ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Coordenador:  Dr. Raphael Correa de Figueiredo

 


 “O meio ambiente exerce várias interações sobre o homem e, por conseguinte, sobre sua saúde.Basta refletir sobre as necessidades básicas de sobrevivência, como respirar e consumir água para perceber a estreita relação entre saúde e o meio ambiente. O desenvolvimento industrial apesar de proporcionar avanços que possibilita meios para zelar a saúde, também ocasiona inúmeras alterações ambientais, tais como degradação da água, do ar e do solo, que refletem negativamente sobre a saúde da população.”

 Atualmente,vários profissionais buscam, sob seu ponto de vista específico, compreender e propor ações que possam prevenir ou minimizar os riscos e problemas de saúde causados pela degradação ambiental".

 Em um país como o Brasil, em que 75% das cidades dispõem seus resíduos sólidos em lixões, em vez de aterros sanitários, trazendo diversos problemas/riscos ao meio ambiente e à saúde, como o surgimento de focos de vetores transmissores de doenças, contaminação do solo e corpos d'água, a integridade física de catadores que atuam nestes locais, é fundamental que o farmacêutico assuma novas atitudes, visando gerenciar de modo mais adequado a grande quantidade e diversidade de resíduos que são produzidos diariamente.

 A discussão sobre saúde e qualidade de vida está presente em todos os aspectos de nossas vida, seja como profissionais de saúde, como pessoas ou cidadãos. Se como preconiza a OMS, "saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença, o farmacêutico não pode deixar de se preocupar com a influência do meio ambiente na saúde humana". Neste sentido o farmacêutico, profissional que tem como princípio fundamental de sua profissão a saúde humana, está comprometido para com o meio ambiente, quer seja pela responsabilidade de zelar pela saúde, quer pelo dever de cumprir a legislação e a ética.

 Dada a importância do tema, o CRF-SP criou a Comissão de Resíduos e Gestão Ambiental. Esta Comissão, que iniciou sua atividade como um Grupo de Trabalho da Comissão Assessora de Indústria, foi transformada em Comissão Assessora tendo em vista a adesão de profissionais aos seus trabalhos, a necessidade de, efetivamente, apontar soluções e debater com a categoria e com a sociedade a questão de resíduos e gestão ambiental, e o papel do farmacêutico frente a este novo desafio.

 Essa Comissão tem como objetivos: discutir e propor ações voltadas à atuação do farmacêutico nesta área; capacitar profissionais para compreensão, implantação de gestão ambiental e de planos de gerenciamento de resíduos, observando-se a legislação vigente; analisar novas normas regulatórias, emitir parecer e propor soluções; participar da elaboração de normas acerca do setor; despertar o farmacêutico e a sociedade sobre a importância dos resíduos, minimização dos problemas, destinação e gerenciamento; quebrar paradigmas, tendo em vista que a consciência de cada um é o que determina a gestão de resíduos e sua valorização, bem como o desenvolvimento de normas e critérios para o alcance de objetivos e metas relacionadas ao meio ambiente.

Para as pessoas que estiverem interessadas em participar, basta entrar em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Realizações feitas pela Comissão:

• Cartilha de Resíduos.

 

Leia outras notícias relacionadas a Resíduos e Gestão Ambiental:

 

img gestao-de-residuos jornal-folha 09032016

'O lixo me ensinou muita coisa', diz catador que é referência em logística

Sergio Bispo, 59, vale muito mais do que pesa. No ano passado, ao volante de sua Kombi modelo 1980, motor a diesel e lataria grafitada, Bispo rodou os quatro cantos da cidade de São Paulo e coletou um total de 265 toneladas de material reciclável...

(Fonte: Folha de S.Paulo)

img farmacia-verde 175-110

Farmácia Verde - Documento defende farmácia ambientalmente responsável

No mesmo momento em que acontece a Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), a COP-21, que é realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro em Paris, a Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), lançou um documento, nesta terça-feira (1/12), em sua sede, na Holanda, que descreve a necessidade de...

Leia mais

Palestra - Visão Geral Sobre o Correto Descarte de Resíduos

Palestra - Visão Geral Sobre o Correto Descarte de Resíduos

Dr. Raphael Correa – Coordenador da Comissão Assessora de Resíduos e Gestão Ambiental

Veja a apresentação

II Seminário de Resíduos e Gestão ambiental

II Seminário de Resíduos e Gestão ambiental

No último sábado, 13 de junho, na capital, mais de 100 farmacêuticos participaram do II Seminário de Resíduos e Gestão Ambiental, realizado pelo CRF-SP, por meio da Comissão Assessora de Resíduos e Gestão Ambiental. Em pauta estava a necessidade do correto gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde.

Leia mais

Comissão Nacional de Energia Nuclear

Comissão Nacional de Energia Nuclear

Gerenciamento de resíduos radioativos pelas empresas tem novas regras.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Fonte: André Vivan de Souza e Alexandre Outeda Jorge/Conjur)

Descarte Correto, o melhor remédio

Descarte Correto, o melhor remédio

Farmácia em Campinas recolhe medicamentos vencidos e livra o meio ambiente de contaminação.

(Fonte: Correio Popular)

Destino dos resíduos de serviços de saúde é tema de encontro técnico promovido pelo CRF-SP

Destino dos resíduos de serviços de saúde é tema de encontro técnico promovido pelo CRF-SP

Como parte da programação do XII Encontro Paulista de Farmacêuticos, o CRF-SP promoveu no último sábado (4 de fevereiro) na capital o Encontro Técnico Informativo sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e Implantação Obrigatória do PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde), com a participação de cerca de 140 pessoas.

Resíduo Medicamentoso


Resíduo Medicamentoso

Risco ambiental: descarte incorreto de medicamentos pode contaminar o solo e a água.

Fonte: Portal CRF-SP

 

 
Voltar à página inicial das Comissões

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.