ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Coordenador: Dr. Wallace Luiz Moreira

Vice-coordenadores: Dr. Diogo Duarte Fagundes Moia / Dra. Raquel de Campos Gomes da Silva

 

 

 

A pesquisa clínica é um processo de investigação científica tendo como participante o ser humano. O investimento em ensaios clínicos é importante para o conhecimento científico e para o desenvolvimento de novos medicamentos que possam resultar na terapêutica, cura e na melhor qualidade de vida da população. Além disso, fortalece a economia, a medicina, a indústria biotecnológica e farmacêutica. 

A pesquisa deverá seguir as Boas Práticas Clínicas (BPC) e ser sempre pautada por princípios éticos. Desta forma, todos os estudos deverão ser submetidos às análises éticas de um Comitê de Ética (Cep) e, quando necessário, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por sua vez, regulamenta e fiscaliza os ensaios clínicos no Brasil. A existência de normas internacionais harmonizadas, como Documentos das Américas e GCP/ICH E6 (Good Clinical Pratice), permite a condução simultânea de estudos em vários países e também o seu reconhecimento pelas agências regulatórias.

A Comissão Assessora de Pesquisa Clínica do CRF-SP foi criada em 2006 e é composta por farmacêuticos atuantes na área. Seu objetivo é discutir propostas e ações, bem como assessorar a Diretoria do CRF-SP em assuntos relacionados à Pesquisa Clínica.

 

Para as pessoas que estiverem interessadas em participar, basta entrar em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Realizações feitas pela Comissão:


• Cartilha de Pesquisa Clinica
• Palestras no CRF-SP e Faculdades de Farmácia para introdução do tema
• Discussão de propostas a respeito do papel do profissional farmacêutico nos centros de pesquisa clinica.

 

Leia outras notícias relacionadas a Pesquisa Clínica:

 

img manual de orientacao 175

Manual de Orientação: Pendências Frequentes em Protocolos de Pesquisa Clínica

 

Este manual destaca as chamadas “pendências de repetição”. Correspondem às principais pendências éticas que a Conep tem apontado nos seus pareceres consubstanciados relativos aos protocolos de pesquisa clínica, particularmente os ensaios clínicos com novos fármacos

 

Acesse o manual aqui

Você-não-é-uma-cobaia

Projeto Comitê Jovem conectado: Você não é uma cobaia

 

Cobaia é o termo originalmente usado para designar, através do latim científico, após ser apropriado por alguma língua indígena sul-americana, o roedor nativo desta região, da família dos caviídeos, mais conhecido como...

 

Leia mais

Pesquisa médica com humanos

Iniciativa quer agilizar pesquisa médica com humanos no Brasil

 

Cientistas e médicos querem reduzir tempo para aprovação de projetos. Governo diz trabalhar para diminuir prazos e descentralizar serviço.

 

Fonte: G1 ciência e saúde

Sucesso profissional sob a ótica da Pesquisa Clínica, Indústria e Distribuição e Transporte.

Sucesso profissional sob a ótica da Pesquisa Clínica, Indústria e Distribuição e Transporte

 

Com o plenário do CRF-SP lotado, o segundo dia do Ciclo de Palestras por Segmento com o tema “A chave do sucesso profissional” permitiu ao público debater a fundo as particularidades do farmacêutico que atua nas áreas de Pesquisa Clínica, Indústria e Distribuição e Transporte.

 

Leia mais

Seminário de Bioequivalência

Seminário de Bioequivalência

Mais de 100 farmacêuticos lotaram o auditório do Sindusfarma para acompanhar no sábado, dia 10, o Seminário de Bioequivalência promovido pela Comissão Assessora de Pesquisa Clínica do CRF-SP com apoio do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma).

 

Leia mais


Anvisa altera regras para bancos de embriões no Brasil

Anvisa altera regras para bancos de embriões no Brasil

 

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (30) novas normas para a operação de bancos de células e tecidos germinativos (BCTGs) no Brasil. Com o novo texto, as clínicas de reprodução irão oferecer mais dados sobre materiais e técnicas.

 

Portal: G1 ciência e saúde

 

 

Sucesso de público marca o I Seminário de Pesquisa Clínica - 15/09/2009 

CRF-SP promove seminário sobre pesquisa clínica na CPHI South America

 

 

 Voltar à página inicial das Comissões

 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.