ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Farmácia Clínica na atenção básica é tema de palestra na sede do CRF-SP

 

Público no plenário do CRF-SP durante ciclo de palestras Farmacêutico EspecialistaPúblico no plenário do CRF-SP durante ciclo de palestras Farmacêutico EspecialistaPúblico no plenário do CRF-SP durante ciclo de palestras Farmacêutico EspecialistaSão Paulo, 23 de setembro de 2016.

O ciclo de palestras “O Farmacêutico Clínico Especialista” voltou a acontecer na noite da última quarta-feira, 21, tendo como tema “A Farmácia Clínica na Atenção Básica”, ministrado pela dra. Maria Gabriela Borracha Gonçalves, membro da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP que atua como farmacêutica responsável em uma unidade de Assistência Médica Ambulatorial/Unidade Básica de Saúde (AMA/UBS) da capital. Durante a palestra, a farmacêutica apresentou detalhes de seu trabalho e como aplica, na prática, a atenção básica na unidade.

Dra. Gabriela falou sobre os programas estratégicos que demandam a atuação dos farmacêuticos da rede, entre os quais Programa Saúde da Família (PSF), Saúde da Pessoa Idosa, Saúde da Mulher e Saúde de Pessoa com Deficiência, por meio de serviços advindos das áreas de docência, pesquisa e assistencial.

Os serviços da área assistencial são os que ocupam a maior parte do tempo dos profissionais devido aos serviços de gestão, que incluem: gestão de estoque, controle de lote e validade, controle de temperatura de ambiente e refrigeradores, endereçamento, rastreabilidade e identificação de medicamentos de alto risco.

Já os serviços clínicos que são rotina para os profissionais que desenvolvem atenção básica nas unidades são: dispensação ativa, interação com as equipes multiprofissionais, Farmacovigilância, informações sobre medicamentos e seguimento farmacoterapêutico.

 

Dra. Maria Gabriela Borracha Gonçalves e dra. Vanessa de Andrade ConceiçãoDra. Maria Gabriela Borracha Gonçalves e dra. Vanessa de Andrade ConceiçãoDra. Maria Gabriela Borracha Gonçalves e dra. Vanessa de Andrade Conceição

 

“A atuação do farmacêutico clínico resulta em economia comprovada, e já não é de hoje que o poder público tem voltado um olhar mais atencioso aos profissionais de Farmácia. É um trabalho desafiante porque lidamos com pessoas com graus de instrução diferentes do nosso, quase sempre com dificuldades de compreender as orientações sobre os medicamentos”, afirma a dra. Maria Gabriela. “Quem encara esse desafio precisa saber que a atenção básica traz serviços novos e que ainda precisam ser reconhecidos, mas, com proatividade, é possível conquistar nosso lugar na equipe de saúde e então, promover o uso racional de medicamentos na sociedade”.

O ciclo de palestras é uma iniciativa da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP. O próximo evento será em 26 de outubro, às 19h, e abordará Farmacovigilância. Informações e inscrições: (11) 3067-1462 / 1468.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.