ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

CRF-SP apresenta painel sobre a atuação do farmacêutico junto ao paciente onco-hematológico

 

São Paulo, 10 de setembro de 2014.

O CRF-SP irá participar do 1º Congresso Brasileiro “Todos juntos contra o Câncer”, da ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). Durante os dias 24 e 25 de setembro no WTC São Paulo, mais de mil líderes da área da saúde irão definir em conjunto as prioridades para humanizar o atendimento, ampliar a assistência e minimizar a burocracia enfrentada pelas pessoas com câncer.

Farmacêuticos das mais diversas áreas irão representar o CRF-SP no painel “Atuação do farmacêutico na atenção à saúde do paciente onco-hematológico: aspectos éticos e bioéticos”, dia 24, às 14h. Este painel abordará o trabalho do farmacêutico na redução do risco de danos desnecessários garantindo, assim, a segurança ao usuário de medicamentos. 

CRF-SP apresentará painel durante o Congresso CRF-SP apresentará painel durante o Congresso

Farmacovigilância

Um dos aspectos abordados será a Farmacovigilância, que acompanha o desempenho de medicamentos disponíveis para comercialização, com objetivo de reduzir o aparecimento de doenças, bem como mortes associadas ao uso destes medicamentos. A ministrante dra. Marília Berlofa, doutoranda da Unicamp, faz parte de um grupo de pesquisa na área de atenção farmacêutica e farmácia clínica e desde a iniciação científica na graduação, passando pelo mestrado sempre atuou na área de oncologia. Ela também foi a vencedora do 3º prêmio Bayer na área de Farmacovigilância.

“Vou abordar o conceito de Farmacovigilância, a fase 4 da Pesquisa Clínica, a criação dos hospitais sentinelas e farmácias notificadoras, além de interações medicamentosas, desvios de qualidade, uso off label. Será importante mostrar a necessidade de notificação por parte do paciente e profissional de saúde”, ressalta dra. Marília.

Farmácia Hospitalar

No ambiente hospitalar, as atividades da Farmácia garantem ao paciente o acesso adequado e uso seguro e racional de medicamentos. Para abordar esse assunto, dr. Frank Ferreira Pinto, que atua na farmácia hospitalar do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Icesp, irá destacar o papel do gestor, a organização do ambiente hospitalar. “Também falarei sobre a importância do farmacêutico na Comissão de Farmácia e Terapêutica, além da segurança do paciente focando o aspecto ética”.

Farmácia Clínica

Ainda neste ambiente, a Farmácia Clínica, por meio da atenção farmacêutica e do acompanhamento farmacoterapêutico, permite uma integração e articulação multiprofissional, possibilitando acompanhar efetivamente a evolução do tratamento em pacientes onco-hematológicos.

Dr. Daniel Sturaro, consultor na área de onco-hematologia, professor de graduação e pós-graduação de diversas instituições destacará a terapia antineoplásica, as reações adversas, a importância do acompanhamento farmacoterapêutico e da equipe multidisciplinar. “O tratamento oncológico feito com quimioterapia antineoplásica é um tratamento diferente dos outros, pois o quimioterápico tem a ação muito perto do nível tóxico levando a várias reações adversas, então o seguimento do paciente por uma equipe multidisciplinar torna-se fundamental”.

Desde que a Anvisa publicou a Resolução 220 em 2004, a atuação do farmacêutico em equipes multiprofissionais ganhou força, já que esclareceu definitivamente os papéis de cada um dos membros da EMTA (Equipe Multiprofissional de Terapia Antineoplásica).

A pesquisa clínica também será um dos destaques do painel e mostrará as etapas necessárias para a aprovação de um medicamento antineoplásico.

Faça sua inscrição e participe!

Acesse http://www.abrale.org.br/juntoscontraocancer

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

2014 06 03     banner congresso         farmacia saude

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.