ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

CRF-SP promove Encontro dos Farmacêuticos Atuantes nos Conselhos Municipais de Saúde

mesa-redondamesa-redondaDr. Israel Murakami, dr. André Luis dos Santos, dr. João Roberto da Silva e dr. Luiz Fernando Turini São Paulo, 26 de julho de 2014

Com o objetivo de discutir a participação social como ferramenta para ampliação da assistência farmacêutica, o CRF-SP promoveu neste sábado, dia 26, em sua sede, o 1º Encontro dos Farmacêuticos Atuantes nos Conselhos Municipais de Saúde.

Participaram do evento a diretoria do CRF-SP, farmacêuticos e conselheiros municipais de diversas cidades do Estado.

Na abertura, a vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, ressaltou a necessidade dos conselhos ampliarem os debates sobre a assistência farmacêutica e seus impactos na qualidade de vida da população.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, os conselhos municipais são espaços importantes para o farmacêutico ocupar. “Temos estimulado a participação política do farmacêutico e os CMS são espaços muito importantes para o farmacêutico mostrar seu trabalho para a garantia da saúde da população”.

Durante palestra, o coordenador da Comissão de Saúde Pública do CRF-SP, dr. Israel Murakami, apresentou um levantamento de sua autoria realizada no município de Cotia, na qual apontou que apenas 6% dos usuários do SUS compreendem o que é o Conselho Municipal de Saúde (CMS), 10% sabem que o município conta com um conselho e somente 3% conhece alguém que atua no CMS.dr. pedrodr. pedroDr. Pedro Eduardo Menegasso

Em formato de mesa-redonda conselheiros e ex-conselheiros de CMSs de municípios do Estado apresentaram suas experiências.

O dr. Luiz Fernando Masselli Turini, conselheiro do CMS do município de Bariri alertou sobre a necessidade do membro do conselho apresentar a importância do farmacêutico como profissional do medicamento. “Precisamos participar das políticas públicas de saúde e questionar sobre o uso irracional de medicamentos, o desperdício de medicamentos do SUS, entre outros problemas e seus prejuízos para a sociedade", afirmou.

Para apresentar as experiências do CMS de São José dos Campos, dr. André Luis dos Santos, membro do conselho da cidade, ressaltou a necessidade de os conselheiros conhecerem as particularidades de seu município. "Os membros precisam conhecer os problemas regionais da sociedade e da saúde da cidade onde atua para entender a importância do SUS para a população daquele município e ampliar as políticas de saúde no local".

Para encerrar a mesa-redonda, o dr. João Roberto da Silva, ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jaboticabal, falou sobre as características necessárias para ser conselheiro. "Primeiro, nós temos que ser inconformados com a situação para buscar sempre a melhoria. Segundo, precisamos ter atitude para buscar as mudanças. E, em terceiro, precisamos ter compromisso com o objetivo da população.

Após as exposições, os participantes levaram suas questões à mesa e debateram o papel do farmacêutico nos CMSs e na saúde pública. As discussões embasaram propostas para ampliação da assistência farmacêutica nos municípios.

Entre as propostas apresentadas estão:

Realização de encontros farmacêuticos atuantes nos Conselhos Municipais de Saúde nas seccionais do CRF-SP

Divulgar a importância da participação do farmacêutico nos CMS por meio dos veículos de comunicação do CRF-SP e criação de materiais de apoio.;

Estudar futuramente capacitações para farmacêuticos que estão atuando ou pretendem atuar nas CMS;

Produzir material exclusivo dirigido aos conselheiros de saúde sobre a assistência farmacêutica e as vantagens do trabalho do farmacêutico no SUS

Monica Neri