ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

CRF-SP se mobiliza pela vacinação de farmacêuticos contra a gripe H1N1

 

CRF-SP se mobiliza pela vacinação de farmacêuticos contra a gripe H1N1CRF-SP se mobiliza pela vacinação de farmacêuticos contra a gripe H1N1São Paulo, 22 de abril de 2016.

Desde o início do período de vacinação contra o vírus H1N1 na rede pública para os grupos prioritários que, entre outros indivíduos, incluem profissionais da saúde, muitos farmacêuticos têm informado o CRF-SP sobre a dificuldade em receber a imunização. A alegação é que, na interpretação das equipes que aplicam a vacina em alguns municípios, o profissional não se enquadraria no chamado grupo prioritário.

Para preservar o direito do farmacêutico como profissional de saúde, o CRF-SP se mobilizou em duas frentes de ação e, no momento, aguarda o pronunciamento das autoridades competentes. Uma das providências foi o envio de ofício endereçado ao secretário estadual da Saúde, dr. David Uip, solicitando não só a inserção em caráter de urgência dos farmacêuticos no grupo prioritário de vacinação, bem como que “oriente os funcionários das unidades de saúde responsáveis pela aplicação de vacinas sobre essa questão, para que o direito do farmacêutico seja respeitado, não somente neste ano, mas também em outras campanhas que visam prevenir essas e outras doenças, visto o risco que esse profissional está exposto em seu ambiente de trabalho.”

Além disso, o Departamento Jurídico do CRF-SP também ingressou com uma ação civil pública pedindo uma tutela de urgência para que os farmacêuticos sejam inseridos no programa de vacinação prioritária contra o H1N1.

A ação judicial proposta em face da União tramita perante a 12ª Vara Federal da Subseção Judiciária da Capital, processo nº 0008394-48.2016.4.03.6100.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.