Revista 108 - Fazendo a Diferença

rf108_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 108 - AGO - SET - OUT / 2012

Revista 108 setinha Fazendo a Diferença

dr. Luiz Fernando Turini (Foto: Arquivo pessoal)

  

Guardião da saúde em Bariri

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos que atuam na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, inclusive nos aspectos econômicose financeiros. Formados por representantes do governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, os Conselhos Municipais de Saúde analisam os dados estatísticos relacionados aos atendimentos de saúde no município, os convênios firmados entre as prefeituras e o Estado, bem como avaliam e acompanham todas essas atividades, com foco no maior controle social.

Ser presidente de um Conselho Municipal de Saúde requer conhecimento, responsabilidade, sensibilidadee bom senso. Em Bariri, município que fica a 330 quilômetros da capital, esse cargo é ocupado, nos últimos seis anos, pelo dr. Luiz Fernando Turini

Farmacêutico e dono de drogaria, ele garante que a experiência tem sido excelente para expor os valores profissionais do farmacêutico. “São muitas as nossas atividades. Tudo o que ocorre na área da Saúde passa pelas nossas mãos. Como exemplo disso estão os gastos com medicamentos, os atendimentos que são feitos em todos os postos e as campanhas de saúde realizadas pelos municípios”, diz dr. Luiz Fernando.

Renata Gonçalez


Nanotecnologia contra o câncer

dra. Natália Neto Pereira Cerize (Foto: Arquivo pessoal)Um projeto de doutorado muito bem sucedido permitiu que a jovem farmacêutica dra. Natália Neto Pereira Cerize, de apenas 28 anos de idade, desenvolvesse um sistema nanocarreador que pode ser empregado no tratamento de diversas doenças, dentre as quais o câncer de pele. A descoberta é uma forma farmacêutica inovadora, porque pode transportar medicamentos diretamente ao local a ser tratado e contribui para a estabilidade química do ativo incorporado.

Dra. Natália é especialista em nanotecnologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Sua proposta começou a ser pensada há quatro anos, e foi desenvolvida com parceria do IPT, com aorientação do professor dr. Antônio Claudio Tedesco, do Grupo de Fotomedicina e Fotobiologia da USP, com a coorientação da dra. Maria Inês Ré, da L’ Ecole de Mines, na França, e com a participação do dr. Adriano Marim. A patente da descoberta já foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e tem potencial para ser comercializada. Está sendo negociada com empresas interessadas em investir no projeto.

A farmacêutica está animada com os avanços da pesquisa e diz que o trabalho poderá abrir portas para novos desenvolvimentos relacionados à nanotecnologia. “Para mim, é uma satisfação trabalhar no IPT e poder transformar pesquisa em solução tecnológica para o mercado”, disse. 

Carlos Nascimento

Entre os cinco melhores do mundodr. Paulo Rogério de Torres (Foto: Arquivo pessoal)

Professor de Cosmetologia e Farmacotécnica da Unisanta, em Santos, litoral de São Paulo, e proprietário de uma farmácia, o dr. Paulo Rogério de Torres recebeu, pela segunda vez, o título de Membro Torres de Honra da The Cambridge International University, na Inglaterra (a primeira vez foi em 2007). Com isso, Torres tornou-se um dos cinco pesquisadores do mundo a receber tal distinção mais de uma vez.

 

Tudo começou em 2007, enquanto o dr. Paulo fazia mestrado na Espanha e seu trabalho “A Vaidade Humana e sua relação com a Cosmetologia” foi escolhido entre outros 14.400 no mundo para integrar o Anuário da The Cambridge International, o que rendeu o título University de Membro de Honra pela primeira vez. O mesmo trabalho foi apresentado na International University of High Studies na Flórida, Estados Unidos, em 2008, onde também recebeu o título de Membro de Honra.  Anos mais tarde, foi o único brasileiro a participar de uma pesquisa randômica sobre novos tratamentos médicos,  e com a inserção de dados sobre vaidade humana, a pesquisa tornou-se de relevância mundial. Novamente inscrito para o Anuário de Cambridge, dr. Paulo foi escolhido pela segunda vez entre os 100 melhores trabalhos, tornando-se Membro de Honra em 2012.

Apaixonado pela cosmetologia, dr. Paulo decidiu enxergar a área, como ele próprio diz, além de um potinho de creme ou um xampu. Sou farmacêutico, professor e empreendedor, isso está impregnado em minha alma. O poder de repartir conhecimento com qualidade para um número enorme de pessoas no mundo todo me deixa muito feliz e realizado. Me motiva a querer muito mais”.

Thais Noronha

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.