota Fiscal de fornecedor, conhecida como “carta de correção do fornecedor”. A regulamentação estava disposta na Instrução Normativa n° 11 de 2007 (conforme descrito abaixo), que foi revogada em sua totalidade pela RDC n° 22 de 2014, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

No documento, o CRF-SP avaliou a importância da regulamentação da declaração, apontando que otimiza e viabiliza as atividades, uma vez que permite a aceitação e inserção no estoque de forma regular, de substâncias e medicamentos, incluindo sujeitos a controle especial e antimicrobianos, quando da divergência eventual de informações entre o produto recebido e a nota fiscal emitida pelo estabelecimento distribuidor, contribuindo de forma significativa para a manutenção das atividades de tais estabelecimentos e acesso ao medicamento por parte da população.

Em resposta enviada em 11 de agosto, a agência esclarece que apesar da IN 11/07 ter sido revogada pela legislação atual, “a declaração de correção do fornecedor trata de documento importante e imprescindível para o ajuste de estoque e este procedimento não foi proibido pela legislação atual. Assim, os documentos utilizados para a comprovação de erro do fornecedor são de responsabilidade das farmácias e drogarias e devem estar disponíveis para controle e fiscalização da autoridade sanitária local”.

Assim, apesar de estar revogada a previsão da carta de correção do fornecedor, a Anvisa entende que o procedimento de solicitação de declaração de correção do fornecedor ainda é válido.

Clique aqui para ler a resposta da Anvisa.

 

 

Mônica Neri

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.