ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

I Fórum Livre: Políticas Públicas do Idoso reúne autoridades para debater principais problemas que afetam saúde na 3ª idade em Rio Preto

Fórum Livre: Políticas Públicas do IdosoFórum Livre: Políticas Públicas do IdosoSão Paulo, 28 de agosto de 2014.

Os direitos do idoso com foco nas questões da saúde voltadas para este público de São José do Rio Preto serão tema do I Fórum Livre: Políticas Públicos do Idoso, que acontece neste sábado, 30, das 8h às 11h30, no campus do Centro Universidade do Norte Paulista (Unorp), em São José do Rio Preto. O evento, inédito na região, é uma iniciativa do Fórum dos Conselhos da Saúde do município, e tem por objetivo debater políticas públicas promover e garantir o acesso aos mais diversos tratamentos de saúde.

Estarão em pauta problemas recorrentes em boa parte do território nacional no que diz respeito à saúde do idoso, como falta de medicamentos, longas esperas nas filas de hospitais e postos de saúde, ausência de acessibilidade nas instalações públicas e privadas, carência de profissionais de saúde especializados no atendimento ao idoso, entre outros.

Uma das participantes do Fórum, a farmacêutica Maria Luiza Rodrigues, que representa o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), aponta que muitas dessas irregularidades foram constadas em vistorias realizadas de forma conjunta pelos conselhos participantes, o que motivou a realização do evento.

“O Fórum acompanha as discussões dos Conselhos Municipais tentando colaborar com a implementação de políticas públicas na área da Saúde. O planejamento agora é realizar vários fóruns, sendo o primeiro deles sobre a saúde do idoso”, afirma a farmacêutica.

Outro objetivo do Fórum é debater a preparação dos profissionais da Saúde para o atendimento aos idosos, explica Osmari Mendonça, fisioterapeuta representante do Crefito-3. “Dentro dessas políticas públicas, vamos traçar um perfil ideal do profissional de que o idoso precisa, além de despertar nele a necessidade de reivindicar o direito de receber atendimento multiprofissional”.

Um dos nomes que estarão presentes para debater o tema é o gerontólogo do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da USP e coordenador da área técnica de Saúde do Idoso da Prefeitura de São Paulo, Sérgio Márcio Pacheco Paschoal. Entre os convidados estão o prefeito de São José do Rio preto, Valdomiro Lopes da Silva Júnior, e o secretário municipal de Saúde, José Victor Maniglia.

Fórum dos Conselhos

O Fórum dos Conselhos da Área de Saúde de São José do Rio Preto e Região conta com a participação de representantes dos seguintes Conselhos, além do CRF-SP e Crefito-3: Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP), Conselho Regional Medicina Veterinária (CRMV-SP), Conselho Regional de Serviço Social (Cress-SP) e Conselho Regional de Educação Física (Cref-4/SP).

I Fórum Livre: Políticas Públicas do Idoso

Local: Unorp (Rua Ipiranga, 3.460 - Jardim Alto Alegre - São José do Rio Preto)

Horário: das 8h às 11h30

Informações: (17) 3234-4043