Revista 107 - Fazendo a Diferença



Revista do Farmacêutico 107
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 107 - MAI - JUN - JUL / 2012

Revista 107 setinha Fazendo a Diferença

 

Descoberta farmacêutica

 Dra. Ana Maria (Foto: Arquivo Pessoal)O crescente consumo de medicamentos psicotrópicos induz o aumento das reações adversas e efeitos colaterais indesejáveis aos pacientes, entre eles a hipossalivação, comumente chamada de boca seca.

Após mergulhar na literatura para encontrar alternativas a esses pacientes, a dra. Ana Maria Trindade Grégio, professora titular da PUC-PR, desenvolveu um gel à base de pilocarpina, substância extraída das folhas de jaborandi, planta vastamente encontrada no Brasil.

A descoberta, publicada no Journal of Medicinal Chemistry, foi testada com antidepressivos de várias gerações e resultados positivos. O gel, administrado na região das glândulas salivares, foi capaz de aumentar a secreção salivar, alterando assim a VFS (velocidade do fluxo salivar), pois estimulou os receptores muscarínicos presentes nas glândulas salivares.

Para a dra. Ana Maria, ser farmacêutica e farmacologista ajudou no conhecimento do mecanismo de ação dos fármacos.

“A grande vantagem desta formulação é a forma de aplicação tópica (diretamente na mucosa oral na região de glândulas salivares), que impede os efeitos colaterais que surgem quando utilizada de maneira sistêmica”. O gel ainda não está disponível no mercado, mas com a patente protegida, a dra. Ana Maria está em fase de negociação com alguns laboratórios farmacêuticos e garante que o preço será extremamente acessível.

Thais Noronha 

 

Condecoração por trabalho internacional

 Dra. Licia de Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)A chefe de gabinete do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), dra. Lícia de Oliveira, recebeu a Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil a pessoas ou instituições por seus serviços e méritos.

A cerimônia de entrega aconteceu em 4 de maio, em Brasília, e a dra. Lícia recebeu a medalha das mãos do embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto. O Itamaraty reconheceu o trabalho da farmacêutica e de sua equipe que possibilitou a implantação de uma fábrica de antirretrovirais e outros medicamentos em Maputo, capital de Moçambique.

Segundo a dra. Lícia, a iniciativa representa um instrumento da diplomacia brasileira no âmbito da cooperação estruturante do hemisfério sul, aproximando dois países: um que pode ceder a tecnologia e os recursos necessários e o outro que recebe os benefícios resultantes da produção local de medicamentos para tratar Aids, tuberculose e outros agravos à saúde no continente mais fragilizado. “Assim, os dois países crescem e transformam-se juntos. Viver esta história fortalece o orgulho de ser brasileira e de pertencer a esta instituição secular e inovadora”, afirmou a homenageada, que é analista de gestão da Fiocruz, farmacêutica industrial, especialista em administração pública e doutoranda em saúde internacional.

Carlos Nascimento

 

Difundindo o conhecimento

 Dr. Jair Calixto (Foto: Arquivo Pessoal)A função dele é estar atento ao que de mais moderno acontece no mundo na área de farmácia industrial e difundir esse conhecimento entre os profi ssionais brasileiros. Esse é o trabalho desenvolvido pelo dr. Jair Calixto, gerente de boas práticas e auditorias farmacêuticas, do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).

Dr. Jair Calixto é farmacêutico bioquímico e possui especialização em administração industrial. Iniciou sua carreira em farmácia comercial e atuou em indústrias farmacêuticas, nas áreas de garantia da qualidade, controle da qualidade, produção e desenvolvimento de produtos.

“Continuamente trazemos profi ssionais do exterior de grande influência na sua área de atuação”, disse dr. Calixto, que, dentre outras atividades, também coordena grupos de trabalho, workshops, livros técnicos e organiza o Prêmio Sindusfarma de Qualidade Analítica e o Prêmio Sindusfarma de Qualidade de Fornecedores da Indústria.

Entre os eventos que organizou em 2011, destaque para o Seminário de Bioequivalência, que contou com a participação de dois grandes especialistas americanos: dr. Vinod Shah e dra. Leslie Benet. Outro evento foi o Seminário de Estabilidade de Medicamentos, com o dr. Wolfgang Grimm, da Alemanha.

Neste ano, Calixto trabalha para organizar os eventos: Excipientes Farmacêuticos, com a participação do dr. David Schoneker (EUA); Validação de Limpeza, com a dra. Mary Foster (EUA) e sobre as Boas Práticas de Fabricação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), com o dr. Friedemann Paulus, da Alemanha.

Carlos Nascimento 

 

Na vanguarda da Pesquisa Clínica

Dra. Renata Barardocco (Foto: Renata Gonçalez)A boa colocação do Brasil no ranking de países com mais atrativos para condução de estudos clínicos (quarto colocado, segundo a consultoria de gestão estratégica global A. T. Kearney) faz do país um ótimo mercado para profissionais que desejam atuar na área. É nesse cenário competitivo que se destaca a dra. Renata Berardocco, atualmente diretora de projetos e “country lead” na Covance Brasil.

Entre suas responsabilidades está cuidar da administração geral da empresa, bem como de alguns projetos de pesquisa. É dela a incumbência de emitir relatórios de P&L – Prefit and Loss Statement – (habilidade do profissional de analisar perdas e lucros da empresa), além de fazer com que todos os processos implementados na fi lial brasileira estejam alinhados com a Covance global.

Dra. Renata começou na Pfizer como monitora de pesquisa clínica e cuidou de um estudo importante na área de infectologia, auditado pela Pfizer global. Três anos depois, recebeu convite para estruturar a área de Pesquisa Clínica da Stiefel (laboratório focado em dermatologia que foi comprado pela GSK). Em seguida transferiu-se para a Novartis, onde ficou por dez anos e ingressou na pesquisa internacional como coordenadora, sendo depois promovida a gerente do departamento. Também atuou nas áreas de marketing, negócios institucionais e vendas. Aos que desejam atuar na área, dra. Renata recomenda dedicação e paixão pelo trabalho. “Conhecimento técnico e flexibilidade são importantes, mas é preciso, mais que tudo, gostar e dedicar-se ao que se faz para ter sucesso. Nada vem de graça!”

Renata Gonçalez

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.