ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

CRF-SP participa de evento em Gramado (RS)

São Paulo, 10 de outubro de 2016

O CRF-SP participou do XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, realizado em Gramado (RS) de terça a quinta-feira (8 a 10) com um estande focado em orientações sobre as ações do Conselho e distribuição de materiais técnicos, folderes orientativos, revistas e outras publicações. Ao todo, cerca de 2000 congressistas participaram do evento que teve como tema central "Vida em equilíbrio: saúde, beleza e bem-estar".

Promovido pela Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa e pelo Conselho Federal de Farmácia, o evento ocorreu simultaneamente ao V Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde; Congresso Internacional de Fitoterapia; I Congresso Brasileiro de Farmácia Estética e I Simpósio Farmacêutico de Nutracêuticos. Para o presidente da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP), dr. Valmir de Santi, congresso foi pensado para dar respostas aos anseios de qualificação profissional nas áreas envolvidas.

Dr. Pedro Eduardo Menegasso participa da mesa-redonda “Os Limites Éticos do exercício Profissional na Saúde Estética e Farmácia Clínica”.Dr. Pedro Eduardo Menegasso participa da mesa-redonda “Os Limites Éticos do exercício Profissional na Saúde Estética e Farmácia Clínica”.Dr. Pedro Eduardo Menegasso participa da mesa-redonda “Os Limites Éticos do exercício Profissional na Saúde Estética e Farmácia Clínica”.

Um dos destaques dos três dias foi a mesa-redonda, que ocorreu na quarta-feira (9), e que contou com a presença do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso. Moderada pelo secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), dr. José Gildo da Silva, a atividade contou também com as participações do conselheiro federal de Farmácia pelo estado de Santa Catarina, dr. Paulo Boff, e os presidentes dos conselhos regionais de Farmácia do Rio Grande do Sul, dr. Maurício Schüler Nin, e do Paraná, dr. Arnaldo Zubioli. “É preciso estar atento, porque as nossas ações como profissionais tem repercussão ética e penal”, salientou dr. Pedro, que abordou os conflitos de interesse entre os âmbitos comercial e profissional nesse setor.

Nutracêuticos

Na quinta-feira, 10, também foi realizada uma mesa-redonda sobre o marco regulatório em Nutracêuticos. Moderada pela conselheira do CRF-SP dra. Priscila Dejuste, a mesa contou com a presença do presidente do Conselho, dr. Pedro Eduardo Menegasso; do presidente da Anfarmag, dr. Ademir Valério Da Silva; do farmacêutico dr. Henry Okigami (SP) e do secretário-geral do CRF-PE, dr. Leandro de Albuquerque Medeiros.

Dr. Pedro Eduardo Menegasso apresentou conceitos de suplementos que são erroneamente entendidos como alimentos para atletas, sendo que estes são voltados para necessidades específicas e não podem conter substâncias consideradas “doping”. Em seguida, explicou o que são nutracêuticos para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e comentou as normas sanitárias e regulamentações profissionais sobre o tema.

“Um grande problema é que, às vezes, os farmacêuticos lidam com esses produtos de uma forma perigosa, por não conhecer as legislações e resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF), antes de atuarem na indústria ou até mesmo antes prescrever esses tipos de medicamentos”.

Da programação da mesa saiu uma sugestão de aperfeiçoamento da Resolução CFF nº 573/13, com a inserção na norma de uma lista dos procedimentos que podem ser realizados pelo farmacêutico.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Fonte: CFF)