Comissão de Saúde Pública

ImprimirE-mail

Coordenador:  Dr. Israel Murakami

Vice-coordenadora

 

                                               

 


"Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença". (Organização Mundial da Saúde).

 Tanto a saúde como a doença encerram problemas que a Saúde Pública trata de resolver. Além de conservar e melhorar a saúde, a Saúde Pública se encarrega de prevenir a doença orientando não apenas o ser humano doente, mas também o cidadão sadio e investigando as causas das doenças que existem no ambiente que o rodeia.

 A busca de medidas do estado de saúde da população é uma antiga tradição em saúde pública. Com os avanços obtidos no controle de doenças e a melhor compreensão do conceito de saúde e de seus determinantes, a análise da situação sanitária passou a incorporar outras dimensões do estado de saúde incluindo fatores ambientais, acesso aos serviços, qualidade da atenção e condições de vida.

 O universo de atuação do farmacêutico na área de saúde pública é bastante amplo, passa pela pesquisa, manipulação, produção, armazenamento, distribuição de medicamentos, produtos farmacêuticos, análises diagnóstico-terapêuticas e de alimentos, além de vigilância sanitária, farmacológica e epidemiológica. O profissional farmacêutico exercendo estas atividades deverá ser capaz de atuar como co-responsável pela execução do conjunto de ações executadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), visando garantir assistência terapêutica integral à população na promoção e recuperação da saúde e prevenção da doença.

 A Saúde Pública é extremamente importante para todo profissional farmacêutico, independente de sua área de atuação, pois cabe a todo farmacêutico ser um profissional de saúde crítico, comprometido com as necessidades de saúde da população, com a responsabilidade de assistir o ser humano na sua integralidade, nos níveis de atenção primária, secundária e terciária, e contribuir para o desenvolvimento da profissão através da participação em órgãos responsáveis pelo controle social do SUS, em entidades de Farmácia e, principalmente, por meio do exercício da cidadania social.

 A Comissão Assessora de Saúde Pública, criada a partir de decisão do Seminário de Diretrizes e Metas do CRF-SP realizado em março de 2004, agrega os membros da antiga Comissão de Serviço Público, e tem por objetivo acompanhar e debater a Política Nacional de Saúde e as políticas de saúde do Estado e dos municípios, as políticas de medicamentos nos âmbitos nacional, estadual e municipal, a política de recursos humanos relacionada à área de saúde e, em especial, a farmacêutica; elaborar documentos sobre as atribuições e as diretrizes para atuação do farmacêutico no sistema público; propor discussão sobre o papel do farmacêutico integrado ao SUS, e criar fórum de discussão sobre o servidor público.

 Para as pessoas que estiverem interessadas em participar, basta entrar em contato com a Secretaria das Comissões Assessoras (Secomas) pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Realizações da Comissão:

  • I Seminário de Saúde Publica, realizada no dia 01/12/2007
  • Criação de nove Comissões Regionais no litoral e interior do Estado.

 

Leia outras informações relacionadas a Saúde Pública:

 

 remume

Protocolo de Assistência Farmacêutica

 A Prefeitura do Município de Mauá disponibiliza o Protocolo de Assistência Farmacêutica, publicada por meio da Resolução SS 02/2011. Confira a íntegra do documento no site do Diário Oficial do Município.

 

 2011_11_22_manual_assist_farm

Prefeitura de Santo André lança manual para capacitação em assistência farmacêutica, com prefácio do CRF-SP

A Prefeitura de Santo André, por meio de seu Departamento de Assistência Farmacêutica, lançou na segunda-feira (21 de novembro) o manual de Capacitação em Assistência Farmacêutica. Inédito no município, o documento foi desenvolvido para treinar a equipe de farmacêuticos e auxiliares que atuam na rede pública da Prefeitura, de forma a contribuir para o uso racional de medicamentos junto à população, além de promover a melhoria das práticas dos serviços públicos e a otimização dos processos de trabalho.

Fonte: CRF-SP 

 pic

 

Cinco anos de PNPIC: o que há para comemorar

Cinco anos se passaram após a aprovação da Portaria MS Nº 971/2006, que definiu, pela primeira vez no Brasil, uma política pública de Práticas Integrativas e Complementares (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC).

Fonte: Portal CRF-SP

 

 conferencia_saude_publica


14ª Conferência Nacional de Saúde

A 14ª edição da Conferência Nacional de Saúde acontece de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011 com o tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro. 

Fonte: Portal CRF-SP

 Evento_Cosems

 Saúde Pública

O Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) participou do XXV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), na cidade de Santos, entre os dias 29 de março a 1º de abril de 2011.


Fonte: Portal do CRF-SP

  

Práticas Integrativas em Santos

Farmacêuticos no serviço público

Assistência Farmacêutica 

Farmacêutico no posto de saúde

Resolução do CFF trata do exercício profissional do farmacêutico em órgãos de vigilância sanitária - 10/11/2010

Aconteceu nas seccionais (Araraquara) - 13/10/2009

Aconteceu nas seccionais (Bragança Paulista e Jundiaí) - 29/09/2009 

Ribeirão Preto sedia I Fórum de Assistência Farmacêutica no SUS - 1º/09/2009 

Aconteceu nas seccionais (Jundiaí) - 18/08/2009

Aconteceu nas seccionais (Piracicaba) - 11/08/2009)

Aconteceu nas seccionais (Jundiaí) - 20/07/2009

Aconteceu nas seccionais (Bauru) - 6/07/2009

Aconteceu nas seccionais (Bragança Paulista) - 22/06/2009 

Mais um passo para o farmacêutico no SUS - 3/06/2009

Acontece nas seccionais - 18/05/2009

Acontece nas seccionais - 4/05/2009

Fernandópolis: gestores entendem a importância do farmacêutico - 29/04/2009

Bragança Paulista: pacientes receberão medicamentos em casa - 29/04/2009

Acontece nas seccionais - 27/04/2009

Acontece nas seccionais - 20/04/2009

Acontece nas seccionais - 9/03/2009

O sucesso do IX Encontr de Farmacêuticos - 30/01/2009

Assistência farmacêutica no SUS - 15/12/2008

 

 

Voltar à página inicial das Comissões