Revista 107 - Técnica e Prática



Revista do Farmacêutico 107
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 107 - MAI - JUN - JUL / 2012

Revista 107 setinha Técnica e Prática


Antibiótico X álcool – Mito ou risco para a saúde?

Álcool X Medicamento (Foto: Ilka Burckhardt / Panthermedia)

Uma das interações medicamentosas mais polêmicas é a do uso associado de bebidas alcoólicas com antibióticos. Há quem considere que o consumo concomitante pode ocorrer sem riscos para o paciente, e que a inadequação para a saúde do uso de ambas as substâncias não passa de um mito. Mas a realidade não é bem essa. Esse casamento, em alguns casos, pode gerar, sim, efeitos colaterais graves, inclusive com risco de morte.

A Revista do Farmacêutico conversou com a dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP, que apontou os principais problemas dessa interação. 

De acordo com a especialista, o uso conjunto de alguns antibióticos como Metronidazol, Trimetoprim-sulfametoxazol, Tinidazole e Griseofulvin e bebidas alcoólicas pode se assemelhar ao efeito antabuse ou efeito dissulfiram, o mesmo que acontece no tratamento de dependentes alcoólicos quando há a inibição da enzima aldeído desidrogenase. Desta forma, ocorre um acúmulo de acetaldeído, sendo este muito tóxico para o organismo. Essa reação pode causar vômitos, palpitação, cefaleia, hipotensão, dificuldade respiratória e, em alguns casos, pode levar à morte.

Alguns antimicrobianos frequentemente receitados, entre eles cetoconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida em uso conjunto com álcool podem inibir o efeito esperado do fármaco. Essa interação pode também potencializar a toxicidade hepática. 

O álcool inibe ainda o sistema imune e dificulta o combate a agentes infecciosos. É responsabilidade do farmacêutico promover a melhoria da qualidade de vida da população e orientar o paciente sobre a relação temerária entre o uso do álcool com antibióticos. 


Outros fármacos indutores de reações do tipo dissulfiram na presença de álcool
Grupo farmacológico Medicamentos
Analgésicos Fenacetina, Fenilbutazona
Antimicrobianos Cefamandol, Cefoperazona, Cefotetano, Cloranfenicol, Griseofulvina, Isoniazida, Metronidazol, Nitrofurantoína, Sulfametoxazol, Sulfisoxazol, Sulfametoxazol/Trimetoprima
Antianginosos Dinitrato de Isossorbida, Nitroglicerina
Sulfonilureias Clorpropamida, Glibenclamida, Tolazamida, Tolbutamida
Fonte: Donarelli MA. The interaction between alcohol and drugs. In: Adverse Drug Reaction Bulletin. London: Lippincott Williams & Wilkins; 2004. N. 226.

Vale lembrar que o paracetamol, apesar de isento de prescrição (MIP), também pode causar hepatotoxicidade quando utilizado com álcool.

Saiba mais sobre MIPs na próxima edição.

Mônica Neri

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico


Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.