ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Campanha do CRF-SP mobiliza farmacêuticos de Santo André e região


A assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, fala aos farmacêuticos no Grande ABCA assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, fala aos farmacêuticos no Grande ABCA assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, fala a farmacêuticos no Grande ABCSanto André, 11 de maio de 2016.

O CRF-SP continua percorrendo o Estado de São Paulo oferecendo a capacitação "Farmacêuticos contra a Dengue, Zika e Chikungunya". O evento, voltado para os profissionais da região do ABC, aconteceu nesta quarta-feira (11) no anfiteatro Heleny Guariba, no Centro de Santo Andre.

O secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, prestigiou o encontro e afirmou que apesar das diversas ações desenvolvidas no município e em conjunto com as outras cidades do ABC, a parceria com o CRF-SP na capacitação é muito bem-vinda porque o farmacêutico é um profissional que está em contato direto com a população durante o ano todo. “O farmacêutico é um profissional qualificado que vai ser uma sentinela, espalhando orientação para todos os lugares. Fico satisfeito em saber que, a cada dia, agregamos valor às causas da saúde”, disse.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, destacou que é fundamental que os profissionais estejam preparados para compreender a doença, oferecer a orientação correta à população e encaminhar os casos ao sistema de saúde. “Essa é uma oportunidade para colocar em prática o que diz na Lei 13.021/14, que estabelece a farmácia como estabelecimento de saúde e reforça a importância do farmacêutico”.

Já o diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado, afirmou que a chegada da capacitação na região do ABC, após percorrer diversas cidades do Estado, foi muito aguardada pelos profissionais. Disse ainda que o farmacêutico é o primeiro profissional de saúde que é procurado pela população quando está doente e que ele pode ajudar o sistema de saúde na missão de orientar esse público. “Ficamos contentes com o interesse da prefeitura em oferecer a capacitação e colocamos o Conselho e o nosso grupo de voluntários à disposição para ajudar no que for possível. Temos que ampliar ainda mais a participação dos farmacêuticos na saúde pública”, reforçou.

 

Dr. Homero Nepomuceno (secretário de Saúde de Santo André), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP) e dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP)Dr. Homero Nepomuceno (secretário de Saúde de Santo André), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP) e dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP)Dr. Homero Nepomuceno (secretário de Saúde de Santo André), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP) e dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP)

 

A capacitação foi apresentada pela assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad. Como o evento teve parceria com a prefeitura, também aconteceram outras duas palestras. O dr. Luiz Carlos Franco da Silva, encarregado em Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santo André, apresentou a palestra “Perfil epidemiológico das doenças de notificação compulsória em Santo André”. Já o biólogo especialista em saúde pública, gerente de Controle de Zoonoses da Vigilância Sanitária de Santo André, Robson Oliveira Lopes, falou sobre a atuação entomológica no município e sobre o projeto “10 minutos dedicados ao controle do mosquito Aedes aegypti”.

 

Robson Oliveira Lopes (Vigilância Sanitária de Santo André), dra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP) e dr. Luiz Carlos Franco da Silva (Vigilância Epidemiológica de Santo André)Robson Oliveira Lopes (Vigilância Sanitária de Santo André), dra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP) e dr. Luiz Carlos Franco da Silva (Vigilância Epidemiológica de Santo André)Robson Oliveira Lopes (Vigilância Sanitária de Santo André), dra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP) e dr. Luiz Carlos Franco da Silva (Vigilância Epidemiológica de Santo André)

 

Estiveram presentes também a diretora regional de Santo Andre, dra. Tatiana Tamborino Mazulis, a dra. Karina Santos Rocha, coordenadora da Assistência Farmacêutica de Santo André, e a dra. Vera Lúcia Franco, assistente de Direção do Departamento de Vigilância à Saúde.

Farmacêuticos que participaram da capacitação destacaram a utilidade das informações oferecidas durante a capacitação. “Ajuda bastante, porque poderemos passar as informações com segurança”, disse a dra. Márcia dos Santos Fernandes, que atua em uma farmácia localizada no centro de Santo André.

“Todo treinamento é importante, especialmente nesse caso, que é a primeira opção de orientação quando o paciente está doente. Esse respaldo será muito útil”, disse a dra. Camila de Jesus Reis, que atua em São Bernardo do Campo.

 

Dra. Camila Reis, de São Bernardo, e dra. Márcia Fernandes, de Santo AndréDra. Camila Reis, de São Bernardo, e dra. Márcia Fernandes, de Santo AndréDra. Camila Reis, de São Bernardo, e dra. Márcia Fernandes, de Santo André

 

Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.