ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

 

Crianças começam tomar vacina contra Hepatite A em São PauloSão Paulo, 1° de setembro de 2014

Estão disponíveis em São Paulo as vacinas contra Hepatite tipo “A”. Crianças de 1 a 2 anos podem tomar a dose na rede pública de saúde do Estado. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 616 mil crianças neste ano.

Para receber a vacina, que foi incluída este ano no calendário básico de vacinação infantil, os pais ou responsáveis devem levar a criança a um posto de vacinação mais próximo. Ao todo serão 4,7 mil postos em todo o Estado de São Paulo com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.

A partir do próximo ano a vacina contra a Hepatite A será aplicada na rotina assim que a criança completar 1 ano de idade.

 Sobre a Hepatite A

A Hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA, e sua principal via de contágio é a fecal-oral, por meio de água e de alimentos contaminados.

A doença, habitualmente benigna na infância, tem incidência frequente e precoce na população que vive em locais com más condições de higiene e de saneamento básico.

Na maior parte dos casos, a Hepatite A pode ser inicialmente assintomática. No entanto, ela pode evoluir para quadros mais graves como insuficiência hepática. Os principais sintomas são febre, náuseas, vômito, icterícia (coloração da pele amarelada), urina mais escura e fezes esbranquiçadas.

Para evitar o contágio, medidas simples já auxiliam. No caso da Hepatite A, se previne com vacina e medidas básicas de higiene pessoal. Já os tipos B e C se tratam de doenças sexualmente transmissíveis que podem ser evitadas com uso de preservativo.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.